CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

Passa QuatroBrasil

Crédito: Pulsar Imagens / João Prudente
 

Passa Quatro tem passeio de trem e belezas naturais

Encravada na Serra da Mantiqueira, a pequena Passa Quatro possui belas construções coloniais do final do século 19 e natureza privilegiada, com florestas, parques e cachoeiras. Do Centro parte o passeio mais popular da cidade, a maria-fumaça, puxada por uma locomotiva de 1925. O tour de duas horas leva à Estação Coronel Fulgêncio, na divisa com São Paulo. Entre os atrativos naturais estão a cachoeira da Gomeira, a Floresta Nacional e o pico do Itaguaré, um dos melhores pontos para apreciar a beleza do pôr do sol. O município ainda possui 370 quilômetros de estradas rurais, ótimas para passeios em 4x4, mountain bike, trekking ou cavalgadas em meio a matas nativas e casas de pau-a-pique, que retratam a antiga arquitetura da Mantiqueira.

 
quando ir

Passa Quatro tem clima seco, com média anual de temperatura de 22⁰C. Os invernos costumam ser rigorosos e frequentemente registram temperaturas negativas. No calendário de eventos da cidade estão a Festa de São Sebastião (janeiro) e o Festival de Gastronomia (maio).

Veja mais informações sobre peso da bagagem, voltagem, taxas e aeroporto.
 

Fotos

Passa Quatro é uma das cidades mais encantadoras das Terras Altas da Mantiqueira. O frio do entardecer e a deliciosa culinária mineira ajudam a criar um clima perfeito de serra. Cercado de verde, o lugar é perfeito para curtir a natureza. Garanta agora sua passagem para Passa Quatro!

O passeio de maria-fumaça traz paisagens deslumbrantes com montanhas e riachos (Crédito: Pulsar Imagens / João Prudente)
 

Principais atrações

Entre as maiores atrações dos pacotes para Passa Quatro estão o passeio de trem pela serra, a Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal, a Cachoeira da Gomeira e a Floresta Nacional. O conjunto arquitetônico do centro da cidade também forma um cenário muito bonito.

Trem da Serra da Mantiqueira

O passeio de trem é conduzido por uma maria-fumaça da marca Baldwin de 1929 que era utilizada nas viagens ferroviárias do século passado. O roteiro inicia na estação de Passa Quatro, com parada para compras na estação do Manacá, seguindo até à estação Coronel Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira. O cenário é deslumbrante, com vista para montanhas, vales e riachos. O toque especial fica por conta de uma dupla de violeiros que embala a viagem.

Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal

Construído pela família Hespanha, já foi sede do Banco Hypotecário e da Prefeitura. Após ser reformado, o prédio foi adaptado para receber a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura. Atualmente também abriga o Patrimônio Histórico Municipal.

ENDEREÇO: Rua Cabo Deodato, 20.

Cachoeira da Gomeira

Localizada em uma propriedade privada, o acesso até a cachoeira é feito por trilha fácil de ser percorrida. É formada por várias quedas, a maior delas com 40 metros. É ideal para prática de rappel.

ENDEREÇO: Acesso pela MG-158 (direção Cruzeiro), Km 5,5.

Floresta Nacional de Passa Quatro

Administrado pelo Instituto Chico Mendes, a Floresta foi criada em 1948 e possui 332 hectares de matas nativas e exóticas. Possui museu, auditório e biblioteca especializada em ciências ambientais, além de fonte de água, lago, cachoeira do Iporã e viveiros de mudas.

ENDEREÇO: Estrada do Taboão.

Pico do Itaguaré

Situado entre os municípios de Passa Quatro e Cruzeiro, o pico tem altitude de 2.308 metros e são quatro horas de caminhada até o topo onde a divisa dos estados se faz por meio de uma fenda na montanha. Tanto esforço vale a pena: vista incrível do Vale do Paraíba de um lado e de Passa Quatro e arredores, do outro. A melhor época para este passeio é de abril a setembro.

Rio Verde

Este é um dos atrativos mais bonitos da região. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina, formando rio com águas frias e cristalinas. Os dois pontos mais procurados para banho são Paraíso e Andorinhão (Poço dos Mottas), localizados entre os bairros Serra dos Lamins e Paiolinho

 

Hotéis

A cidade possui boa infraestrutura hoteleira e são muitas as opções de pousadas e hotéis em Passa Quatro. Aproveite a área do Centro, próxima de lojas e casarios antigos, ou a área rural com muito verde e ar puro. Em destaque está o novo hotel Mira Serra Parque Hotel, com ampla área de lazer e sistema de pensão completa.

Mira Serra Parque Hotel

O hotel está localizado próximo às cidades hidrominerais como Caxambú e São Lourenço e a apenas 240 quilômetros de São Paulo. Oferece parque aquático, piscina térmica, sauna, quadras, sala de jogos, academia, cinema, trilhas e equipe de recreação. O restaurante funciona com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). As acomodações são equipadas com TV, frigobar, ar-condicionado e telefone. O wi-fi é gratuito em todo hotel.

Reserve agora seu hotel em Passa Quatro!

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).