CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

Ilha MaurícioMaurício

Crédito: Thinkstock
 

A ilha de origem vulcânica reúne belas montanhas e praias

Habitada por europeus, indianos e africanos, a paradisíaca Ilha Maurício é um dos endereços mais famosos de Maurício, país com mais de 500 anos de história, mas que só conquistou a independência da Inglaterra nos anos 60. Muito procurada por casais em lua de mel e aventureiros em busca de paisagens cinematográficas, o destino oferece muito mais que praias de águas transparentes. Além de curtir o mar e muito sol, você terá experiências únicas em meio às referências multiculturais presentes na história, na cultura e na gastronomia local cheia de influências. Divirta-se também nas praias Le Morne e Belle Mare, veja de perto o charme dacapital Port Louis, explore cachoeiras, a intrigante área conhecida como Terra das Sete Cores e a beleza marinha em passeios entre golfinhos e baleias.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

O clima e a temperatura da água são agradáveis o ano todo. De abril a junho é ideal para evitar as chuvas. De novembro a abril pode passar do 30ºC, enquanto de maio e outubro a temperatura fica na casa dos 20ºC.

curiosidades

A Ilha Maurício abriga o segundo jóquei clube mais antigo do mundo (atrás das mais antigas arenas britânicas) e as corridas são paixões nacionais. Veja mais da cultura local ao conhecer a sega (estilo musical), o rum (produzido desde o século 19), e o tradicional chá de baunilha.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

Repleta de belezas naturais, a Ilha Maurício é um paraíso que vale a pena ser explorado além das praias. Aproveite a diversidade cultural e asaventuras que fazem da ilha um local surpreendente e cada vez mais atrativa para quem busca passeios pela arquitetura colonial, história,esportes na águasafáris e até visita à cratera de um vulcão. Confira algumas fotos e programe já sua viagem!

A Cachoeira de Chamarel é uma das principais atrações e pode ser acessada por trilhas desde o Parque Black River (Crédito: Thinkstock)
Distante cerca de 4h de voo da África do Sul, a Ilha Maurício é banhada por recifes de corais e praias incríveis do Oceano Índico (Crédito: Thinkstock)
Considerada uma das mais bonitas do Oceano Índico, a praia Le Morne é ideal para praticar esportes radicais (Crédito: Thinsktock)
O litoral da praia Trou aux Biches atrai casais em lua de mel e famílias (Crédito: Thinkstock)
Aproveite para tomar banho de mar no verão e no inverno, já que a temperatura da ilha raramente fica abaixo dos 22 graus (Crédito: Thinkstock)
Em Curepipe, é inspirador o passeio para conhecer a vista panorâmica da ilha direto da cratera do vulcão Trou aux Cerfs (Crédito: Thinkstock)
Na Terra das Sete Cores, os tons presentes no solo colorido resultaram da mistura de metais de origem vulcânica (Crédito: Thinkstock)
A cachoeira Rochester Falls é famosa pelas formações de basalto que parecem esculturas (Crédito: Thinkstock)
Tombada como patrimônio mundial pela importância histórica, a montanha Le Morne domina a paisagem cercada por praias (Crédito: Thinkstock)
O lago com vitórias-régias se tornou cartão-postal do Jardim Botânico da ilha, lar de mais de 500 tipos de plantas (Crédito: Thinkstock)
Conheça a estátua de Shiva e o templo indiano no lago Grand Bassin, principais referências da cultura hindu na ilha (Crédito: Thinkstock)
Entre as opções de passeios inesquecíveis está o safári perto de animais comuns na savana africana (Crédito: Thinkstock)
Você pode ter contato com as curiosas tartarugas gigantes em reservas naturais ou no jardim botânico da ilha (Crédito: Thinkstock)
 

Atrações

Para garantir experiências inesquecíveis, compre seu pacote para Ilha Maurício e conheça a histórica capital Port Louis, endereço de museus e opções de compras. Aproveite ainda as principais praias e as atrações naturais da ilha, como a montanha Le Morne, o Jardim Botânico, a Terra das Sete Cores, além de trilhas por cachoeira e safári em reservas como o Parque Natural Casela!

Crédito: Thinkstock

Port Louis

Port Louis, a maior cidade da Ilha Maurício, é o centro financeiro e a capital do país, além de endereço do principal porto. Fundada no século 16, a arquitetura colonial está presente nas fachadas de edifícios e você poderá notar a mistura de etnias pelas ruas, mercados, templos, mesquitas e nas esculturas de deuses indianos. Conheça a famosa estátua da deusa Shiva, os vários templos hindus espalhados pela região e a vista alto do Forte Adelaide, usado como ponto de observação no século 17. Conheça também o Caudan Waterfront, áea de comércio e lazer na orla da cidade, e o histórico hipódromo Champ de Mars.

Crédito: Thinkstock

Praias

Presente em diversas listas das praias mais incríveis do Oceano Índico, Le Morne se destaca pela cor do mar e por ser referência para quem gosta de esportes na água, como surf, kitesurf, mergulho, windsurf e vela. As praias Belle Mare, a leste, e Trou aux Biches, ao norte, são famosas entre as famílias. Privilegiadas pelo mar com vários tons de azul e águas mornas, as praias da Ilha Maurício são públicas, mas muitas são dominadas por resorts, por isso, é importante se informar com antecedência sobre quais combinam mais com o seu estilo - as mais movimentadas ou as quase desertas. As opções agradam desde aventureiros a casais em lua de mel.

Crédito: Thinkstock

Chamarel

Uma das principais atrações naturais da Ilha Maurício é a região de Chamarel, na costa oeste. Prepare-se para ver de perto a Cachoeira de Chamarel, com 100 metros de altura. É também nessa região que está localizada a Terra das Sete Cores, área particular que virou ponto turístico devido à coloração do solo, com tons de marrom, verde e roxo. Acredita-se que este efeito seja resultado das cinzas de vulcões (a ilha se formou a partir de erupções vulcânicas) em contato com o clima quente, o vento e as rochas.

Crédito: Thinkstock

Le Morne

Aproveitar o visual da península Le Morne, ao sudoeste da Ilha Maurício, é um dos passeios imperdíveis na região. Visite também a praia Le Morne (uma das mais famosas), explore a simpática vila local habitada no passado por escravos e conheça a inconfundível montanha Le Morne (tombada como patrimônio mundial), que domina o cenário cercado por mata, oceano e resorts.

Crédito: Thinkstock

Jardim Botânico

No Jardim Botânico, ao norte da ilha, você encontra animais, como aves e tartarugas gigantes, e mais de 600 espécies de plantas. Além de vegetais comuns em todo o continente africano, o local abriga um lago repleto de vitórias-régias naturais da Amazônia. Esse ponto do parque é um dos mais fotografados entre os turistas.

Crédito: Thinkstock

Cachoeiras e safári

Reserve alguns dias do roteiro para se aventurar entre montanhas, áreas de safári, cachoeiras e rios no Parque Natural Casela. A visita à reserva garante várias atividades, como mergulho, caminhada, rapel e passeio de buggy. Conheça as cachoeiras Tamarind Falls, área famosa por concentrar 11 quedas d’água rodeadas pela mata. Ao sul, enfrente a trilha próxima ao rio Savanne para ver as cachoeiras Rochester Falls, famosas pela formação de colunas de basalto.

Cratera Trou aux Cerfs

Na segunda maior cidade da Ilha Maurício, Curepipe, conheça a cratera do vulcão extinto Trou aux Cerfs. Segundo historiadores, as lavas teriam dado origem à ilha e acredita-se que sua última erupção tenha ocorrido 600 mil anos atrás. Desde então, o entorno da cratera, de aproximadamente 100 metros de profundidade, deu lugar a uma floresta. Esse local surpreendente atrai aventureiros e famílias. Você encontrará bancos para descanso e mirante para curtir a vista da área arborizada, além da vista panorâmica da ilha.

Museu Blue Penny

Inclua o Museu Blue Penny no roteiro de espaços culturais que devem ser visitados na Ilha Maurício. O local é ideal para conhecer as influências de outros povos na história e na cultura local. Veja de perto coleções que representam a colonização e contam a história da capital e do principal porto do país, Port Louis. Durante a visita você também confere curiosidades sobre as explorações marítimas pelo Oceano Índico e confere fatos dos famosos selos Blue e Red Penny. A entrada é paga.

ENDEREÇO: Caudan Waterfront, Block A | Port Louis

Mergulho, golfinhos e baleias

Apaixonados pela vida marinha têm opções de sobra por aqui. Aproveite as excursões de catamarã ou barco para ver golfinhos e baleias cachalote no sudoeste da ilha. Ao norte, programe-se para conhecer navios naufragados. Já ao sul, na região da cidade de Blue Bay, a principal atração é o mergulho por águas quase transparentes e recifes de corais. Conheça o Parque Marinho Blue Bay, faça também passeios de lancha ou barco e mergulho com snorkelVocê também encontrará passeios de catamarã ou barco para chegar a Ile aux Cerfs e Ile des Cocos, conhecidas como pontos de prática de snorkeling.

Parque Nacional Black River

A maior reserva natural de Maurício, o Parque Nacional Black River, a oeste da Ilha Maurício, concentra plantas raras e espécies únicas de animais, como morcegos gigantes e aves nativas ameaçadas de extinção. Também há cachoeiras e diversos mirantes com vista para o mar.

Aapravasi Ghat

O conjunto de edifícios conhecido como Aapravasi Ghat é uma das atrações maurícias tombadas como patrimônio da humanidade pela Unesco. Este local centenário funcionou como “porta de entrada” para os primeiros imigrantes que desembarcaram na ilha. A partir de 1834 até o começo do século 20, milhares de trabalhadores, de maioria indiana, foram enviados à ilha pelo governo britânico para substituir os escravos nas plantações de açúcar.

ENDEREÇO: Ex-DWC Building | 1 Quay St | Trunk Road | Port Louis

Place d’ Armes

Um dos endereços mais tradicionais da Ilha Mauricio é a Place d’Armes, localizada em frente ao porto, no coração do centro histórico de Port Louis. Você pode utilizá-la como referência para se localizar na cidade e ainda aproveitar para conhecer estátuas de personalidades locais, como a primeiro presidente da ilha, a rainha Vitória, entre outros. Vale a pena conhecer a praça para ver de perto a arquitetura em estilo colonial presentes nas fachadas do entorno.

ENDEREÇO: Em frente ao porto, próximo a Royal Road x Trunk Road

 

Entretenimento

Confira as várias opções de compras e restaurantes em Port Louis. Um dos locais mais famosos é o Le Caudan Waterfront, ideal para andar a pé entre cafés e vitrines. Também vale a pena visitar os mercado central e os shoppings na região de Quatre Bornes.

Crédito: Reprodução/caudan.com

Compras em Port Louis

Aproveite para encontrar presentes interessantes nos shoppings espalhados pela capital da Ilha Maurício. Visite o Bagatelle Mall, com mais de 100 lojas, restaurantes e cafés. Explore também o charmoso Le Caudan Waterfront, localizado na marina da cidade, endereço de restaurantes, lojas de roupa, duty free e espaços culturais que rendem bons passeios a pé. Vale a pena passear pela Chinatown e pelo famoso Grand Baie Bazaar, onde há opções de roupas e objetos artesanais.

Crédito: Thinkstock

Mercados

Tanto em Port Louis como em Quatre Bornes é fácil encontrar mercados bem acessíveis de transporte público. Aproveite para passear pelas barracas de comida com alimentos frescos e frutas exóticas ou escolher presentes, como itens decorativos e roupas. Estes espaços, populares entre moradores e turistas, costumam vender produtos a preços baixos.

Quatre Bornes

A região de Quatre Bornes é destino certo para curtir vida noturna agitada e encontrar movimentados bares e lojas. A via mais famosa da região é a St. Jean Road, cercada por mercados, lojas, restaurantes, agências bancárias e tudo o mais que você precisar durante a viagem. Aos finais de semana você também encontra mercados veganos nessa região. Os shoppings Trianon Shopping Park e Orchard Shopping Centre são outras opções de compras e lazer na Ilha Maurício.

 

Hotéis

Confira os hotéis na Ilha Maurício, que oferece opções para todos os gostos e bolsos: desde resorts luxuosos a empreendimentos mais simples, ideais para relaxar depois de um dia inteiro de passeios e praia.

The Residence

Um dos mais luxuosos hotéis da Ilha Maurício, o The Residence oferece conforto e a beleza do visual à beira-mar na praia de Belle Mare. Aproveite os quartos com sacada, muita luz natural e estilo colonial. As acomodações são equipadas com ar-condicionado, TV com canais via satélite, internet wi-fi, minibar, cofre e dock para iPod. Você também encontra serviços de SPA, opções de passeios, piscina, restaurante e bar na propriedade.

Reserva já sua hospedagem na Ilha Maurício!

Trou Aux Biches Hotel

Além da paisagem paradisíaca da praia ao redor, o hotel Trou Aux Biches conta um amplo jardim e vários serviços que proporcionam uma hospedagem inesquecível. Aproveite itens de lazer e passeios agendados, como piscina, kids club, lojas, SPA e opções de atividades como ginástica, tênis, mergulho, entre outros. Os quartos contam com ar-condicionado, telefone, cofre e serviços de despertar. O serviço de quarto funciona 24h e a internet wi-fi é gratuita.

Shandrani Resort & Spa

Localizado na Costa Sul da Ilha Maurício, o Shandrani Resort é boa opção para interessados em explorar as praias da região e a área da Parque Marinho Blue Bay. O hotel oferece restaurantes de frente para a praia, serviços de SPA e estrutura para esportes, como ski aquático, windsurfe, golfe, entre outras atividades. As acomodações contam com ar-condicionado, serviço de quarto 24h, cofre e minibar.

Blumarine Attitude

Com infraestrutura de resort, o Bluemarine Attitude conta com dezenas de itens de lazer que oferecem uma experiência única na Costa Norte da Ilha Maurício. Aproveite facilidades como piscinas, SPA, quadras de tênis, restaurantes e estrutura para esportes aquáticos. Também há kids club e praia privativa à disposição. O estacionamento e a internet wi-fi são gratuitas.

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).