CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

Chapada dos VeadeirosBrasil

Crédito: Thinkstock
 

Chapada dos Veadeiros tem atmosfera mística e concentra dezenas de cachoeiras

Um dos principais atrativos de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é destino certo para aventureiros que buscam paisagens preservadas. Aqui você encontra cânions, rios cristalinos, cachoeiras com mais de 100 metros de altura, paredões rochosos e, com um pouco de sorte, até animais ameaçados de extinção, como lobo-guará e cervo do Pantanal. Você também pode praticar esportes radicais em algumas fazendas particulares, como rapel e tirolesa, além de encarar trilhas de diferentes níveis de dificuldade para chegar a lugares como as cachoeiras do rio Preto e de São Bento, a Catarata dos Couros e o Vale da Lua, um dos cartões postais da região.

Para preservar sua biodiversidade, o governo criou na década de 1960 o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2001 –, que abrange os municípios Cavalcante, Colinas do Sul e Alto Paraíso de Goiás. Esta última cidade, além de ser a principal opção para hospedagens, também carrega atmosfera mística, atraindo hippies, naturalistas e ufanistas em busca de boas vibrações.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

O período de seca vai de maio a outubro, ideal para fazer as trilhas e outras atividades. As chuvas ficam mais intensas entre novembro e abril.

curiosidades

O clima esotérico de Alto Paraíso é explicado pela cidade estar localizada no paralelo 14 (linha imaginária que corta a Terra e também passa por Machu Picchu) e por ficar sobre uma grande placa de quartzo. Segundo os místicos, estes dois fatores tornam a cidade livre de desastres naturais, atraem energias positivas e seres iluminados.

Veja mais informações sobre peso da bagagem, voltagem, taxas e aeroporto.
 

Fotos

Fim de tarde na Chapada dos Veadeiros rende fotos incríveis (Crédito: Thinkstock)
Vale da Lua é uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros (Crédito: Thinkstock)
Cachoeira Almécegas tem duas quedas d'água (Crédito: Thinkstock)
Chapada dos Veadeiros é famosa por concentrar dezenas de cachoeiras (Crédito: Thinkstock)
Jardim de Maytrea é uma das regiões místicas da Chapada dos Veadeiros (Crédito: Thinkstock)
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado na década de 1960 (Crédito: Thinkstock)
Chapada dos Veadeiros foi declarada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2001 (Crédito: Thinkstock)
 

O que fazer

Os principais atrativos desta região são as cachoeiras. Tem opções para todos os gostos: de fácil acesso, as mais desafiadoras, as grandes e as com várias quedas d’água. O que todas têm em comum? A beleza – e água gelada, claro! Confira o que fazer na Chapada dos Veadeiros e programe sua viagem.

Crédito: Thinkstock

Vale da Lua

Uma das paisagens mais bonitas da região, o Vale da Lua é formado por pedras em diferentes tons de cinza e formas arredondadas esculpidas pelas águas do rio São Miguel, que criam diversas piscinas naturais entre as rochas. A caminhada até o local é de nível fácil.

Crédito: Thinkstock

Cachoeiras do rio Preto

Depois de caminhar por aproximadamente seis quilômetros (feitos em aproximadamente 50 minutos se tiver bom preparo físico) dentro do Parque Nacional, você encontrará queda d’água de 120 metros e mirante. Há uma segunda cachoeira, menor que a anterior, onde você se refresca nas águas geladas de uma piscina natural. 

Jardim de Maytrea

Um dos lugares mais bonitos e místicos da Chapada dos Veadeiros, esta região abriga imenso campo de flores e veredas, com uma cadeia de montanhas ao fundo.

Crédito: Thinkstock

Cachoeira Almécegas

Formada por duas quedas d’água, uma de 50 metros e outra de 15, possui piscina natural boa para banho. A cachoeira Almécegas está localizada na fazenda São Bento.

Catarata dos Couros

Dentro da fazenda Boa Esperança, as cataratas são formadas por quatro cascatas e ultrapassam os 100 metros de altura. O acesso é difícil e parte dele deve ser feito por veículo 4x4.

Cachoeira Água Fria

Localizada dentro da fazenda Água Fria, esta queda d’água de 50 metros de altura pode ser conhecida após caminhada de 20 minutos.

Cachoeira do Vale do rio Macaco

Também conhecida como cachoeira do Vale do rio Macaquinho, é acessível por trilha de cinco quilômetros. Durante o caminho você verá cânions e piscina naturais. Este paraíso fica na fazenda Santuário das Pedras.

Cachoeira de São Bento

Formada pelas águas do rio dos Couros, esta cachoeira localizada na fazenda São Bento tem seis metros de altura e forma uma grande piscina natural. Aqui também há uma pequena caverna parcialmente submersa e bons locais para fazer observação de pássaros.

Poço Encantado

De fácil acesso, esta cachoeira de 25 metros forma uma bonita piscina natural, ótima para se refrescar e garantir fôlego para trilhas mais difíceis.

 

Hospedagem

A cidade Alto Paraíso de Goiás é o principal local de hospedagem para os aventureiros que vão até a Chapada dos Veadeiros. Confira algumas opções de pousadas que separamos para você.

Pousada Veadeiros

Localizada no centro da cidade, possui quartos equipados com ventilador, frigobar, TV, varanda e rede. A internet wi-fi é gratuita.

Reserve agora sua pousada na Chapada dos Veadeiros

Pousada Recanto da Grande Paz

Boa opção para quem quer relaxar, esta pousada possui área de lazer com piscina, spa, sala de jogos e redário. Os quartos são equipados com frigobar, TV e ventilador de teto. 

Reserve agora sua pousada na Chapada dos Veadeiros

Chappada Hotel

Situado a 600 metros da estação rodoviária de Alto Paraíso e a 230 quilômetros do aeroporto internacional de Brasília, o Chappada possui spa e piscina. Oferece buffet de café-da-manhã diário e wi-fi gratuito, além de quartos com varanda, TV, frigobar e banheiro privativo.

Reserve agora seu hotel na Chapada dos Veadeiros!

Pousada Casa Das Flores

Situada em Alto Paraíso, a pousada dispõe de piscina, banheira de hidromassagem e SPA com sessões de massagem. A propriedade fica a 240 quilômetros do aeroporto internacional de Brasília e a 36 quilômetros da estação rodoviária de Alto Paraíso A propriedade oferece quartos frigobar, ar-condicionado, sofá-cama e banheiro privativo. O acesso à internet wi-fi é gratuito.

Reserve agora seu hotel na Chapada dos Veadeiros!

Pousada Caminho Das Cachoeiras

Com vista para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a pousada facilita a rotina de quem que visitar as trilhas e cachoeiras da região. Os hóspedes encontram bar, piscina aquecida e sauna para relaxar após os passeios. As acomodações possuem TV, ar-condicionado e cama box.

Reserve agora seu hotel na Chapada dos Veadeiros!

 

Restaurantes

Nada melhor que comer bem para garantir energia e conhecer tudo o que a região tem a oferecer. Não vá embora sem provar a matula, prato tradicional da região que lembra a feijoada.

Jambalaya

A decoração rústica e o ambiente iluminado por velas torna o almoço ou o jantar ainda mais especial – e romântico – neste restaurante. Muitos pratos levam em suas receitas frutas e temperos típicos do cerrado.

ENDEREÇO: Rua dos Colibris, quadra 6 | Lote 1 | Estância Paraíso

Cravo e Canela

Este bistrô de lanches vegetarianos é uma das sensações da cidade. Aqui você experimenta pratos saudáveis e gostosos, além de contar com ingredientes produzidos na região.

ENDEREÇO: Avenida Ary Valadão Filho, 1363 | Centro

Rancho do Valdomiro

A tradicional matula (ou feijoada do cerrado), prato típico da região feito com feijão branco, carne-de-sol, linguiça e partes do porco, pode ser encontrada neste rancho. Prove também licores artesanais de buriti, açaí e pequi.

ENDEREÇO: Estrada para São Jorge, km 18

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).