CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

PirenópolisBrasil

Crédito: Thinkstock
 

Cachoeiras, trilhas e esportes radicais são destaque em Pirenópolis

Conhecida pelas belas cachoeiras e reservas ecológicas ideias para a prática de esportes radicais, a cidade de Pirenópolis é ótima opção de passeio para quem curte natureza. A cidade ainda preserva muito bem as casas coloniais, as igrejinhas e as fazendas históricas. As principais atividades da região ficam por conta das trilhas para caminhadas que levam aos mirantes naturais da Serra dos Pirineus, rios para prática de rafting e boia-cross, além de rapel nos morros e quedas d’água. Pirenópolis ainda é palco de uma das manifestações folclóricas mais bonitas do Brasil, a Festa do Divino.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

A melhor época para nadar nas cachoeiras é entre maio e julho, quando o período de chuvas já passou. Os eventos folclóricos da Festa do Divino e Cavalhadas acontecem 45 dias depois da Páscoa. Em junho acontece o Festival Gastronômico de Pirenópolis.

curiosidades

Pirenópolis nasceu com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário devido ao ouro encontrado por lá. Depois a cidade passou a chamar Meia Ponte. Somente em 1890 ganhou seu nome definitivo.

Veja mais informações sobre peso da bagagem, voltagem, taxas e aeroporto.
 

Fotos

Dona de belezas naturais que atraem muitos turistas, Pirenópolis tem cachoeiras e trilhas pela mata. O centro é composto de casas coloniais e igrejas bem preservadas, ideal para quem gosta de história.

Repleta de cachoeiras, a cidade é destino certo para aventureiros à procura de belas paisagens (Crédito: Thinkstock)
Os esportes de aventura, como trilhas e rafing são muito praticados nas reservas ecológicas da região (Crédito: Thinkstock)
A cidade preserva muitas construções antigas, como a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (Crédito: Thinkstock)
Tombada pelo patrimônio histórico, Pirenópolis possui casas coloniais e ruas de pedras (Crédito: Thinkstock)
 

Atrações

Além das belas e refrescantes cachoeiras da região, Pirenópolis garante muita diversão aos seus visitantes. Conheça o Parque Estadual dos Pireneus, área de quase três mil hectares, o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo, com fauna e a flora típicas do cerrado, e participe da Festa do Divino, tradicional evento folclórico da cidade.

Crédito: Thinkstock

Centro histórico

Tombada pelo patrimônio histórico, a cidade conserva como poucas o casario colonial, ladeiras de paralelepípedos, igrejas e espaços culturais. Entre as construções que merecem uma visita está a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga de Goiás, datada de 1728. Já a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, construída por escravos entre 1750 e 1754, tem como destaque o altar-mor, que guarda a imagem do Senhor do Bonfim em tamanho natural.

Crédito: Thinkstock

Cachoeiras

A Serra dos Pirineus abriga os mais diversos tipos de cachoeiras: caudalosas, com piscinas e as ideais para prática de rapel. Entre as principais estão a Cachoeira do Dragão Várzea do Lobo, com 70 metros de queda, a Cachoeira do Abade, com cascata de 22 metros que forma um grande poço de águas verdes, a Cachoeira do Rosário, que termina em uma piscina natural, e as cachoeiras da Meia-Lua e da Usina Velha, com uma sequência de quedas espetacular.

Crédito: vagafogo.com.br

Santuário de Vida Silvestre Vagafogo

O local reúne fauna e flora do cerrado, que você admira por meio de trilhas com passarelas de madeira, cachoeiras e piscinas naturais. O espaço oferece também atividades como arvorismo e rapel. 

Parque Estadual dos Pireneus

Com área de quase 3 mil hectares, o parque possui trilhas, cachoeiras e o mirante do pico da Capelinha, o segundo mais alto do Estado, a 1.385 metros de altitude.

Esportes radicais

A cidade é um ponto conhecido de prática de esportes de aventura. O rapel é feito nas cachoeiras da Serra dos Pirineus, que oferece ainda trilhas para caminhada. O rafting e o boia-cross podem ser praticados nas corredeiras dos rios do Peixe e das Almas nos meses de verão. Para quem gosta de tirolesa, cavalgada e escalada, a dica é procurar a Fazenda Tabapuã dos Pireneus.

Festa do Divino

A Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis é considerada a mais bonita do Brasil. O motivo é a encenação da Cavalhada, onde os cavaleiros revivem lutas medievais envolvendo mouros e cristãos. A festa folclórica dura três dias e acontece 45 depois da Páscoa. A festa inclui coroação do imperador, fogos de artifício e procissão de bandeiras.

Compras

A cidade possui muitos artesãos especializados em joias feitas de prata e pedras brasileiras. As lojinhas ficam espalhadas pelas ladeiras, que oferecem também cerâmicas, pedra sabão, quartzito e as máscaras usadas nas Cavalhadas. Não perca ainda a Feira das Artes, que acontece nos finais de semana na Praça do Coreto. 

 

Hotéis

A cidade goiana conta com boa infraestrutura de hospedagem e serviços, tendo movimento constante de turistas nos finais de semana. Lá você encontra muitas opções de hotéis e pousadas.

Hotel Mandala

Localizado no centro histórico de Pirenópolis, o hotel fica a quatro quarteirões de uma área repleta de bares e restaurantes e a 2,1 quilômetros da estação rodoviária. Dispõe de piscina aquecida, academia e sauna a vapor. A propriedade oferece wi-fi gratuito e café da manhã. As suítes possuem ar-condicionado, varanda, frigobar, TV e banheiro privativo.

Reserve agora seu hotel em Pirenópolis!

Pousada Casa Grande

Situada na região central de Pirenópolis, em Goiás, a pousada oferece piscina, jardim e café da manhã. Os quartos são equipados com ar-condicionado, ventilador de teto, minibar, TV e internet wi-fi.

Reserve agora seu hotel em Pirenópolis!

Pousada Fênix

A pousada fica a 900 metros da estação rodoviária de Pirenópolis. As cachoeiras do Bonsucesso e o Santuário da Vida Silvestre Vagafogo ficam a menos de sete quilômetros da propriedade. Oferece piscina aquecida a energia solar, buffet de café da manhã e wi-fi gratuito. Os quartos têm ar-condicionado, TV e varanda com rede.

Reserve agora seu hotel em Pirenópolis!

 

Restaurantes

Os restaurantes e bares da cidade servem a deliciosa culinária regional, à base de arroz com pequi, pamonha, empadão, guariroba e paçoca de pilão e quitandas. A maioria dos estabelecimentos fica no Centro Histórico.

Crédito: facebook.com/mangiarebistropiri

Mangiare Bistrô

O restaurante de comida italiana fica perto da Igreja do Bonfim, com pratos de massas e carnes de qualidade.

ENDEREÇO: Rua Do Bonfim, 25.

Crédito: vendadobento.com.br

Venda do Bento

Com ambiente aconchegante embalado por música ambiente, o restaurante serve comida deliciosa e tem buffet de sobremesas recheado de delícias.

ENDEREÇO: GO 338,  Km 04. Margem esquerda.

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).