CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

alterar senha (sair)


 

Cidade histórica, Paraty encanta com arquitetura e natureza

A cidade localizada no litoral do Rio de Janeiro é um patrimônio histórico nacional que irá te levar aos tempos do Brasil Colônia. A incrível arquitetura portuguesa do Centro Histórico, ainda com calçamento original, revela marcas deixadas pela opulência do Ciclo do Ouro, da cafeicultura e dos lucros com o comércio de escravos. Hoje, a beleza natural das praias cercadas pela Mata Atlântica e das mais de 60 ilhas é pano de fundo para uma região que recebe turistas com passeios de barco, música, teatro de bonecos, artes plásticas, compras, gastronomia deliciosa e saraus de literatura. Conheça o animado Carnaval de Paraty, brinde o Ano Novo ou participe de celebrações locais como a Flip (Festa Literária Internacional), o Festival da Pinga e a Festa do Divino. Em qualquer época do ano, Paraty é uma festa!

Crédito: Thinkstock  
quando ir

A alta temporada acontece no verão, de dezembro a fevereiro. Em julho e agosto, Paraty registra visitantes acima da média por conta de eventos como a Flip e o Festival da Pinga. Já os meses de outono e primavera costumam ser mais tranquilos.

curiosidades

Todo ouro de Minas Gerais, extraído durante o período colonial, era escoado unicamente por dois portos: Paraty e Rio de Janeiro. Naquela época, Paraty se tornou uma das cidades mais ricas do país.

Veja mais informações sobre peso da bagagem, voltagem, taxas e aeroporto.
 

Fotos

Casarões coloniais preservados, ilhas, praias e a beleza da Mata Atlântica fazem de Paraty um dos destinos mais desejados do Rio de Janeiro. Percorra sem pressa o Centro Histórico, a bela Vila de Trindade e os alambiques da região, onde é feita a iguaria mais famosa da cidade: a cachaça. Também reserve tempo para praticar esportes como trekking, mergulho e rafting.

As belas praias de Paraty vão te encantar com águas cristalinas e paisagens incríveis (Crédito: Thinkstock)
A cidade está repleta de cachoeiras, como a Tobogã e a Pedra Branca (Crédito: Thinkstock)
Percorra do Caminho do Ouro, que serviu durante três séculos para escoar ouro, café, escravos e cachaça (Crédito: Thinkstock)
O canhão é uma lembrança dos tempos em que Paraty tinha de se defender dos piratas (Crédito: Thinkstock)
O Centro Histórico é um dos conjuntos coloniais mais importantes do Brasil (Crédito: Thinkstock)
No Centro você visitará muitas igrejas e lojas que hoje ocupam construções antigas (Crédito: Thinkstock)
Uma das teorias é de que o desenho das ruas foi projetado para defesa da cidade (Crédito: Thinkstock)
As ruas também formam canais para escoar a água da maré cheia (Crédito: Thinkstock)
São mais de 60 ilhas, tudo cercado da beleza da Mata Atlântica (Crédito: Thinkstock)
Faça passeios de barco pelas ilhas locais e mergulhe nesse mar cristalino (Crédito: Thinkstock)
Entre as praias mais famosas de Paraty estão a Cachadaço, do Sono e Paraty-Mirim (Crédito: Thinkstock)
 

Principais atrações

Além das construções históricas do período colonial, Paraty revela praias lindas, que agradam tanto os aventureiros que adoram mergulhar, como famílias com crianças e até mesmo os naturistas - a praia da Figueira, também chamada de praia dos Pelados, é conhecida por quem dispensa a roupa de banho. Há ainda trilhas pelas Mata Atlântica e cachoeiras. Além da natureza exuberante, conheça os alambiques da região, que produzem a iguaria mais famosa da cidade: a cachaça, utilizada em muitos pratos típicos.

Crédito: Thinkstock

Centro histórico

O conjunto colonial de Paraty está cercado de histórias interessantes: atribui-se à maçonaria o desenho das ruas, enquanto a disposição dos prédios teria sido feita de modo a facilitar a defesa da cidade de ataques piratas. Além dessas curiosidades, o Centro Histórico apresenta atrações incríveis, como a Casa da Cultura, a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, de 1873, a Igreja de Santa Rita, de 1722, e o Antigo Paço Municipal, do século 18, que foi restaurado e hoje abriga a Pinacoteca da cidade.

Crédito: Thinkstock

Praias

Conheça praias belíssimas, como a Cachadaço, com areias brancas e orla cercada de vegetação, o mar agitado da praia do Sono, a enseada de águas calmas de Paraty-Mirim, as praias urbanas localizadas na região central (Pontal e Jabaqura), além da praia da Figueira - também conhecida como praia dos Pelados, por ser frequentada por naturistas.

Crédito: Thinkstock

Cachoeiras

A Serra da Bocaina revela muitas quedas d’água, como a Tobogã, em que uma grande pedra lisa forma um escorregador que deságua em um poço; a Pedra Branca, cujas quedas d'água terminam em piscinas naturais cercadas por pedras. No local ainda existem vestígios de uma antiga hidrelétrica. Na Toca da Ingrácia, uma corda amarrada em árvore permite aos banhistas se jogarem nos poços naturais.

Crédito: cachacapedrabranca.com

Alambiques

A cidade foi uma das maiores produtoras de cachaça no Brasil Colônia e no Império. Hoje ainda existem sete alambiques principais: o mais antigo é o Coqueiro, gerenciado pela mesma família há cinco gerações. Aprecie também a bebida feita com capricho nos alambiques Engenho d’Ouro, Corisco, Paratiana, Pedra Branca, Maré Cheia e Maria Izabel.

Crédito: Thinkstock

Caminho do Ouro

Conhecido antigamente como "estrada da serra do facão", o caminho serviu durante mais de três séculos para escoar ouro, café, escravos e cachaça. São 2,5 quilômetros de trecho aberto ao público na estrada, construída pelos escravos entre os séculos 17 e 19 a partir de trilhas indígenas no meio da Mata Atlântica. 

Crédito: Thinkstock

Vila de Trindade

Um dos passeios mais tradicionais de Paraty, a vila rústica, habitada por descendentes de hippies, é repleta de pousadas simples, campings e bares. Visite as praias do Cepilho, dos Surfistas, de Fora, do Meio e a praia do Cachadaço, uma das mais bonitas e preservadas. A partir dali, faça uma trilha que leva a um dos cartões-postais da região, a piscina natural do Cachadaço. Uma muralha de pedras gigantes separa o poço do mar aberto, permitindo um mergulho tranquilo.

Cajaíba

O local reúne as praias do Pouso, Panema, Grande e Itaoca, interligadas por trilhas que margeiam os costões. Fica dentro da Reserva Ecológica da Juatinga e o acesso se dá por barco. A praia do Pouso tem águas cristalinas, ideias para mergulho, deve seu nome ao padre José de Anchieta, que passou uma noite ali, na companhia de indígenas, em 1563. Cajaíba ainda possui bons mirantes, como a Pedra da Miranda e o Farol da Juatinga

 

Hospedagem

Com muitas pousadas, espalhadas por bairros como Centro, Caborê, Pontal, Portal e Centro Histórico, Paraty oferece diversas opções de hospedagem. Se você preferir ficar no Centro Histórico, estará próximo ao cais, igrejas e casarões restaurados, transformados em lojas, restaurantes e centros culturais.

Pousada Praia do Jabaquara

A pousada fica a apenas 50 metros da praia do Jabaquara e a 1,2 quilômetro do centro histórico de Paraty. Dispõe de piscina, jardim, internet wi-fi gratuita em todas as áreas, estacionamento, café da manhã e recepção 24h. Os quartos são equipados com ar-condicionado, TV e frigobar.

Reserve agora seu hotel em Paraty!

Imperatriz Paraty Hotel

Localizado a três quilômetros da estação rodoviária de Paraty, a um quilômetro da Praça Matriz e da praia do Jabaquara, o hotel oferece piscina, jardim, estacionamento e internet wi-fi gratuita nas áreas comuns. As acomodações dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana, frigobar e banheiro privativo.

Reserve agora seu hotel em Paraty!

Pousada Maravilha de Paraty

Esta pousada fica situada a 200 metros do centro histórico de Paraty. Oferece área de lazer com jardim, piscina e hidromassagem. Os quartos possuem varanda, TV, ar-condicionado, secador de cabelo e frigobar. O café da manhã é servido diariamente.

Reserve agora seu hotel em Paraty!

Pousada Villas de Paraty

A pousada é rodeada de verde e oferece piscina, academia e quartos com ar-condicionado, TV e cama box. Os hóspedes têm acesso a um restaurante anexo ao prédio, com happy hour aos sábados. A pousada fica a poucos minutos do centro histórico e da praia.

Reserve agora seu hotel em Paraty!

Pousada Palmeira Imperial

Localizada a cinco minutos do centro, a pousada possui piscina, sauna, banheira de hidromassagem e espreguiçadeiras no jardim. Nas acomodações, você encontra ar-condicionado, TV por assinatura e geladeira. A pousada ainda oferece estacionamento gratuito, sala de TV, internet wi-fi gratuita em todo o hotel, serviço de quarto e café da manhã.

Reserve agora seu hotel em Paraty!

Pousada Aconchego

A pousada fica situada a 300 metros da praia e dispõe de área de lazer com jardim, piscina e sala de jogos. Os apartamentos são equipados com internet, frigobar, TV e ar-condicionado. Entre os serviços estão estacionamento e lavanderia.

Reserve agora seu hotel em Paraty!

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).

CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | CNPJ: 10.760.260/0001-19 | Rua das Figueiras, 501 - Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370 © 2015 Viagens CVC - Todos os direitos reservados.
Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.