CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

alterar senha (sair)


Belém

Brasil
Crédito: Pulsar Imagens / Fernando Bueno
 

Capital do Pará é porta de entrada para a Amazônia

A maior metrópole e segunda cidade mais populosa da região Norte é a porta de entrada para a vasta floresta amazônica, devido sua privilegiada posição geográfica. Situada na linha do Equador, Belém é quente e úmida devido às chuvas que caem praticamente todos os dias. A lenda diz que o cidadão belenense marca seus encontros sempre “depois da chuva” e isso tem um fundo de verdade. A cidade que nasceu após a construção do Forte do Presépio, em 1616, foi palco de lutas intensas entre índios e colonizadores, do movimento popular Cabanagem, além de ser sede de uma comunidade de jesuítas. A marca da religião católica, aliás, pode ser vista durante a Festa do Círio de Nazaré, quando a capital paraense recebe até dois milhões de visitantes na segunda semana de outubro. No restante do ano, você pode andar sem pressa pelas ruas sombreadas pelas mangueiras, admirar a arquitetura caprichada dos prédios históricos e fazer compras no famoso mercado Ver-o-Peso.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

Entre agosto e outubro, Belém recebe o Festival de Ópera do Theatro da Paz e o Círio de Nazaré, maior festa religiosa do Brasil. Já o período entre abril e outubro é o mais seco do ano.

curiosidades

O ciclo da borracha (final do século 19 e início do 20) trouxe muitas riquezas para Belém. A capital atraiu investimentos e imigrantes estrangeiros, que trouxeram costumes da Belle Époque: a cidade passou a ser conhecida como Paris n’América. 

Veja mais informações sobre peso da bagagem, voltagem, taxas e aeroporto.
 

Fotos

Existe muito a se ver em Belém, como o Theatro da Paz, a Casa das Onze Janelas, museus, igrejas e o mercado Ver-o-Peso, além de um circuito de ecoturismo muito bem desenvolvido. Encante-se com o Parque Zoobotânico Emílio Goeldi e o Mangal das Garças, criado em 2005, com elementos paisagísticos e arquitetônicos. 

Belém fica às margens do rio Guamá, na foz do rio Amazonas (Crédito: Thinkstock)
A Catedral Metropolitana de Belém é parte do complexo histórico e religioso da Cidade Velha (Crédito: Thinkstock)
A Ilha de Mosqueiro, a apenas 70 quilômetros de Belém, possui praias belíssimas de água doce (Crédito: Thinkstock)
No Mercado Ver-o-Peso você poderá comprar peixes, artesanato, especiaria e frutas locais, como o açaí (Crédito: Thinkstock)
Na Praça da República encontram-se o Parque João Coelho, a Praça da Sereia e o Theatro da Paz (Crédito: Thinkstock)
 

Pontos turísticos

A capital está repleta de pontos turísticos interessantes, como prédios históricos e com detalhes arquitetônicos belíssimos, como a Basílica de Nazaré e o Theatro da Paz. Visite também o Forte do Presépio, primeira construção da cidade, datada de 1616, e a bela Ilha do Algodoal, com praias e lagoas.

Crédito: Thinkstock

Mercado Ver-o-Peso

A origem do mercado remonta ao século 17, quando a Coroa Portuguesa resolveu taxar as mercadorias que vinham do interior da Amazônia, batizando o local como a Casa do Haver-o-Peso. Possui barracas de essências, frutas típicas, temperos, artesanatos, folhas da região, ervas especiais, pescados e carnes. Até mesmo exposições culturais podem ser vistas ali. Nos arredores do mercado há também a Feira do Açaí.

ENDEREÇO: Avenida Boulevard Castilhos França, s/nº |Cidade Velha.

Basílica de Nazaré

Um dos templos católicos mais bonitos do Brasil, a Basílica tem arquitetura inspirada na igreja de São Paulo, do Vaticano. Datada de 1909, possui 38 medalhões em mosaicos de pedra e 54 vitrais desenhados com motivos bíblicos. O interior é de mármore, o teto de cedro e os lampadários são venezianos. É o ponto final da procissão do Círio de Nazaré.

ENDEREÇO: Praça Justo Chermont, s/nº.

Casa das Onze Janelas

A casa abriga um centro cultural e fica na beira do rio Guamá. Construída para ser residência do senhor de engenho Domingos da Costa Bacelar, em 1768, foi confiscada pelo Governo de Portugal para se tornar o Hospital Real. Atualmente recebe eventos culturais e inclui o bar Boteco das 11, local de boemia e gastronomia conhecido na cidade de Belém.

ENDEREÇO: Praça Frei Caetano Brandão, s/nº |Cidade Velha.

Forte do Presépio

É a primeira construção da cidade, datada de 1616, e palco de duas batalhas: uma revolta dos tupinambás contra os portugueses e do movimento nativista Cabanagem, que conseguiu derrubar o governo local, durante os anos de 1835 e 1840. Ali funciona o Museu do Encontro, com peças como machados, urnas funerárias, muiraquitãs (amuletos indígenas), moedas da coroa portuguesa, cachimbos, armamento e garrafas de bebidas alcoólicas.

ENDEREÇO: Espaço Feliz Lusitânia | Praça D. Frei Caetano Brandão, s/nº |Cidade Velha.

Theatro da Paz

Erguido em estilo neoclássico, foi ganhando adornos no decorrer do tempo. A mobília é toda original e importada da Europa, principalmente da França. A sala de espetáculos comporta 900 lugares e recebe festivais de ópera, além de ter programação frequente de teatro. As visitas guiadas acontecem de hora em hora.

ENDEREÇO: Rua da Paz, s/nº |Centro.

Áreas verdes

Entre os parques disponíveis em Belém está o Jardim Botânico Bosque Rodrigo Alves, cheio de trilhas e 2.500 espécies da floresta amazônica. Há passeios de canoas pelos lagos, além de viveiros de pássaros, orquidário e aquário. Outra opção é o Parque Zoobotânico Emílio Goeldi, instituição científica voltada para pesquisa e catalogação da natureza e da arqueologia da região, uma espécie de zoológico amazônico. Já no Mangal das Garças as aves ficam soltas e podem se reproduzir. Possui também um borboletário, orquidário e museu.

Ilha do Algodoal

Com as praias mais bonitas do Pará, a Ilha do Algodoal fica num arquipélago chamado Maiandeua, a 182 quilômetros de distância da capital. A paisagem é formada por diversos currais de peixe e natureza deslumbrante. A praia mais frequentada por lá é a praia da Princesa ou do Farol. Por trás da praia, diversas lagoas que se formam em meio às dunas, principalmente entre janeiro e maio. 

Círio de Nazaré e Festival de Ópera

Dois eventos importantes fazem parte do calendário de Belém: a Festa do Círio de Nazaré, que ocorre na segunda semana de outubro, e o Festival de Ópera do Theatro da Paz, realizado nos meses de agosto e setembro. A procissão do Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do país, levando milhares de pessoas às ruas da cidade. Já no Festival de Ópera você poderá acompanhar apresentações de óperas famosas no Theatro da Paz.

 

Hospedagem

Para quem deseja ficar próximo das principais atrações turísticas da cidade, as melhores opções de hospedagem estão nos bairros de Cidade Velha e Campina. Nos bairros mais nobres de Batista Campos e Nazaré há diversos hotéis de grandes redes internacionais.

Princesa Louçã

Localizado no Centro, o hotel fica a 20 minutos do aeroporto e próximo dos principais pontos turísticos da cidade, como Theatro da Paz, Mercado do Ver-o-Peso e Mangal das Garças. Oferece restaurante, academia, sauna, bar, internet cortesia nos apartamentos, lavanderia, salão de beleza, salões para eventos e business center. As acomodações possuem ar-condicionado, TV a cabo, frigobar, banheira, cofre e sacada.

Reserve agora seu hotel em Belém!

Hotel Sagres

O hotel fica na avenida Governador José Malcher, no bairro São Brás. Possui piscina, bar, restaurante, salão de beleza, business center, sala de eventos, loja de conveniência, cofre na gerência, estacionamento, lavanderia e room service 24 horas. Os apartamentos são equipados com TV LCD, frigobar, telefone, TV a cabo, internet wi-fi e secador de cabelo.

Reserve agora seu hotel em Belém!

Hotel Vila Rica Belém

Situado em um parque tropical, a apenas 15 minutos do centro de Belém e do Shopping Pátio Belém, o hotel dispõe de acesso wi-fi nos quartos e recepção, além de estacionamento gratuito. As acomodações contam com ar-condicionado, frigobar, TV a cabo e telefone. 

Reserve agora seu hotel em Belém!

Radisson Hotel Maionara Belém

O hotel fica próximo de importantes pontos turísticos da cidade, como a Estação das Docas e a Basílica de Nazaré. O empreendimento oferece quartos equipados com secador de cabelo, frigobar e cofre. Também há piscina, sauna e jacuzzi.

Reserve agora seu hotel em Belém!

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).

Publicidade

CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | CNPJ: 10.760.260/0001-19 | Rua das Figueiras, 501 - Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370 © 2015 Viagens CVC - Todos os direitos reservados.
Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.