CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

 

Arquitetura e beleza na capital do Brasil

Única cidade moderna do mundo com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Brasília enche os olhos de seus visitantes com arquitetura arrojada, parques tranquilos e ruas que parecem não ter fim. Centro político do Brasil, a cidade construída em 1960 sob o slogan “50 anos em 5”, do então presidente Juscelino Kubitschek, tem as assinaturas de Lucio Costa (projeto urbanístico) e Oscar Niemeyer (projeto arquitetônico). Do alto, o Plano Piloto tem o formato de um avião e do chão você se deslumbra com o traçado único dos prédios públicos, cheios de curvas e ângulos surpreendentes. O concreto claro se contrapõe com as ruas arborizadas e o horizonte de um azul intenso de dia, vermelho incandescente ao entardecer. Simplesmente espetacular! Mas se política não é sua praia, saiba que Brasília tem muito a oferecer. A cidade possui ótimos restaurantes, reservas florestais, cachoeiras e muita diversidade cultural. Confira!

Crédito: Thinkstock  
quando ir

Evite os meses de inverno, de junho a agosto, quando o clima fica muito seco. A partir de outubro árvores e jardins voltam a colorir a cidade. Em setembro você confere o desfile do feriado da independência do Brasil.

curiosidades

Diversos “planos-pilotos” foram avaliados antes da aprovação do projeto do urbanista Lúcio Costa. O plano vencedor considerou o relevo da região e o contorno do Lago Paranoá, formado artificialmente pelo represamento das águas do rio Paranoá.

Veja mais informações sobre peso da bagagem, voltagem, taxas e aeroporto.
 

Fotos

Com amplos espaços planos, construções de concreto claro e o belo lago Paranoá, a cidade é daquelas cheias de cartões-postais esperando para ser fotografados. Descubra a beleza dos principais prédios, o verde do Parque da Cidade e a natureza preservada do Parque Nacional, com piscinas de água mineral e a mata do cerrado.

A Catedral é uma das obras mais belas de Oscar Niemeyer, com colunas e vitrais que brincam com a luminosidade (Crédito: Thinkstock)
O Congresso Nacional é a sede do Poder Legislativo e fica na Praça dos Três Poderes (Crédito: Thinkstock)
O Memorial JK homenageia o presidente que idealizou Brasília (Crédito: Thinkstock)
Brasília foi idealizada e construída pelo presidente Juscelino Kubitschek para ser a nova capital brasileira (Crédito: Thinkstock)
Projetado por Niemeyer, o Congresso Nacional tem duas torres de 28 andares (Crédito: Thinkstock)
A construção de Brasília demorou quase quatro anos (Crédito: Thinkstock)
O lago Paranoá foi formado artificialmente pelo represamento do rio Paranoá (Crédito: Thinkstock)
Brasília presenteia seus visitantes com um pôr-do-sol cheio de cores (Crédito: Thinkstock)
Aproveite sua visita à Brasília, faça um passeio ao Salto do Itiquira, mais alta cachoeira de fácil acesso do Brasil (Crédito: Thinkstock)
Conheça também o Jardim Zoológico de Brasília, com cerca de 1.200 animais (Crédito: Thinkstock)
 

Atrações

Um dos lados mais interessantes de visitar Brasília é que você poderá conhecer a cidade em uma viagem rápida e ainda sim voltar para casa com fotos incríveis. Isso porque o Eixo Monumental, local onde estão os principais pontos turísticos como o Congresso Nacional, a Catedral, o Palácio do Planalto, o Museu da República e o Memorial JK, pode ser percorrido em uma hora. Mas se você dispor de tempo, não deixe de conhecer o interior dos edifícios, onde realmente comprova a suntuosidade dos projetos arquitetônicos. 

Crédito: Thinkstock

Catedral Metropolitana

Idealizada por Oscar Niemeyer, a catedral é formada por 16 arcos de concreto que emolduram vitrais coloridos. No interior do prédio você verá três anjos de bronze feitos por Alfredo Ceschiatti, painéis de Di Cavalcanti, azulejos de Athos Bulcão e uma réplica em tamanho natural da Pietà, de Michelangelo. A Catedral é um dos pontos turísticos mais visitados e vale ser vista em diferentes horas do dia, já que a luminosidade refletida através dos vitrais muda de acordo com a intensidade e a posição do sol.

ENDEREÇO: Esplanada dos Ministérios, Lote 12.

Crédito: Thinkstock

Congresso Nacional

A sede do Poder Legislativo foi construída entre 1958 e 1960. Rodeado por espelhos d’água, o conjunto de edificações foi projetado por Oscar Niemeyer. O Senado está instalado na enorme cúpula convexa, com a parte esférica voltada para o céu. Já a Câmara fica na cúpula côncava, que lembra um pires. Na base das duas construções há o edifício principal, que dá suporte aos plenários. O conjunto arquitetônico ainda possui duas torres de 28 andares.

ENDEREÇO: Praça dos Três Poderes.

Crédito: Thinkstock

Torre de TV

Você pode avistar de quase todos os pontos da cidade nessa torre de 230 metros de altura, projetada por Lucio Costa em referência à Torre Eiffel, de Paris. Do topo do seu mirante, a 75 metros de altura, você tem a mais ampla vista aérea do Plano Piloto e seus arredores. A Torre de TV é o principal centro irradiador de som e imagem das emissoras de rádio e televisão da região.

ENDEREÇO: Eixo Monumental, s/nº.

Crédito: Thinkstock

Áreas verdes

Apesar do clima árido, a cidade tem muitas opções de áreas verdes, que irão refrescar o calorão do cerrado. Uma das paradas obrigatórias é o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com 420 hectares e ponto de encontro dos brasilienses. Conheça também o Jardim Zoológicode Brasília, com cerca de 1.200 animais de mais de 200 espécies. Outra opção é o Jardim Botânico, com 526 hectares de área de visitação. Para finalizar, o Parque Nacional de Brasília conta com piscinas naturais de água corrente, além de muito verde e vegetação do cerrado.

Crédito: Thinkstock

Memorial JK

Ponto mais alto dentro da cidade, o espaço homenageia o presidente que idealizou Brasília. Foi projetado por Niemeyer e exibe fotos, documentos e objetos pessoais de Juscelino Kubitschek, como o relógio que ele usava quando morreu em um acidente de automóvel, o traje usado na posse, sua biblioteca particular e até um carro Ford Galaxie LTD de 1974. Também estão lá os restos mortais de JK.

ENDEREÇO: Praça do Cruzeiro, Eixo Monumental Oeste.

Crédito: Thinkstock

Palácio do Planalto

O gabinete presidencial, sede do Poder Executivo, fica nesse edifício fundado no mesmo dia da inauguração de Brasília, 21 de abril de 1960. Projetado com formas regulares por Oscar Niemeyer, o Palácio do Planalto tem acervo com várias peças de arte, mobiliário e prataria. Todos os dias, às 17h, guardas fardados com trajes históricos hasteiam a bandeira nacional na frente do palácio.

ENDEREÇO: Praça dos Três Poderes.

Palácio da Alvorada

Projetada por Oscar Niemeyer, a residência oficial dos presidentes da República possui colunas de mármore em forma de avião, fachada de vidro e gramado com flamingos, garças e emas. O espelho d’água reflete a imagem da construção, dando-lhe a impressão de um espaço infinito. O então presidente Juscelino Kubitschek batizou o palácio dizendo que Brasília simbolizava a alvorada de um novo dia para o país.

ENDEREÇO: Via Presidencial, s/nº.

Supremo Tribunal Federal

Órgão máximo do Poder Judiciário, tem a finalidade de garantir o cumprimento da Constituição Federal. Foi projetado por Oscar Niemeyer e, na frente do edifício, a escultura “Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, foi inspirada na deusa grega Themis, equivalente à deusa romana Justitia. O interior do prédio tem painéis, pinturas e esculturas, incluindo nove bustos de bronze de personalidades do direito brasileiro.

ENDEREÇO: Praça dos Três Poderes.

 

Passeios

Existem diversas opções de passeios por Brasília, desde os que possibilitam conhecer por dentro os principais edifícios, até passeios ecológicos e por cidades próximas, como Pirenópolis

Crédito: Thinkstock

Passeio noturno

Neste passeio realizado durante a noite, você admira a iluminação de monumentos como a Torre de TV, o Memorial JK, a Catedral, a Esplanada dos Ministérios, o Panteão da Pátria, o Espaço Lucio Costa, o Pavilhão Nacional e o Palácio da Alvorada.

Crédito: Thinkstock

Passeio panorâmico cultural

Neste passeio cultural, você visita o Museu do Banco Central, com documentos, notas de dinheiro e moedas nacionais; o Museu da Caixa Econômica Federal, instalado em um edifício de forma cilíndrica; o Palácio Itamaraty, que abriga o Ministério das Relações Exteriores e tem paisagismo de Burle Marx; o Congresso Nacional e a Universidade de Brasília, inaugurada em 1962 e com um dos maiores campi universitários do país. 

Crédito: Thinkstock

Passeio a Pirenópolis

Localizada a 150 quilômetros de Brasília, Pirenópolis preserva arquitetura histórica. Os destaques são a Igreja Matriz, a rua Direita, o Museu das Cavalhadas, a rua do Bonfim, a Igreja do Bonfim, a Ponte de Madeira, a Casa de Câmera e Cadeia, a Casa do Doce e Artesanato e os ateliês de artistas locais.

Crédito: Thinkstock

Passeio de barco no Lago Paranoá

Navegue pelas águas do Lago Paranoá, admirando as lanchas e os esportes náuticos da raia sul, a Ponte JK, o Palácio da Alvorada e a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Dom Bosco, que preserva a vegetação às margens do lago. Saídas somente aos sábados.

Crédito: Thinkstock

Passeio ao Salto do Itiquira

Localizado a 105 quilômetros de Brasília, o Salto de Itiquira tem 168 metros e é a mais alta cachoeira de fácil acesso do Brasil. Coberta por floresta densa, a região conta com várias piscinas de água mineral e boa infraestrutura, que inclui restaurante e área de piquenique.

 

Hotéis

Entre as opções de hotéis em Brasília, as melhores regiões são Asa Norte, endereço do Palácio do Planalto, do Estádio Mané Garrincha e de bares, restaurantes e parques; e a Asa Sul, que abriga bares, restaurantes e shoppings, além de ficar perto do Parque da Cidade, das embaixadas e da rodoviária. Outra boa opção é Taguatinga, que fica a 20 quilômetros de Brasília, a cidade-satélite, com ótimo custo-benefício, concentra restaurantes e shoppings. Guará, também situada a 20 quilômetros de Brasília, fica próxima à estação rodoviária, restaurantes, bares e ao ParkShopping.

Manhattan Plaza

O Manhattan Plaza fica próximo da Esplanada dos Ministérios e a 13 quilômetros do aeroporto de Brasília. O hotel oferece piscina, sauna e academia. Nos quartos, você encontra ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e escrivaninha, além de contar com room service. Você também tem à disposição os serviços de lavanderia, internet wi-fi, bar e restaurante.

Reserve agora seu hotel em Brasília!

Royal Tulip Brasilia Alvorada

Localizado nas margens do Lago Paranoá, o Royal Tulip Brasília Alvorada é uma das melhores opções para quem gosta de arquitetura moderna e conforto. Conta com piscinas adulto e infantil, academia, restaurante, bar e business center. As acomodações são equipadas com ar-condicionado, TV a cabo, acesso à internet e frigobar. O hotel também está a poucos minutos do Aeroporto Internacional de Brasília.

Reserve agora seu hotel em Brasília!

Brasília Palace Hotel

Com piscina projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o hotel tem apartamentos com vista para o Lago Paranoá, um dos principais pontos turísticos de Brasília. As acomodações são equipadas com varanda, TV por assinatura, secador de cabelos e ar-condicionado split, entre outras facilidades.

Reserve agora seu hotel em Brasília!

Kubitschek Plaza

Localizado a 14 quilômetros do aeroporto internacional de Brasília, no Kubitschek Plaza você tem à disposição sauna, academia, sala de TV, piscina e spa. Nos quartos, encontra ar-condicionado, varanda, frigobar, TV por assinatura e internet wi-fi gratuita. Você tem ainda as facilidades de room service, café da manhã e business center.

Reserve agora seu hotel em Brasília!

Comfort Suítes Brasília

O Comfort Suítes Brasília está localizado a apenas três minutos da Esplanada dos Ministérios e próximo aos principais shoppings de Brasília. Os quartos são equipados com ar-condicionado, frigobar, TV a cabo e ponto para internet. Na área de lazer você encontra piscina adulto e infantil, academia e sauna.

Reserve agora seu hotel em Brasília!

Windsor Plaza Brasília

Com localização privilegiada, o Windsor Plaza Brasília fica a poucos minutos do aeroporto e do Congresso Nacional, com vista para o Senado e a Torre de TV. Oferece acesso à internet, sala de fitness, sauna, piscina, jacuzzi e salão de beleza, além de restaurante e bar. Os quartos são equipados com ar-condicionado, telefone, TV a cabo, minibar e cofre.

Reserve agora seu hotel em Brasília!

Hotel Cullinan

Localizado a 4 quilômetros da Catedral de Brasília e do Congresso Nacional, o hotel fica a apenas 1 quilômetro da rodoviária da cidade. oferece quartos com ar-condicionado, TV, frigobar e wi-fi gratuito. Dispõe também de restaurante, buffet de café da manhã, recepção 24 horas, além de um centro de convenções moderno. 

Reserve agora seu hotel em Brasília!

Hotel Fusion

O Fusion Express fica a 600 metros do Shopping Center Brasília e a 3 quilômetros da Catedral de Nossa Senhora Aparecida. O Aeroporto Juscelino Kubitscheck fica a 15 quilômetros de distância. No hotel você encontra piscina, sauna, academia recepção 24 horas, serviço de quarto e café da manhã. Os quartos são decorados com cores claras e oferecem ar-condicionado e TV de tela plana. 

Reserve agora seu hotel em Brasília!

Hotel Meliá

O Hotel Meliá 21, situado a 1 quilômetro do shopping center Conjunto Nacional e do Estádio Mané Garrincha, possui piscina na cobertura com vista para a cidade, academia e sauna, além de wi-fi gratuito e restaurante. Todos os quartos do hotel incluem ar-condicionado, TV de tela plana, escrivaninha e frigobar.

Reserve agora seu hotel em Brasília!

Hotel Nobile Suites Monumental

O Nobile Suites Monumental fica no centro de Brasília, a 15 minutos de carro do aeroporto. Dispõe de quartos com cozinha compacta, TV de tela plana, escrivaninha e internet banda larga. O hotel ainda conta com piscina panorâmica, restaurante, café da manhã e academia.

Reserve agora seu hotel em Brasília!

Mercure Brasília Eixo

Este hotel 4 estrelas está situado em frente ao Brasília Shopping, a apenas 500 metro do Parque da Cidade e a 9 quilômetros de carro do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek. Oferece wi-fi gratuito, café da manhã, cafeteria, academia e terraço. Os quartos contam com varanda, TV a cabo e microondas. 

Reserve agora seu hotel em Brasília!

Blue Tree Premium Jade

Situado a 1 quilômetro do ParkShopping, este hotel fica a 14 quilômetros do centro de Brasília e do lago Paranoá. Dispõe de 4 piscinas ao ar livre, uma academia e um restaurante. A propriedade oferece quartos modernos com internet gratuita, ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e cofre. 

Reserve agora seu hotel em Brasília!

 

Restaurantes

Brasília é o terceiro maior polo gastronômico do país e a miscigenação de sua população resultou em vários tipos de restaurantes. Afinal, mais de 80 embaixadas do mundo estão sediadas na cidade, que atrai ainda imigrantes de todas as regiões do Brasil.

Crédito: mangai.com.br

Restaurante Mangai

Nesta filial da marca paraibana de restaurantes, o bufê por quilo tem cerca de 180 receitas típicas do sertão nordestino, como feijoada, baião de dois, arroz de queijo coalho, escondidinho de carne-seca e pernil de carneiro. Fica localizado em uma das áreas mais privilegiadas da cidade, com vista para o lago Paranoá.

ENDEREÇO: Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, conjunto 41.

Crédito: manzua.com.br

Restaurante Manzua

As especialidades deste restaurante são frutos do mar e pratos da culinária baiana. Além da comida deliciosa, aproveite a vista deslumbrante para o lago Paranoá e o atendimento impecável da equipe.

ENDEREÇO: Setor de Habitações Individuais Sul, QL 10, Pontão do Lago Sul.

Crédito: espetodeouro.com.br

Churrascaria Espeto de Ouro

Além do tradicional rodízio de carnes, a churrascaria oferece delicioso bufê com grande variedade de saladas, pratos quentes e guarnições.

ENDEREÇO: Setor Hoteleiro Norte, quadra 2, bloco I, Asa Norte.

Crédito: cocobambu.com

Restaurante Coco Bambu

Especializado em peixes e frutos do mar, o destaque do cardápio deste restaurante é o pastel de lagosta e o camarão ao molho de coco com pimentões, acompanhado por purê de jerimum e arroz de castanha. Tem uma adega toda de vidro, que comporta 1.000 garrafas de vinhos resfriadas de mais de 200 rótulos.

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, conjunto 36.

 

Compras

Além dos muitos pontos turísticos, em Brasília também não falta boas opções de compras. A cidade possui vários shoppings, feiras e lojas. Confira!

Feirinha da Torre de TV

Com quase 40 anos de existência, a feira de artesanato da Torre de TV tem de tudo: além de um delicioso pastel com caldo de cana, você encontra produtos como bijuterias, bordados, artesanato, telas coloridas e móveis por encomenda. Funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Endereço: Setor de Divulgação Cultural – SDC, Eixo Monumental, Torre de TV.

Feira do Guará

Localizada na cidade-satélite do Guará II, na feira são comercializados produtos como roupas, sapatos, bijuterias, verduras, frutas, queijos, doces, grãos, farinhas, pastel, cachaça, peixes, aves, raízes, temperos e comida típica nordestina. Funciona de quarta-feira a domingo, inclusive feriados.

Endereço: Área Especial 17, Guará II, Guará.

Feira dos Importados

Conhecida como “Paraguaizinho” ou Feira do Paraguai, tem mercadorias diversificada e de qualidade. Funciona de terça a domingo, das 9h às 18h.

Endereço: Setor de Indústria e Abastecimento Sul, trecho 7.

 

Diferenciais

  • Equipe

    Guias treinados 

  • Transporte

    Veículos modernos e climatizados

  • Suporte

    Atendimento telefônico aos passageiros CVC

  • Experiência

    Mais de 20 anos de operação em Brasília

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).