CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

Deserto do AtacamaChile

Crédito: Thinkstock
 

Deserto do Atacama é viagem inesquecível na fronteira do Chile e Bolívia

Beleza selvagem e paisagens sem igual. Este é o Atacama, a região mais árida do mundo, localizada a 2.440 metros de altitude e onde a chuva não passa de 35 milímetros por ano. Tanta aridez garante ao local aparência de outro mundo – literalmente. Não é atoa que o solo do Atacama é comparado com o de Marte. A base para explorar a região é a pequena cidade de San Pedro de Atacama e seu principal ponto de visitação é o imponente Licancabur, vulcão com 5.916 metros de altura, bem na fronteira do Chile com a Bolívia. Local sagrado que ainda hoje recebe oferendas do povo local, a montanha oferece vista fantástica do deserto. Outras atrações que fazem parte deste roteiro de aventura são os vales da Lua e da Morte, as lagoas de Cejar, do Altiplano, Chaxa e Tebenquiche, além das Termas de Puritama, com águas quentes e relaxantes. 

Crédito: Thinkstock  
quando ir

Devido a grande amplitude térmica nos meses de verão e inverno, quando as temperaturas variam muito em um único dia, prefira viajar ao Atacama durante a primavera (setembro a novembro) e no outono (entre março e maio). 

curiosidades

Em alguns lugares específicos do deserto não chove há mais de 400 anos. Mesmo assim, a cada cinco ou dez anos acontece o fenômeno “Deserto Florido”, quando o Atacama fica coberto de flores coloridas.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

Ao desembarcar no Deserto do Atacama você será presenteado por imagens incríveis. A imensidão árida é pontuda por montanhas geladas, aldeias soterradas, fortalezas pré-incas, desertos de sal, cânions em vales multicoloridos e gêiseres fumegantes. Neste terreno inóspito, a vida selvagem é rica e exuberante: flamingos cor-de-rosa, lhamas e alpacas (espécie de mamífero) são comuns na região do Altiplano, onde as temperaturas são mais amenas.

A bela Lagoa Miscanti foi formada pelo estancamento de água após a erupção do vulcão Miñiques (Crédito: Thinkstock)
O Atacama é o deserto mais árido do planeta, onde chove apenas 35 milímetros por ano (Crédito: Thinkstock)
Os vales da Morte e da Lua são os principais pontos de visitação do Atacama (Crédito: Thinkstock)
Os gêiseres de El Tatio entram em atividade bem cedo, por volta das 6h e 7h da manhã (Crédito: Thinkstock)
A construção de Pukara de Quitor foi erguida pelos incas, no século 12 (Crédito: Thinkstock)
O imponente vulcão Licancabur tem 5.916 metros de altura e fica na fronteira com a Bolívia (Crédito: Thinkstock)
O impressionante Salar de Atacama possui mais de 320 mil hectares, com crostas de sal de até 70 centímetros de altura (Crédito: Thinkstock)
O solo do deserto é tão seco que muitos especialistas comparam com o planeta Marte (Crédito: Thinkstock)
Ao chegar no deserto você verá paisagens incríveis, com montanhas nevadas e uma vista que se perde no horizonte (Crédito: Thinkstock)
O terreno inóspito tem trechos que não recebem chuva há mais de 400 anos (Crédito: Thinkstock)
A base para explorar a região é a pequena cidade de San Pedro de Atacama (Crédito: Thinkstock)
Durante as caminhadas, conheça as cavernas próximas ao Vale da Lua (Crédito: Thinkstock)
A cada 5 ou 10 anos, o fenômeno Deserto Florido enche o Atacama de flores coloridas(Crédito: Thinkstock)
A vida selvagem do Atacama é rica, com muitas aves e mamíferos como lhamas (Crédito: Thinkstock)
O pôr-do-sol no Atacama é uma imagem de tirar o fôlego, colorindo o deserto de laranja e vermelho (Crédito: Thinkstock)
 

Atrações

Prepare-se para muita aventura no deserto! Entre as atrações mais procuradas na região estão os vales da Lua e da Morte, além de uma estrutura do século 12 chamada Pukara de Quitor, construída para proteção das invasões inimigas. Tulor, aldeia formada por uma série de construções circulares que hoje se encontram soterradas devido à ação do vento forte, também faz parte da lista de atividades. Visite ainda as lagoas de Cejar, do Altiplano, Chaxa e Tebenquiche, além do incrível Salar de Atacama e os gêiseres de El Tatio.

Crédito: Thinkstock

Vales da Lua e da Morte

Um dos passeios mais populares do Atacama, os vales costumam ser visitados durante a tarde para que os turistas contemplem o pôr do sol entre o vulcão Licancabur e as dunas de areia. O tour tem início no Mirante de Cari, passando por impressionantes paisagens do deserto.

Crédito: Thinkstock

Gêiseres de El Tatio

Este passeio começa bem cedo, já que a fumaça dos gêiseres desponta entre 6h e 7h da manhã. Para ver de perto este espetáculo é preciso subir 4.300 metros de altura. Aproveite ainda para tomar banho em piscinas de águas vulcânicas bem quentinhas.

Crédito: Thinkstock

Salar de Atacama

Nesta área com mais de 320 mil hectares é possível ver crostas de sal de até 70 centímetros de altura, criadas a partir da evaporação das águas subterrâneas, causando um acúmulo de cristais. O Salar fica a 2.300 metros acima do nível do mar e suas principais atrações são duas crateras, chamadas de “olhos”, com água de cor azulada e de origem desconhecida. Há teorias de que são causadas por meteoritos ou pela erosão do terreno. 

Crédito: Thinkstock

Lagoas

E quem disse que oásis no deserto são lendas? Ao visitar o Atacama não deixe de conhecer as lagoas Miscanti e Miñiques, formadas devido ao estancamento de água após a erupção do vulcão Miñiques, há um milhão de anos. A região atrai grande variedade de animais como flamingos. No Salar do Atacama ficam as lagoas Chaxa e Tebenquiche, muito belas ao pôr do sol. A 24 quilômetros de San Pedro fica a Lagoa de Cejar, que acumula as águas mornas provenientes de vulcões. A alta concentração de sal impede que os visitantes afundem.

Crédito: Thinkstock

Pukara de Quitor

Em quéchua – idioma dos incas – a palavra pukara quer dizer "fortaleza". A estrutura do século 12 foi construída pelo povo do deserto como proteção contra invasões inimigas. O pukara oferece ao visitante vista panorâmica da região, além de ruínas e um pequeno museu.

Crédito: Thinkstock

Aldeia de Tulor

Formada por uma série de construções circulares, a aldeia possui casas que datam de 800 a.C. a 50 d.C. e apenas 7% do sítio arqueológico está aberto para visitação. Atualmente, muitas das construções estão soterradas pela ação dos ventos fortes da região.

Crédito: Thinkstock

Catarpe

Situado no Vale de Catarpe, o povoado tem grande valor arqueológico devido às muralhas incas - tambo inca, como são chamadas. As construções serviam de refúgio e descanso para os incas que estiveram na região.

Crédito: museoarqueologicolepaige.blogspot.com.br

Museu Arqueológico Gustavo Le Paige

O museu localizado em San Pedro de Atacama possui vasto acervo de sítios pré-colombianos. O local ainda promove mostras temporárias ao longo do ano.

ENDEREÇO: Calle Gustavo Le Paige, 380.

Termas de Puritama

Com temperaturas que chegam a 30°C, estes poços são abastecidos pelas águas do rio Puritama. Reza a lenda que as águas quentes têm propriedades curativas para doenças reumáticas. 

 

Hotéis

Com muitas opções de hotéis e pousadas, a melhor cidade para procurar por hospedagem é San Pedro de Atacama. De lá também parte a maioria dos passeios para as atrações turísticas. Em geral, os estabelecimentos são simples, mas existem opções mais luxuosas. 

Hotel Casa Don Tomás

Com clima rústico, o destaque deste hotel fica para a área externa. Aproveite a piscina e a vista para o vulcão Licancabur. Os quartos estão distribuídos entre suítes e cabanas. Ele oferece café da manhã, restaurante e internet wi-fi gratuita.

Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!

Hotel Altiplánico

Neste hotel você aprecia a bela vista do deserto e ainda pode aproveitar o chuveiro externo para ver o céu estrelado, disponível apenas em algumas acomodações. A arquitetura e a decoração interna se destacam pelas referências étnicas. Aproveite ainda a piscina, os jardins e o restaurante. A internet wi-fi é gratuita.

Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!

Explora En Atacama Hotel De Larache

Este belo hotel oferece facilidades como wi-fi gratuito, estacionamento, restaurante, bar, serviço de quarto, quatro piscinas, spa, trilhas e saunas. Os quartos são equipados com banheira, secador de cabelo, escrivaninha e cofre.

Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!

Hotel Tierra Atacama

Localizado a apenas 2,5 quilômetros da rodoviária de Atacama, o hotel possui jardim com piscina, spa, biblioteca, restaurante, bar e wi-fi gratuito em todas as áreas. Os quartos contam com terraço, aquecimento central, ar-condicionado e cofre.

Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!

Hotel Tulor

Situado no coração de San Pedro de Atacama, o hotel fica a 500 metros da Plaza de San Pedro de Atacama. Oferece café da manhã, wi-fi gratuito, estacionamento, restaurante, bar, piscina e lavanderia. Os quartos possuem telefone, cofre e varanda.

Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!

Hotel Kimal

Com estilo étnico, este hotel confortável possui piscina, jacuzzi e jardim. Os quartos contam com telefone, frigobar e internet wi-fi. Também há restaurante, bar e café da manhã, além de estacionamento gratuito e fácil acesso a locais para passear, como museus e feirinhas.

Reserve agora seu hotel no Deserto do Atacama!

 

Restaurantes

Devido ao constante fluxo de turistas, não é difícil encontrar em San Pedro de Atacama restaurantes com pratos internacionais, como massas e pizzas. Se você procura por uma experiência culinária mais regional, prove as carnes de lhama e vitela, queijo de cabra e as tradicionais empanadas de carne ou de queijo.

Pizzeria El Charrua

O ambiente simples e pequeno, além da excelente qualidade dos ingredientes, conquistam o público nesta pizzaria.

ENDEREÇO: Tocopilla 442, San Pedro de Atacama.

Barros

Neste restaurante animado, com shows ao vivo, prove a ótima culinária chilena, pizzas e bebidas.

ENDEREÇO:Calle Tocopilla, San Pedro de Atacama.

La Estaka

Esta é uma ótima opção para os vegetarianos e quem gosta de comida típica. Prove a excelente salada de quinoa e os pratos a base de peixe.

ENDEREÇO: Caracoles 259, San Pedro de Atacama.

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).