CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

Ilha do MelBrasil

Crédito: Thinkstock
 

Tranquila e rústica, Ilha do Mel é refúgio para quem gosta de natureza e sossego

Se você procura um lugar para descansar em meio à natureza, clima rústico e uma dose de aventura, a Ilha do Mel, localizada no litoral paranaense, é o destino perfeito. A charmosa ilha pertence ao munícipio de Paranaguá e possui 27,5 quilômetros quadrados, sendo 35 quilômetros só de praias – a maioria selvagem. Carrega o título de Reserva da Biosfera pela Unesco e oferece aos seus visitantes a beleza do mar, morros, costões, manguezais, brejos litorâneos e trilhas bem sinalizadas na mata atlântica. A ilha tem acesso limitado e recebe, no máximo, 5 mil pessoas por dia, como forma de evitar a degradação do meio ambiente. A natureza, aliás, é quem manda por ali: carros não são permitidos, as caminhadas são regidas pela maré e não há iluminação pública à noite. Tudo isso para garantir o máximo de tranquilidade ao lugar, refúgio a cerca de 2 horas de Curitiba. Isso a torna ideal para um passeio de quem visita a capital paranaense. Uma opção é aproveitar os pacotes para a Ilha do Mel preparados pela CVC. 

Crédito: Thinkstock  
quando ir

A melhor época para conhecer a Ilha do Mel é o verão, entre os meses de outubro e março. No inverno as temperaturas caem bastante e é preciso levar casaco. Durante todo o ano chove regularmente na ilha.

curiosidades

A Ilha do Mel está envolta em muitas lendas. Uma delas é da Gruta das Encantadas, onde belas mulheres atraíam pescadores com seu canto. A melodia, no entanto, servia apenas para desorientá-los e fazer com que os barcos se chocassem nas rochas e naufragassem.

Veja mais informações sobre peso da bagagem, voltagem, taxas e aeroporto.
 

Fotos

Para quem gosta de ecoturismo, Ilha do Mel é o paraíso. Muito bem preservada, a mata oferece trilhas e grande diversidade natural. As praias completam o cenário, ideias para as práticas esportivas como mergulho e surfe.

O Farol das Conchas orienta os navegadores que passam a baía de Paranaguá (Crédito: Thinkstock)
A construção do farol data de 1872, por ordem do imperador D. Pedro II (Crédito: Thinkstock)
O amanhecer e o pôr-do-sol na ilha são momentos para serem registrados (Crédito: Thinkstock)
A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres era utilizada para defender as terras de Portugal de inimigos (Crédito: Thinkstock)
Outra grande atração é a Gruta das Encantadas, lugar cercado de lendas (Crédito: Aline Bosio)
A gruta é o patrimônio natural mais importante da ilha, sendo formada pela ação do mar (Crédito: Thinkstock)
Entre as praias mais visitadas estão Mar de Fora, com ótimas ondas para o surfe (Crédito: Thinkstock)
A praia do Farol é muito utilizada para mergulho e para práticas esportivas náuticas (Crédito: Thinkstock)
O acesso à ilha é feito somente de barco a partir de Paranaguá (Crédito: Thinkstock)
A ilha possui muitas trilhas bem sinalizadas, como a Trilha do Farol (Crédito: Thinkstock)
 

Atrações

Além das belezas naturais de fazer cair o queixo, existem muitos passeios interessantes pela ilha. Trilhas como a da Gruta das Encantadas e a do Farol são indicadas para pessoas de qualquer idade. Não perca também o pôr do sol em diferentes praias, um mais belo que o outro.

Crédito: Thinkstock

Praias

Entre as praias da Ilha do Mel mais procuradas pelos turistas estão a Mar de Fora, vizinha da Gruta das Encantadas, com ótimas ondas para surfe e larga faixa de areia. A praia da Fortaleza homenageia o forte e tem quatro quilômetros de extensão. A praia de Encantadas fica em uma das principais vilas da ilha, tem restaurantes e bares, mas por conta da poluição o banho não é recomendado. Se procura por esportes aquáticos, fique na praia do Farol, boa para mergulho e atividades como banana-boat e jet ski. Mas se o objetivo é sossego, vá para a praia do Miguel.

Crédito: Aline Bosio

Gruta das Encantadas

Situada na parte sul da ilha, a gruta fica em um paredão rochoso. É o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel, sendo formada pela ação do mar. A Gruta das Encantadas está envolta em fantasias sobre lindas mulheres que atraem os homens nas noites de luar, cantando melodias e atraindo-os para as pedras. 

Crédito: Thinkstock

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Nesta fortaleza construída em 1767 existem oito canhões na praça principal, utilizados para afastar navios estrangeiros inimigos de Portugal e de sua colônia. No térreo estão os prédios do paiol de pólvora e da administração, assim como o conjunto de salas que formam a fachada da Fortaleza, com as esculturas da porta principal, diante do mar. Partindo da vila de Brasília, o acesso se dá por uma escadaria na Praia da Fortaleza.

Crédito: Aline Bosio

Farol das Conchas

Construído em 1872 por ordem do imperador D. Pedro II, até hoje o Farol orienta os navegadores que passam a baía de Paranaguá. Fica no topo do Morro das Conchas, onde se pode ter vista espetacular de toda a Ilha. O acesso pode ser feito por trilha a partir da Praia de Brasília ou também a partir das Encantadas.

Istmo de Nova Brasília

Parte mais estreita da ilha, o Istmo, localizado na vila de Nova Brasília, é também conhecido como Passa-Passa pelos moradores locais. O local sofre com um processo de erosão desde 1930. A largura hoje chega a 30 metros e somente nas grandes ressacas do mar a água chega a atravessar de lado a lado.

 

Restaurantes

Com culinária baseada especialmente em peixes e frutos do mar, os restaurantes locais oferecem pratos generosos com ingredientes nativos da região. Entre os mais famosos estão o Arroz Lambe Lambe feito com mariscos e o Bobó de Camarão.

Crédito: facebook.com/pousadafimdatrilha

Fim da Trilha

Este restaurante localizado na Trilha da Gruta tem excelentes opções de pratos individuais, com destaque para a paella, salada de camarão e moqueca.

ENDEREÇO: Trilha da Gruta, s/nº.

Crédito: restaurantemaresol.com.br

Mar e Sol

Com ambiente aconchegante e ótimo atendimento, o Mar e Sol tem pratos deliciosos, como a moqueca de camarão e uma gostosa mousse de chocolate como sobremesa.

ENDEREÇO: Rua Principal.

Crédito: facebook.com/SHAMS-Bar-Gastronomia

Shams Bar & Gastronomia

O bar localizado na Praça Encantadas garante horas de muito lazer e música ao vivo. O cardápio é composto por lanches e comida árabe.

ENDEREÇO: Praça Encantadas , 127.

Crédito: pousadaestreladomar.com.br

Estrela do Mar

O restaurante oferece pratos típicos da região à base de frutos do mar. Fica ao lado da pousada de mesmo nome, em frente ao mar.

ENDEREÇO: Praia das Encantadas.

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).