CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)


El Calafate

Argentina
Crédito: Thinkstock
 

Conheça as incríveis geleiras azuis da Patagônia

Um dos destinos mais visitados da Argentina, as majestosas geleiras do Parque Nacional Los Glaciares vão te surpreender com tanta beleza. A cidade mais próxima é El Calafate, localizada a 80 quilômetros do parque nacional e a cerca de 3.000 quilômetros de Buenos Aires. O local tem 47 geleiras gigantescas, das quais 13 alimentam o Lago Argentino, em El Calafate, e o Lago Viedma, em El Chaltén. Mas nenhuma geleira é tão famosa quanto a Perito Moreno, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Outras geleiras conhecidas são Upsala, Spegazzini e Viedma. El Calafate surgiu como ponto de hospedagem dos comerciantes que passavam por lá para transportar lã que era vendida na Europa. Fundada em 1927, atualmente conta com ótima infraestrutura hoteleira, aeroporto moderno, muitas atrações e restaurantes deliciosos.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

Embora o cenário indique um destino de inverno, é no verão que ocorre a alta temporada, quando o frio fica mais tolerável. De outubro a maio é o período mais agradável para turismo, sendo possível fazer as trilhas nos parques. A média anual de temperatura é de 7°C e a mínima pode chegar a -10°C.

curiosidades

Calafate é o nome de uma fruta silvestre típica da região. Segundo a lenda local, quem come a iguaria um dia voltará à cidade.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

A simpática vila às margens do Lago Argentino possui excelentes hotéis, boa gastronomia e várias lojas de artesanato e roupas de inverno. O principal atrativo são mesmo as geleiras, mas passeios em veículos 4x4 por montanhas e trilhas nos parques também são muito populares entre os turistas.

O glaciar Perito Moreno possui área de 250 quilômetros quadrados e 60 metros de altura (Crédito: Thinkstock)
O gelo reflete a cor azul e o degelo deixa as águas do Lago Argentino de cor azul-esverdeada (Crédito: Thinkstock)
A fauna da Patagônia pode ser observada nos lagos, principalmente as aves (Crédito: Thinkstock)
Muitos turistas aproveitam a visita para praticar esportes como escalada, trilhas e esquiar (Crédito: Thinkstock)
A grande pressão sobre o gelo provoca desabamentos nas bordas das geleiras (Crédito: Thinkstock)
O Glaciar Upsala, de 53,7 quilômetros de extensão, está derretendo lentamente (Crédito: Thinkstock)
O Glaciar Viedma tem 977 quilômetros quadrados, mas fica a 100 quilômetros de El Calafate (Crédito: Thinkstock)
O Lago Argentino é o maior do país, no qual você poderá fazer incríveis passeios de barco (Crédito: Thinkstock)
Próximas das geleiras ficam passarelas de observação, onde você poderá curtir este visual único (Crédito: Thinkstock)
Nas cavernas Cuevas de las Manos exitem pinturas rupestres dos primeiros habitantes da Patagônia (Crédito: Thinkstock)
 

Pontos turísticos

A natureza é a grande atração desta região, que está perdendo lentamente a guerra para o aquecimento global, derretendo suas geleiras pouco a pouco. Uma das melhores formas de preservar este tesouro natural é conhecer mais o local, com incríveis blocos de gelo, parques que conservam a fauna e flora da Patagônia, lagos e museu que traz informações sobre as mudanças climáticas.

Crédito: Thinkstock

Glaciar Perito Moreno

O imponente Glaciar Perito Moreno possui área de 250 quilômetros quadrados e 60 metros de altura. Fica no Parque Nacional Los Glaciares e, em diversos pontos, as paredes da geleira represam as águas do Lago Argentino e fazem pressão sobre o gelo, provocando estrondosos desabamentos das bordas da geleira, que podem ser observados em passarelas a 200 metros de distância. A área do Perito Moreno oferece restaurante, banheiros e loja de suvenires. 

Crédito: Thinkstock

Glaciares Viedma e Upsala

O Perito Moreno é a grande estrela da região, mas existem outras geleiras impressionantes por lá. O Glaciar Viedma tem 977 quilômetros quadrados, mas fica a 100 quilômetros de El Calafate. A extensão do Glaciar Upsala, de 53,7 quilômetros de extensão, vai do Campo de Gelo do sul da Patagônia até o Lago Argentino. O Uspsala está diminuindo de tamanho por causa do aquecimento global.

Crédito: Thinkstock

Lago Argentino

As geleiras Upsala, Spegazzini, Mayo, Onelli e Perito Moreno desaguam no Lago Argentino, o maior do país. Os gigantescos blocos de gelo influenciam a cor da água, que tem um azul-esverdeado muito forte. Um passeio imperdível é navegar pelas águas do lago e apreciar este espetáculo da natureza.

Crédito: Thinkstock

Laguna Nimez

Nesta área localizada a um quilômetro do centro comercial, próxima ao Lago Argentino, você verá mais de 80 espécies de aves que habitam a Reserva Municipal de Avifauna Laguna Nimez, como flamingos, gansos selvagens, cisnes de pescoço preto e diferentes tipos de patos.

Crédito: calafatemountainpark.com

Mountain Park Calafate

O parque oferece atividades no topo do Cerro Huyliche, a 1.050 metros de altitude, com vista para o Lago Argentino e a Cordilheira dos Andes. Para chegar ao topo, você embarca em um teleférico. No inverno, as atividades mais procuradas são esquiar, andar de moto de neve ou brincar no tubing, espécie de boia que desliza pela neve. No verão, a dica é pedalar de bicicleta, navegar de caiaque pelo Lago Argentino e passear de quadriciclo.

ENDEREÇO: Avenida Libertador, 1037.

Crédito: glaciarium.com

Museu Glaciarium

O centro cultural e científico fornece informações sobre as geleiras, além de dados sobre a fauna e a flora locais. Mantém mostra dedicada à mudança climática e espaço cultural para exposições de arte e fotografia. No subsolo do museu fica o Bar de Gelo, que conserva temperatura de -10°C, onde você só pode permanecer por 30 minutos. Tudo é feito de gelo, incluindo os bancos e os copos. Para entrar, é preciso usar casaco e luvas especiais, fornecidos gratuitamente.

ENDEREÇO: A seis quilômetros de El Calafate, Rota Provincial, 11.

Avenida Libertador General San Martín

A principal avenida da cidade concentra lojas de suvenires e de guloseimas como chocolates, geleias e licores produzidos na própria região. Por lá também acontece uma famosa feira de artesanato, com barracas que vendem trabalhos confeccionados à mão pelos artistas locais. 

 

Hospedagem

Ao escolher sua hospedagem em El Calafate, você poderá optar pelo Centro, que concentra a maior parte do comércio da cidade, incluindo bares e restaurantes. Já o Lago Argentino, além da paisagem com o gigantesco espelho d’água, conta com muitas opções de restaurantes.

Kapenke

Localizado no Centro, o hotel fica a 150 metros da avenida Libertador General San Martín e conta com café da manhã gratuito, restaurante, lobby bar, serviço de quarto e lavanderia. Os apartamentos são equipados com TV a cabo, calefação, secador de cabelo e cofre. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e nos quartos.

Reserve agora seu hotel em El Calafate!

Kosten Aike & Spa

O hotel fica no Centro, a 300 metros da avenida Libertador General San Martín e oferece spa, academia, salão de jogos, restaurante, lobby bar, café da manhã, loja, área de eventos e business center. As acomodações dispõem de cofre, frigobar, secador de cabelos e TV a cabo. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e nos apartamentos.

Reserve agora seu hotel em El Calafate!

Mirador del Lago

Localizado em plena avenida Libertador General San Martín, o hotel possui restaurante, bar e lavanderia. O café da manhã e o estacionamento são gratuitos. Os apartamentos são equipados com TV de LCD, frigobar, cofre, secador de cabelo e calefação. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e acomodações.

Reserve agora seu hotel em El Calafate!

Posada los Alamos Spa & Golf

O luxuoso hotel fica no Centro, a 300 metros da avenida Libertador General San Martín. Possui campo de golfe, piscina aquecida, academia, spa, bar, adega, restaurante, serviço de quarto, business center e espaço para eventos. As acomodações são equipadas com TV, frigobar, cofre, secador de cabelo e calefação. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e nos apartamentos.

Reserve agora seu hotel em El Calafate!

Rochester Calafate

Situado a dois quilômetros do Centro, este hotel tem lobby bar, adega, restaurante, serviço de quarto e business center. O café da manhã e o estacionamento são gratuitos. Os apartamentos são equipados com TV, frigobar, cofre, secador de cabelo e calefação. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e acomodações.

Unique Luxury Patagonia & Spa

O hotel fica a pouco mais de um quilômetro do Centro e possui piscina coberta, sauna, bar, restaurante, serviço de concierge e spa. O café da manhã e o estacionamento são gratuitos. Os apartamentos são equipados com TV via satélite e frigobar. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e quartos.

 

Diferenciais

  • Suporte

    Guias treinados e atendimento telefônico para passageiros CVC

  • Conhecimento

    Experiência de mais de 10 anos de operação em El Calafate

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).

CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | CNPJ: 10.760.260/0001-19 | Rua das Figueiras, 501 - Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370 © 2015 Viagens CVC - Todos os direitos reservados.