CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

 

Itália: terra de belezas naturais, história e rica gastronomia

Com quase 3 mil anos de história, a Itália é um verdadeiro museu a céu aberto, repleta de  monumentos, catedrais, palácios, fortalezas, sítios arqueológicos e algumas das mais importantes obras de arte do mundo. E quem vai a este país também prova muita massa e doces, tudo regado a excelentes vinhos. Como se não bastasse tamanha riqueza cultural, gastronômica e arquitetônica, a terra em forma de bota ainda possui paisagens únicas, com charmosos vilarejos, Alpes nevados, praias belíssimas e cidades que se equilibram entre o passado e o futuro. 

Crédito: Thinkstock  
quando ir

O clima varia em cada região. A região alpina tem invernos rigorosos e verões frios, enquanto as regiões litorâneas têm invernos suaves e verões quentes e secos. Em Roma, o clima fica mais ameno entre abril e setembro. Já a época chuvosa vai de outubro a janeiro.

curiosidades

Embora a língua oficial seja o italiano, falado por quase toda a população, existem diversos dialetos regionais, como o vêneto, o napolitano e o sardo.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

Caminhar pelas ruas da Itália é como voltar ao passado, pois em cada esquina ou praça você encontrará monumentos, igrejas, obras de arte, castelos e palácios. Ande sem pressa, caso contrário você perderá algum detalhe. Aproveite ainda para degustar a fantástica gastronomia italiana, terra do macarrão, canelone, pizza e outras tantas delícias.

Veneza é banhada pelo mar Adriático e formada por 118 ilhotas, ligadas por mais de 400 pontes (Crédito: Thinkstock)
Por entre os canais de Veneza, milhares de turistas passeiam de gôndolas, em um clima romântico (Crédito: Thinkstock)
Na capital Roma você encontrará alguns dos pontos turísticos mais famosos do país, como Coliseu, palco dos gladiadores (Crédito: Thinkstock)
A bela Fontana di Trevi, uma das fontes mais visitadas da Itália, também fica em Roma (Crédito: Thinkstock)
A Basílica de São Pedro está localizada no Estado do Vaticano, em Roma, e é considerada a principal igreja do cristianismo (Crédito: Thinkstock)
Ainda em Roma, o Fórum Romano é um sítio arqueológico localizado entre os montes Palatino e Capitolino (Crédito: Thinkstock)
A Basílica de São Marcos, a mais famosa igreja de Veneza, é exemplo da arquitetura bizantina (Crédito: Thinkstock)
Em Florença está a maior parte do acervo artístico da Itália, cidade que teve seu auge no Renascimento (Crédito: Thinkstock)
Um dos pontos turísticos mais famosos de Florença é a Ponte Vecchio (Crédito: Thinkstock)
Milão é a cidade dos apaixonados por moda, sede de muitos eventos ligados à indústria fashion (Crédito: Thinkstock)
Nápoles combina belezas naturais, monumentos históricos, lojas e docerias maravilhosas (Crédito: Thinkstock)
Em Nápoles você poderá conhecer as ruínas de Pompéia, cidade romana destruída pela erupção do vulcão Vesúvio (Crédito: Thinkstock)
San Gimignano fica na região da Toscana e possui um grande conjunto arquitetônico medieval (Crédito: Thinkstock)
Amalfi é a maior cidade da Costa Amalfitana e foi um importante centro marítimo (Crédito: Thinkstock)
A ilha napolitana Capri é perfeita para quem gosta de badalação, cafés e uma vista de tirar o fôlego (Crédito: Thinkstock)
Conhecida como A Gorda, Bologna é famosa por oferecer o melhor da culinária italiana (Crédito: Thinkstock)
A maior cidade da Sicília, Palermo, é banhada pelo Mar Tirreno e dominada pelo monte Pellegrino (Crédito: Thinkstock)
Com fama de possuir as melhores praias do país, Cagliari fica na região da Sardenha (Crédito: Thinkstock)
Turim é a quarta maior cidade do país e foi a primeira capital do país após a unificação (Crédito: Thinkstock)
A Torre de Pisa é inclinada devido ao terreno arenoso e argiloso sobre o qual foi construída (Crédito: Thinkstock)
A Casa da Julieta, personagem de Shakespeare, pode ser visitada em Verona (Crédito: Thinkstock)
 

Principais cidades

É difícil eleger a cidade mais bonita da Itália, pois cada uma possui encantos únicos. Roma, a capital e centro do Império Romano, oferece alguns dos mais conhecidos pontos turísticos do mundo, como o Coliseu e a Fontana di Trevi. Florença preserva o espírito do Renascimento, enquanto Veneza deslumbra a todos com seus canais. Compre sua passagem aérea para a Itália e conheça este país fascinante!

Crédito: Thinkstock

Roma

Conhecida como “cidade eterna”, a capital da Itália foi o centro do Império Romano. Oferece inúmeros pontos turísticos como o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Fórum Romano, o Castelo Sant’Angelo e o Palácio Vitoriano. Aproveite a oportunidade e conheça o Vaticano, além de restaurantes, bares e muitas lojas. Apesar do trânsito caótico, Roma reserva uma boa surpresa: a maioria das atrações se concentra em uma área em que é possível percorrer a pé.

Crédito: Thinkstock

Florença

A cidade que fica às margens do rio Arno e tem mais de 2 mil anos teve seu auge no Renascimento. Estima-se que aproximadamente 40% do acervo artístico do país estão nos museus e nas ruas de Florença. Não deixe a cidade sem conhecer as galerias Uffizi e Accademia, que apresentam obras de Michelangelo e Botticelli. Conheça ainda o Duomo, o Palazzo Pitti e a famosa ponte Vecchio

Crédito: Thinkstock

Veneza

Situada no nordeste da Itália, na região do Vêneto, Veneza é banhada pelo mar Adriático e formada por 118 ilhotas, ligadas por mais de 400 pontes. Reúne obras-primas da arquitetura e da arte em seus seis distritos. Os lugares mais famosos e disputados pelos turistas são a Piazza San Marco, a Torre do Relógio, a ponte dos Suspiros, o Canal Grande e a Ponte Rialto. Aproveite a oportunidade e conheça Murano, arquipélago famoso pela produção de vidros. 

Crédito: Thinkstock

Milão

A cidade é o destino certo dos apaixonados por moda, que encontram no Quadrilátero de Ouro - conjunto de ruas - as grifes mais famosas e caras do mundo. Encante-se com a grandiosidade da catedral Duomo ou com igrejas mais singelas como a Santa Maria delle Grazie. Milão também é conhecida pelos bons restaurantes e bares. Aproveite!

Crédito: Thinkstock

Nápoles

Com língua (napolitano) e cultura próprias, Nápoles combina belezas naturais, monumentos históricos, lojas e docerias maravilhosas. Lá você poderá visitar as ruínas de Pompéia e o centro histórico, declarado patrimônio mundial pela Unesco. Desfrute do belo mar, a beleza dos antigos prédios e a vista deslumbrante do vulcão Vesúvio.

Crédito: Thinkstock

San Gimignano

Desenvolvida no século 10 no alto de um monte de 334 metros de altura, San Gimignano fica na bonita região da Toscana. Seu conjunto arquitetônico medieval, restaurado a partir do século 19, deslumbra os visitantes. Destaque para o Duomo (igreja do século 12) e o Palazzo Podesta, conhecido como Palácio do Povo, sede da prefeitura e do Museo Civico.

Crédito: Thinkstock

Amalfi

A maior cidade da Costa Amalfitana foi um importante centro marítimo até ser conquistada em 1131. Em destaque está a Cattedrale di Sant’Andrea, de 1066, em estilo árabe siciliano, com portais em bronze e fachada de mosaicos. O belo cenário à beira-mar e a temperatura agradável fazem de Amalfi balneário muito procurado por turistas de todo mundo.

Crédito: Thinkstock

Capri

A famosa ilha napolitana é dividida em duas partes (Capri e AnaCapri) e perfeita para quem gosta de badalação, cafés, restaurantes e vistas maravilhosas. Com restrição para carros, os passeios são feitos a pé ou de lancha. A grande atração da região é a Grotta Azzurra, caverna escavada pelo mar numa rocha. Também vale visitar as ruínas da antiga Villa Jovis, construída no século 1 a.C.

Crédito: Thinkstock

Bologna

Famosa pelos pórticos, centro histórico e culinária, a cidade encontra-se na região de Emília Romagna, nas proximidades do triângulo Milão, Florença e Veneza. Lá fica a mais antiga universidade italiana, datada do século 11, a Università di Bologna. A gastronomia é considerada uma das melhores da Itália, tanto que Bolonha ganhou o apelido de La Grassa (A Gorda).

Crédito: Thinkstock

Palermo

A maior cidade da Sicília, banhada  pelo Mar Tirreno, é dominada pelo monte Pellegrino. É a quinta maior cidade da Itália, depois de Roma, Milão, Nápoles e Turim.  Foi fundada em 734 a.C. pelos fenícios. Palermo possui igrejas belíssimas, teatros e a impressionante Fontana Pretoria, na Piazza Pretoria.

Crédito: Thinkstock

Cagliari

Dona das melhores praias do país, a cidade fica na Sardenha e é a capital da região. A badalada Costa Esmeralda é mais famosa, mas o sul da ilha reserva praias de beleza selvagem. Cagliari foi fundada pelos fenícios há mais de 2 mil anos, dominada pelos pisinos e depois pelos aragonenses. 

Crédito: Thinkstock

Turim

Primeira capital da Itália unificada (entre 1861 e 1864), Turim é hoje a quarta maior cidade do país. Mescla características cosmopolitas, modernas e boêmias. Possui diversos museus, praças e edifícios históricos que passaram por processo de revitalização nas últimas três décadas. Destaque também para o metrô, considerado um dos melhores e mais seguros do mundo.

 

Atrações

Poucos países no mundo oferecem tantas atrações turísticas, espalhadas por praticamente todas as cidades e regiões, que você conhece mais a fundo com os pacotes para a Itália. Para conhecer todos os monumentos, prédios históricos, museus, fontes e igrejas, é preciso voltar à Itália diversas vezes e se apaixonar novamente por esse país a cada viagem.

Crédito: Thinkstock

Coliseu

O mais famoso monumento histórico da Itália fica na capital, Roma. Foi construído durante o Império Romano, entre os anos 70 e 80. O anfiteatro era utilizado como palco de lutas de gladiadores, espetáculos com feras e até batalhas navais.

ENDEREÇO: Piazza del Colosseo

Crédito: Thinkstock

Fórum Romano

Também em Roma, o Fórum Romano é um sítio arqueológico localizado entre os montes Palatino e Capitolino, ao lado do Coliseu. Foi o núcleo a partir do qual se desenvolveu toda a vida pública e a cultura durante a Roma Antiga. A grandiosidade das construções que sobreviveram ao longo dos anos impressiona.

ENDEREÇO: Acesso: pelo Largo Romolo e Remo | Via dei Fori Imperiali

Crédito: Thinkstock

Basílica de São Pedro

Visita obrigatória para quem viaja a Roma, a Basílica de São Pedro está localizada no Estado do Vaticano e cobre uma área de 2,3 hectares, ou seja, é capaz de abrigar mais de 60 mil devotos. Fica situada na Praça de São Pedro e é considerada a maior igreja do cristianismo.

ENDEREÇO: Piazza San Pietro

Crédito: Thinkstock

Basílica de São Marcos

A mais famosa igreja de Veneza é exemplo da arquitetura bizantina. Fica localizada na Praça de São Marcos e é sede da arquidiocese católica romana. A construção possui diversos adornos exóticos, adquiridos durante saques na época do mercantilismo.

ENDEREÇO: Piazza San Marco, 328 | Veneza

Crédito: Thinkstock

Basílica de São Francisco de Assis

Localizada na região da Úmbria, em Assis, é considerada Patrimônio da Humanidade desde 2000 pela Unesco. A Basílica de São Francisco de Assis é dividida em uma igreja inferior e outra superior. O corpo de São Francisco foi levado para o local em maio de 1230 e até hoje atrai milhares de devotos. Confira os pacotes para Assis!

ENDEREÇO: Piazza San Francesco, 2 |Assis

Crédito: Thinkstock

Torre de Pisa

A torre pendente de Pisa é um campanário localizado atrás de uma catedral. Construída na vertical, ela começou a se inclinar para o sudeste devido ao terreno instável formado por areia e argila. A Torre de Pisa possui 296 degraus e 7 sinos. A torre tem ingresso controlado e somente 30 pessoas podem subir a cada 20 minutos.

ENDEREÇO: Piazza del Duomo, 56126 |Pisa

Crédito: Thinkstock

Catedral de Santa Maria del Fiore

Situada em Florença, a catedral foi construída em estilo gótico, com fachada coberta por mármore cor de rosa, branco e verde. No interior da cúpula é possível ver os belíssimos afrescos de Giorgio Vasari, enquanto do lado de fora você se impressiona com o tamanho da igreja.

ENDEREÇO: Piazza del Duomo| Florença.

Crédito: Thinkstock

Piazza Duomo

A principal praça de Milão é um importante centro comercial há mais de sete séculos. Lá você pode visitar a Catedral Duomo, com fachada em estilo gótico e impressionantes 157 metros de comprimento, 92 metros de largura e 108 metros de altura.

Crédito: Thinkstock

Palácio Real de Nápoles

Conhecido como Reggia di Caserta, o palácio foi residência da família real Bourbon de Nápoles e declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1997. Reza a lenda que o rei Carlos de Bourbon exigiu que o edifício competisse com o Palácio de Versailles (na França) em termos de grandiosidade e luxo.

ENDEREÇO: Via Douhet, 22

Crédito: Thinkstock

Castelo Valentino

O Castelo Valentino fica no segundo maior parque de Turim, o Parque Valentino, ao longo do Corso Massimo D’Azeglio. As origens do castelo em formato de ferradura datam do século 16. Hoje abriga a Faculdade de Arquitetura da Universidade Politécnica.

ENDEREÇO:Corso Massimo D'Azeglio|Turim

Crédito: Thinkstock

Centro histórico de Verona

No centro histórico da cidade imortalizada pelo romance de Romeu e Julieta você encontrará a imponente Arena, anfiteatro do ano 30 a.C. e o terceiro maior do mundo – ele está mais bem conservado do que o Coliseu, de Roma. Outros pontos turísticos de Verona são a Casa de Julieta e a Piazza dei Signori.

Crédito: Thinkstock

Fontana di Nettuno

Junto à praça de mesmo nome está a fonte com uma estátua em bronze de Netuno, obra do francês Jean Boulogne (mais tarde conhecido como Giambologna), em típico estilo barroco. Construída por volta de 1500, a Fontana di Nettuno é cartão postal e símbolo da cidade de Bologna.

ENDEREÇO: Piazza del Nettuno, 40124|Bolonha

 

Hotéis

São muitas as opções de hotéis na Itália, desde luxuosos até pequenas e charmosas pousadas. A dica é sempre optar por um hotel próximo dos locais que pretende visitar, facilitando a locomoção e garantindo uma viagem tranquila e divertida.

Hotel Verona

O hotel está localizado próximo a Santa Maria Maggiore, uma das mais importantes basílicas de Roma, a apenas 10 minutos do metrô e de pontos turísticos como o Coliseu, Fórum Romano e a Piazza Venezia. Oferece jardim, café da manhã no quarto e wi-fi gratuito em todas as dependências. Os quartos são equipados com minibar, TV por assinatura, telefone, cofre eletrônico e poltrona.

Reserve agora seu hotel na Itália!

Hotel Floridia

Situado na área central de Roma, o hotel fica perto da Piazza della Repubblica, a 5 minutos de caminhada da Estação Roma Termini, com ligações diretas para os aeroportos de Fiumicino e Ciampino. Dispõe de café da manhã, recepção 24 horas, depósito de bagagem e aquecimento. Os quartos possuem TV LCD, ar condicionado, banheira ou ducha, secador de cabelo, produtos de higiene pessoal, telefone, frigobar e cofre.

Reserve agora seu hotel na Itália!

Hotel Embassy

Este hotel de Florença está localizado no centro, a poucos passos da estação de trem Santa Maria, a 10 minutos da catedral e a 15 minutos da Ponte Vecchio. Apresenta bar, wi-fi, recepção 24h, serviço de bilheteria, concierge, lavanderia e business center. Os quartos são equipados com camas king size, ar-condicionado, cofre e TV por assinatura.

Reserve agora seu hotel na Itália!

Hotel Ateneo

Localizado a 50 metros do Teatro La Fenice, em um edifício histórico de três andares com vista para um canal, o Hotel Ateneo fica a 100 metros da Praça de São Marcos. A parada de ônibus aquático mais próxima é Calle Valaresso/S.Marco. Os hóspedes podem aproveitar seu jardim, bar, wi-fi gratuito em todas as dependências, serviço de quarto e recepção 24h. Os quartos possuem ar-condicionado, TV por assinatura, telefone, minibar e cofre.

Reserve agora seu hotel na Itália!

Hotel Napoli

Situado no centro de Nápoles, em uma construção do final de 1800, o luxuoso hotel fica a apenas 5 minutos a pé da estação central. Destaque para o restaurante no último andar, com bar e terraço. Apresenta ainda acesso wi-fi gratuito em todas as dependências, serviço de quarto, recepção 24h e business center. Os quartos contam com ar-condicionado, frigobar e TV por assinatura.

Reserve agora seu hotel na Itália!

Hotel Albert

O Hotel Albert fica próximo da Estação Central de Milão, da Via Montenapoleone e a 4 paradas da Catedral de Milão. Oferece bar, café da manhã, wi-fi gratuita em todas as dependências, estacionamento gratuito, serviço de quarto, concierge, sala de TV e recepção 24h. Os quartos são equipados com ar-condicionado individual e TV por assinatura.

Reserve agora seu hotel na Itália!

 

Compras

Ir às compras na Itália é o sonho de muitas pessoas que adoram moda. Em Milão estão as grifes mais conhecidas do mundo, assim como as lojas mais requintadas do país. Se você vai para Roma, visite a Via del Corso, onde encontrará diversos itens, como roupas, acessórios e produtos de beleza.

Crédito: Thinkstock

Quadrilátero D’Oro

Em Milão, as vias Montenapoleone, Manzoni, della Spiga e Sant’Andrea concentram as grifes mais desejadas do mundo, como Armani, Gucci, Prada, Dolce & Gabbana e Moschino. 

Crédito: Thinkstock

Via del Corso

Extensa rua de compras de Roma onde o consumidor vai encontrar de tudo um pouco: roupas, acessórios, produtos de beleza e vários outros itens. Entre uma loja e outra é possível encontrar cafés e vielas com produtos mais baratos. 

Via Toledo

Rua que concentra a maioria das grandes lojas em Nápoles, com preços mais baixos do que os praticados em Roma e Milão. Roupas, acessórios e livrarias são algumas das opções. 

Veneza

As mais famosas ruas para fazer compras na cidade são dei Fabbri, da Merceria, de Verona, da Frezzeria, delle Ostreghe e a Calle Larga XXII Marzo. Entre os artigos mais comuns estão roupas, máscaras típicas do carnaval local e itens de vidro, muitas vezes fabricados na vizinha Murano.

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).