CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

 

Petra preserva templos milenares esculpidos na rocha

Uma das sete novas maravilhas do mundo, Petra é o principal destino turístico da Jordânia e guarda, escondida por cânions e montanhas, uma cidade milenar repleta de templos e tumbas esculpidos na rocha. Conhecida como “cidade rosa” devido à coloração das pedras, Petra teve seu apogeu com os nabateus, tribo árabe nômade que se fixou na região entre 6 a.C. e 106 d.C., transformando a cidade em ponto estratégico de rotas de caravanas. Este povo foi responsável pela construção de cisternas, represas, canais e edifícios que mesclavam influências gregas, romanas e nabateias. Depois de um período de esquecimento, foi redescoberta em 1812 por um explorador suíço e ganhou visibilidade internacional. Entre as várias construções dali, a grande atração é Al-Khazneh (O Tesouro), templo esculpido num penhasco de 40 metros de altura.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

A melhor época para visitar Petra é durante os períodos de abril a maio e entre setembro e outubro. Fuja do verão escaldante (entre os meses de junho e agosto), quando as temperaturas são muito altas.

curiosidades

O desfiladeiro Siq e o templo Al-Khazneh foram cenário de cenas clássicas do filme "Indiana Jones e a Última Cruzada", rodado em 1989. O interior do templo, no entanto, foi recriado em estúdio e não se parece com o original.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

Além do visual impressionante, a viagem a Petra é muito rica cultural e historicamente. O clima de aventura começa na partida para a cidade perdida, já que automóveis são proibidos, mas é possível alugar cavalos e carruagens. Conhecer a dança dos beduínos e a culinária local também faz parte da diversão. Aproveite ainda os pacotes para a Jordânia e conheça mais deste país fascinante.

O desfiladeiro Siq é o caminho para chegar à cidade antiga, percorrido entre paredões de pedra (Crédito: Thinkstock)
O Monastério era possivelmente utilizado como igreja no período Bizantino (Crédito: Thinkstock)
O principal cartão-postal de Petra é O Tesouro, inteiramente esculpido na rocha (Crédito: Thinkstock)
O Altar dos Sacrifícios fica no alto de uma plataforma, de onde se tem uma vista espetacular (Crédito: Thinkstock)
Construída pelos nabateus, a cidade era ponto estratégico de rotas de caravanas (Crédito: Thinkstock)
Little Petra era um centro comercial que atendia as caravanas de camelos (Crédito: Thinkstock)
A Rua das fachadas concentra cerca de 40 tumbas e casas nabateias (Crédito: Thinkstock)
O Teatro chegou a ter capacidade para cerca de 9 mil pessoas (Crédito: Thinkstock)
No deserto Wadi Rum você poderá descobrir mais sobre a cultura dos beduínos (Crédito: Thinkstock)
 

Pontos turísticos

Visitar atrações milenares que resistiram ao tempo é um verdadeiro privilégio. Com os pacotes para Petra você poderá conhecer monumentos extraordinários como O Tesouro, Monastério, a Rua das Fachadas e até mesmo um local antes utilizado para sacrifícios. Para quem procura desvendar a cultura dos beduínos, a dica é fazer asseio pelo deserto Wadi Rum.

Crédito: Thinkstock

O Tesouro (Al-Khazneh)

O cartão-postal de Petra tem mais de 40 metros de altura e 30 metros de largura, inteiramente esculpido na rocha pelos nabateus no primeiro século antes de Cristo. De acordo com uma lenda contada pelos beduínos, um faraó egípcio teria escondido uma urna dentro do monumento com todo o seu tesouro. Ouro e pedras preciosas nunca foram encontrados, mas a lenda acabou dando o nome ao local. 

Crédito: Thinkstock

Altar dos Sacrifícios

Para chegar ao Al-Madbah (o altar), ou Altar dos Sacrifícios, é preciso escalar cerca de 40 minutos a montanha. No alto fica uma plataforma onde eram feitos sacrifícios de animais —indícios apontam até que crianças eram mortas ali. Canais talhados na rocha ainda podem ser vistos e serviam para escoar o sangue das vítimas. O lugar possui vista panorâmica da cidade antiga e do vale.

Crédito: Thinkstock

Monastério

Construído no século 3 a.C., o monumento possui colunas altas e desenho similar ao do Tesouro. Para chegar até lá é preciso subir 800 degraus. O nome Monastério provém, possivelmente, das cruzes escavadas do seu interior, que indicam que era utilizado como igreja no período Bizantino. 

Crédito: Thinkstock

Rua das fachadas

Uma rua concentra cerca de 40 tumbas e casas nabateias escavadas nos paredões das montanhas. As fachadas mais detalhadas são as tumbas, enquanto as mais simples destinavam-se à moradia. 

Crédito: Thinkstock

Siq

O impressionante cânion é o caminho para chegar à cidade antiga. São 1.200 metros de um caminho sinuoso entre paredes de até 200 metros de altura. Em alguns trechos caminha-se sobre a estrada de pedras irregulares originais dos tempos romano e nabateu. Observe também os canais esculpidos na pedra para levar água a Petra

Crédito: Thinkstock

Teatro

Com mais de dois mil anos, o monumento também foi escavado na rocha. Originalmente tinha capacidade para três mil espectadores, mas com a chegada dos romanos, no ano 106, foi ampliado e renovado para abrigar quase o triplo de pessoas. 

Crédito: Thinkstock

Wadi Rum

Visitar este deserto é interessante para um contato mais próximo com a cultura beduína. Pode ser desbravado em excursões a pé, a cavalo, em dromedário ou a bordo de veículos 4x4. Wadi Rum ainda oferece opções de esportes radicais, como escalada, trekking e sandboard. 

Crédito: Thinkstock

Little Petra

A cerca de oito quilômetros de Wadi Musa, o povoado era um centro comercial que atendia as caravanas de camelos que passavam por Petra. Logo no início do cânion há um templo escavado na rocha. No local chamado Casa Pintada é possível observar uma parede com desenhos de flores e pássaros. 

Crédito: Thinkstock

Amã

Capital e maior cidade da Jordânia, Amã merece uma visita. Com cerca de dois milhões de habitantes, é o centro de decisões políticas, culturais e comerciais do país, além de ser uma das cidades antigas do Antigo Oriente, pequenas casas e torres construídas a cerca de 7000 a.C. Aproveite os pacotes para Amã!

 

Hotéis

Diversas opções de hotéis em Petra podem ser encontradas no povoado de Wadi Musa, desde hotéis simples até estabelecimentos cinco estrelas. Na hora de selecionar o local de descanso, a dica é verificar a distância até o Centro de Visitantes e checar se oferecem transporte gratuito até o sítio arqueológico.

Seven Wonders Hotel Petra

Situado no povoado de Wadi Mousa, o Seven Wonders Hotel está a poucos passos do souk (mercado). Possui piscina na cobertura, terraço, academia, buffet de café da manhã e restaurante. O wi-fi está disponível gratuitamente nas áreas comuns. Os quartos possuem ar-condicionado, TV de tela plana, geladeira e cofre. 

La Maison Petra

O La Maison fica em Wadi Musa, a 5 minutos de caminhada da Cidade de Petra. Oferece quartos equipados com ar-condicionado e TV via satélite. O hotel também possui lounge no saguão, wi-fi gratuito em todas as áreas, serviço de quarto e serviço de concierge.

Tetra Tree Hotel

Localizado no centro de Wadi Musa, este hotel fica a cinco minutos de carro do portão principal de Petra. Dispõe de jardim, piscina ao ar livre e coberta. O acesso wi-fi é gratuito em toda propriedade. Todos os quartos contam com TV de tela plana, cofre e guarda-roupas. O Tetra Tree Hotel oferece todas as refeições no restaurante Mansaf.

The Rock Camp

The Rock Camp fica na área de Beidha e proporciona uma experiência beduína tradicional. Dispõe de tendas partilhadas para as refeições e de fogueira, onde os hóspedes poderão relaxar à noite. Fica a 14 quilômetros a norte de Petra e as tendas são equipadas com camas e casas de banho partilhadas.

Petra Marriott

O hotel fica em Wadi Musa, a pouco mais de dois quilômetros da Faculdade de Arqueologia, Turismo e Hotelaria. Oferece piscina, restaurante, acesso wi-fi grátis nas áreas comuns, salas de reuniões e lojas. Os quartos apresentam TV a cabo, ar-condicionado, frigobar, área de estar e secador de cabelo.

Nabatean Castle

Com vista para o Vale do Grande Rift, o Nabatean Castle fica a 10 minutos de carro de Petra e oferece wi-fi gratuito em todas as áreas, piscina coberta, terraço, buffet de café da manhã e academia. Todos quartos possuem ar-condicionado e varanda privativa.

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).