CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

 

Galápagos é viagem inesquecível para amantes da natureza

O cenário é ideal para observação da vida animal – marinha e terrestre – e desde o século 19 atrai olhares de cientistas e cada vez mais turistas para suas ilhas. O arquipélago de Galápagos, distante mil quilômetros da costa do Equador, constitui a segunda maior reserva marinha do mundo, possui vulcões e extensas áreas verdes. Não é atoa que Charles Darwin, em 1835, depois de visitar o local e observar as espécies que ali viviam, publicou um dos trabalhos mais polêmicos e conhecidos do mundo: a Teoria da Evolução das Espécies. Ela afirma que todos os animais evoluíram de acordo com o meio ambiente e mudanças genéticas passadas de geração em geração. Declarado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, Galápagos tem diversas ilhas que abrigam espécies com características únicas, que você só encontrará ali, como o piqueiro-da-pata-azul e a fragata, aves cujas cores vivas chamam a atenção de longe. Por este motivo, uma viagem ao arquipélago não é somente turismo, mas um verdadeiro mergulho nos mistérios da vida.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

É possível visitar Galápagos durante todo o ano. As chuvas vão de dezembro a maio, e as temperaturas são mais elevadas. Entre junho e novembro, a Corrente de Humboldt traz águas geladas. Os mergulhos são mais frios, mas a diversidade é maior.

curiosidades

Descoberta em 1532, a região foi colonizada três séculos mais tarde, garantindo biodiversidade intocada durante anos. Galápagos, aliás, é o nome dado às tartarugas que medem até dois metros de comprimento.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

Animais exóticos, muita diversidade, praias de areias brancas e águas cristalinas. Tudo isso você encontrará em Galápagos, destino especial para aventureiros, cientistas e curiosos. Ali o relevo vulcânico e a vida selvagem são as principais atrações e fonte de inspiração para fotografias sensacionais. Confira!

Na Ilha Seymour você encontrará uma grande população de piqueiros-de-pata-azul e de fragatas-magníficos de Galápagos (Crédito: Thinkstock)
Ilha Isabela é a maior ilha do arquipélago e tem cinco vulcões. Lá você verá diversas iguanas e lagartos (Crédito: Thinkstock)
Cena corriqueira na Ilha San Cristóbal, leões marinhos tiram cochilos nos bancos do calçadão à beira-mar (Crédito: Thinkstock)
A Ilha Santa Cruz abriga importantes centros de pesquisa, como a Fundação Charles Darwin (Crédito: Thinkstock)
Desabitada, a Ilha Santa Fé possui fauna rica que inclui leões marinhos, corujas, fragatas, gaivotas e pelicanos (Crédito: Thinkstock)
Nas Ilhas Plaza a natureza é igualmente generosa; estão repletas de piqueiros-mascarados e piqueiros-de-pata-azul (Crédito: Thinkstock)
Se você procura por um lugar para praticar snorkel, vá à Ilha Bartolomé, que possui uma linda praia (Crédito: Thinkstock)
Menor ilha do arquipélago, a Ilha Floreana, está cheia de iguanas e leões marinhos (Crédito: Thinkstock)
Los Gemelos são grandes buracos formando fendas na terra e que abrigam uma floresta cada (Crédito: Thinkstock)
As praias de Galápagos podem ser utilizadas para mergulhos e até a prática de surf (Crédito: Thinkstock)
Um dos passeios mais legais de Galápagos é para a praia de Tortuga Bay (Crédito: Thinkstock)
Símbolos do arquipélago, as Galápagos - tartarugas gigantes - podem viver mais de 100 anos (Crédito: Thinkstock)
 

Ilhas

Com características próprias, cada ilha de Galápagos possui atrações incríveis e paisagens que irão marcar para sempre sua memória. Compre sua passagem aérea para Galápagos e explore vulcões e matas, observe leões marinhos, aves e iguanas, além de aprender sobre a vida das tartarugas gigantes.

Crédito: Thinkstock

Ilha Santa Cruz

A ilha costuma ser a primeira parada de turistas que chegam pelo aeroporto de Baltra e serve também como conexão via mar para Isabela e San Cristóbal. Seu principal centro urbano é Puerto Ayora e os locais mais procurados pelos visitantes são Fundação Charles Darwin, Centro Comunitário de Educación Ambiental Miguel Cifuentes Arias, Cerro Dragón, Los Gemelos, Fazenda Las Primícias, Lavas do Hotel Royal Palm e a trilha Las Grietas. 

Crédito: Thinkstock

Ilha San Cristóbal

Com formações geológicas imponentes, San Cristóbal é uma das ilhas mais antigas da região. Destaque para a rocha León Dormido (formada por cinzas vulcânicas), o vulcão Junco, o Jardim de Opuntias Gigantes, o bosque Galapaguera do Cerro Colorado e as fazendas El Progreso e El Cafetal. Uma das cenas mais inusitadas é vista no calçadão, onde leões marinhos estão por todos os lados, tirando cochilos nas portas de restaurantes, bancos e na praia.

Crédito: Thinkstock

Ilha Isabela

Isabela é a maior ilha do arquipélago e tem cinco vulcões: Isla Negra, Cerro Azul, Alcedo, Darwin e Wolf. Entre as atrações estão o Centro de Criação de Tartarugas Gigantes, as fendas rochosas Las Tintoreras, a cratera vulcânica Islote Tortuga, as trilhas ao vulcão Sierra Negra e ao Muro de las Lágrimas.

Crédito: Thinkstock

Ilha Floreana

Na menor e menos povoada ilha de todo o arquipélago você encontra muitos leões marinhos e iguanas. Lugares históricos como as cavernas onde viveram os Wittmer (família alemã que habitou a região no início do século passado) e o Mirante da Baronesa são alguns dos locais a se visitar em Floreana.

Crédito: Thinkstock

Ilha Bartolomé

A pequena ilha da Baía de Sullivan tem dois pontos turísticos importantes. Um deles é o topo de uma montanha, de onde você pode observar uma enorme variedade de formações vulcânicas. O outro é a linda praia da ilha, perfeita para snorkel. 

Crédito: Thinkstock

Ilha Seymour

Os penhascos baixos originam pequenas praias, onde as gaivotas costumam descansar. A ilha contém a maior colônia de fragatas-magníficos de Galápagos e também grande população de piqueiros-de-pata-azul. Na ilha, você visita também Las Bachas, praia de coral branco que é o melhor lugar para desova das tartarugas marinhas na época da reprodução e também ótimo ponto para praticar snorkel.

Crédito: Thinkstock

Ilhas Plazas

As duas ilhotas ficam a 300 quilômetros da costa leste de Santa Cruz, sendo a ilha do norte utilizada somente para investigações científicas. Já a Plaza Sul pode ser visitada e abriga uma das mais abundantes espécies de animais do arquipélago. Formada pelo magma vulcânico, está repleta de piqueiros-mascarados e piqueiros-de-pata-azul, além de possuir vasta colônia de leões-marinhos em Canal Praças.

Crédito: Thinkstock

Ilha Santa Fé

Também chamada de Barrington, em homenagem ao Almirante Samuel Barrington, a ilha não tem água doce e nunca foi habitada. Possui rochas subterrâneas com cerca de 3,9 milhões de anos e bosque com as maiores espécies de cactos do arquipélago. A iguana terrestre que mora por lá é uma espécie única no mundo, que chega a medir 1,20 metro. Você também encontra corujas, fragatas, gaivotas, pelicanos, leões-marinhos e tartarugas marinhas, entre outros animais.

 

Passeios e atrações

Há muito o que ver nas ilhas e no mar, portanto reserve ao menos uma semana para conhecer todas as atrações de Galápagos e poder admirar a natureza em seu estado mais selvagem. Passeie pelas fazendas e praias, deslumbre-se com Los Gemeros e suas florestas intocadas, além de conhecer de perto um vulcão extinto. Garanta agora seu pacote para Galápagos!

Crédito: Thinkstock

Tortuga Bay

Comece o passeio com uma caminhada de 2,5 quilômetros até a praia de Tortuga Bay. Lá é possível nadar nas águas tranquilas e desfrutar da bela paisagem. Depois faça passeio de barco pela baía para conhecer La Loberia, onde você observa lobos-marinhos e também pratica snorkel. Passe ainda pelo Canal do Amor, pelo Canal de las Tintoreras e pela Playa de los Perros

Crédito: Thinkstock

Los Gemelos

Os imensos buracos formando fendas gigantescas na terra são resultado da ação de lavas vulcânicas do período da formação da ilha. Estão localizados na parte alta de Santa Cruz e cada um abriga uma floresta em seu interior, que atrai diversas espécies de aves endêmicas. No local é possível fazer trilha entre bosques de escalesias, famoso entre os fãs de observação de aves. 

Crédito: Thinkstock

Vulcão Junco

O vulcão extinto, localizado a 17 quilômetros de Puerto Baquerizo, possui lagoa de água doce, única em todo o arquipélago. Pegar a estrada que leva até o vulcão já é um passeio incrível: o caminho passa por setores rurais, como Progresso, primeiro assentamento humano de Cristóbal, e o cerro San Joaquín, o ponto mais alto da ilha, com 830 metros de altura.

Crédito: Thinkstock

Fazendas

Não deixe de fazer passeios pelas fazendas, que são alguns dos atrativos mais interessantes do arquipélago. Conheça a Fazenda El Cafetal, localizada em Socavón e indicada para os amantes do café. A Fazenda El Progresso foi o primeiro assentamento da ilha, fundado no final do século 19, hoje abandonado e utilizado apenas para turismo. Já a Fazenda Las Primícias possui um túnel de lava com 300 metros de extensão. A fazenda ainda é lar de exemplares gigantes de tartarugas selvagens de até 200 anos.

Crédito: Thinkstock

Praias

Em Galápagos as praias não são exatamente para curtir o sol e pegar um bronzeado. As areias muitas vezes são ocupadas por moradores ilustres, como leões marinhos, e proibidas para banho. É o caso da Playa de los Marinos, onde os simpáticos mamíferos se reproduzem e criam os filhotes. Eles também são encontrados na Playa de Oro. Já a Playa Mann é muito procurada para mergulho livre. Para a prática de surf, procure as praias de Punta Carola, Tongo Reef e El Cañón.

Crédito: Thinkstock

Ciência

Ir a Galápagos também é exercitar seu lado científico. Para isso, visite centros de pesquisas como o Centro Miguel Cifuentes Arias, que traz exposições e informações sobre a Reserva Marinha Galápagos e aquários com espécies vivas; o Centro de Criação de Tartarugas Gigantes, onde você verá espécies raras do Cerro Paloma e as do Cinco Cerros, com cascos achatados. A Fundação Charles Darwin, que mantém o programa de reprodução e criação de tartarugas terrestres gigantes em cativeiro, também é parada obrigatória.

Crédito: Thinkstock

Compras

A avenida Charles Darwin, principal via de Puerto Ayora, na Ilha de Santa Cruz, conta com lojas de artesanato que vendem principalmente peças de madeira e tecidos que representam as espécies animais de Galápagos.

 

Hotéis

A hotelaria nas Ilhas Galápagos tem conceito diferente daquele dos destinos turísticos convencionais: são pequenos estabelecimentos ecológicos e bem simples. Geralmente não contam com serviço de quarto ou recepção 24 horas, e pouquíssimos hotéis possuem televisão em seus apartamentos. Os melhores locais para se hospedar são Puerto Ayora, na Ilha de Santa Cruz, região com muitas opções de restaurantes, bares e lojas de artesanato, além de Santa Rosa, bairro da parte alta da Ilha de Santa Cruz, mais tranquilo e longe da badalação turística. Reserve agora seu hotel em Galápagos!

Hotel Flamingo

Localizado em Puerto Ayora, próximo a restaurantes, o Hotel Flamingo tem café da manhã gratuito e todos os apartamentos são equipados com ar-condicionado, telefone, TV a cabo e cofre. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e nos apartamentos, mas o sinal da internet não é muito bom nas ilhas.

Reserve agora seu hotel em Galápagos!

Hotel Silberstein

Esse hotel em Puerto Ayora conta com piscina, jardim, biblioteca, restaurante, café da manhã gratuito e lavanderia. Os apartamentos possuem ventilador, ar-condicionado e cofre. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e pago nos apartamentos.

Reserve agora seu hotel em Galápagos!

Hotel Fernandina

Também localizado em Puerto Ayora, em uma área residencial, está a um quilômetro da Estação Charles Darwin. Oferece piscina, restaurante, bar, café da manhã gratuito e lavanderia. Os apartamentos dispõem de ar-condicionado e vista para o jardim. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e nos apartamentos.

Reserve agora seu hotel em Galápagos!

Royal Palm Hotel

Situado em Santa Rosa, o hotel possui piscina, quadra de tênis, academia, bicicletas, piano-bar com lareira e café da manhã gratuito. Todos os apartamentos são localizados em “villas” e possuem varanda, TV e frigobar. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e pago nos apartamentos.

Reserve agora seu hotel em Galápagos!

Hotel Red Booby

O Hotel Red Booby oferece conforto e localização privilegiada na região de Puerto Ayora. Aproveite para descansar rodeado pela natureza e ainda usufruir de quartos confortáveis e bem iluminados. Também há restaurante, bar, acesso à internet e piscina com vista panorâmica. 

Reserve agora seu hotel em Galápagos!

Hotel Mainao

Localizado em Puerto Ayora, o Hotel Mainao tem vista para o mar e arquitetura em estilo árabe, cercada por jardins e pátios. Aproveite o serviço de café da manhã e os quartos com ar-condicionado e banheiro privativo. O hotel também fica próximo de várias opções de restaurantes e lojas.

Reserve agora seu hotel em Galápagos!

Hotel Isla Sol

O Hotel Isla Sol oferece quartos amplos e uma ótima localização na ilha Santa Cruz, próximo do Galapagos National Park. Aproveite a infraestrutura de piscina, bar, restaurante e internet wi-fi gratuita nas áreas públicas. Os apartamentos são equipados com TV a cabo e ar-condicionado. 

Reserve agora seu hotel em Galápagos!

Hotel Fiesta

O Hotel Fiesta fica perto do centro de Puerto Ayora e é ideal para descansar depois dos passeios. Os quartos são bem iluminados e equipados com ar-condicionado e TV a cabo. Algumas acomodações possuem varanda com vista panorâmica. A propriedade também conta com restaurante e internet wi-fi gratuita.

Reserve agora seu hotel em Galápagos!

Hotel Villa Laguna

Cercado de muito verde, o Hotel Villa Laguna conta com piscina e quartos arejados para você curtir as belezas de Galápagos. Garanta já sua reserva e aproveite também o conforto das suítes, equipadas com ar-condicionado, mesa, cofre e TV a cabo. Há café da manhã e internet wi-fi gratuita nas áreas comuns.

Reserve agora seu hotel em Galápagos!

Hotel Solymar Ilha Santa Cruz

Relaxe na piscina do estabelecimento, com vista para o mar, e aproveite para pedalar em uma bicicleta alugada pela região. Nos apartamentos, você encontra cofre, internet wi-fi, ar-condicionado, frigobar, TV e amenities de banho. O Hotel Solymar Ilha Santa Cruz ainda dispõe dos serviços de lavanderia, depósito de bagagens e sala de conferência.

Reserve agora seu hotel em Galápagos!

 

Restaurantes

Entre um passeio e outro, desfrute da deliciosa gastronomia equatoriana. As frutas tropicais de Galápagos que merecem destaque são a chirimoya e a namey, de cor vermelha. Prove o chifles, tiras de bananas fritas crocantes que podem ser apreciadas como aperitivos e também servem como acompanhamentos de pratos típicos, como ceviche, marisco ou camarão.

Crédito: therockgalapagos.com

The Rock

O variado cardápio inclui saladas, massas, frutos do mar e lanches. Com preço justo, o restaurante oferece wi-fi gratuito.

ENDEREÇO: Esquina da avenida Charles Darwin com a Islas Plaza, Ilha de Santa Cruz.

Crédito: facebook.com/IlGiardinoGalapagos

Il Giardino

Frutos do mar, carnes e massas compõem o menu da casa, que tem 24 tipos de sorvetes.

ENDEREÇO: Avenida Charles Darwin, Ilha de Santa Cruz.

Crédito: angermeyer-waterfront-inn.com

Angermeyer Point

A cozinha gourmet internacional e os frutos do mar são as especialidades do restaurante mais chique de Galápagos. Como ele fica em Punta Estrada, você precisa pegar um táxi aquático para chegar lá em cerca de cinco minutos. Ideal para casais, possui ambiente interno e outro ao ar livre.

ENDEREÇO: Punta Estrada, Ilha de Santa Cruz.

Quiosques

Pequenos restaurantes vendem comidas típicas em Puerto Ayora, onde a população almoça ou janta. As mesas são dispostas nas ruas. Os quiosques servem principalmente peixes e frutos do mar, incluindo grandes lagostas com o preço mais econômico do Equador.

ENDEREÇO: Charles Binford, Ilha de Santa Cruz.

Isla Grill

Famoso pelos grelhados e frutos do mar, esse restaurante também serve lanches, pizzas e saladas.

ENDEREÇO: Avenida Charles Darwin, Ilha de Santa Cruz.

Red Sushi

Os sushis são as especialidades desse saboroso restaurante japonês, que está situado no mesmo prédio do Hotel Mangroove.

ENDEREÇO: Avenida Charles Darwin, s/nº, Ilha de Santa Cruz.

 

Diferenciais

  • Equipe

    Guias treinados para prestar o melhor atendimento

  • Suporte

    Atendimento telefônico para os passageiros CVC

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).