CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

 

A maior parte dos turistas passa por Cusco para embarcar no trem até o Santuário de Machu Picchu, um dos caminhos mais utilizados para curtir a paisagem. De lá também partem ônibus e voos até importantes cidades peruanas, como Lima e Puno. Mas atravessar Cusco sem aproveitar o visual dos Andes e a arquitetura local é como fazer uma viagem pela metade. Antiga capital do império inca no Peru e dona de referências espanholas na cultura, a cidade tem centro histórico encantador e muitas atrações que valem a estadia por alguns dias – para se acostumar com a altitude é indicado ficar ao menos dois dias em Cusco antes de seguir até Machu Picchu. Durante este período, aproveite para visitar o bairro San Blas e não deixe de passear pelas charmosas ruas de pedra, museus, restaurantes, praças e mercados populares.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

As temperaturas ficam mais baixas do que no Brasil durante o ano todo. As máximas chegam a 20⁰C, mesmo no verão, e o inverno é seco, com mínima entre dez e zero graus. Se o objetivo é seguir para Machu Picchu, evite a época das chuvas, de dezembro a fevereiro.

curiosidades

As tradições peruanas rendem várias celebrações. O Carnaval e a Semana Santa são similares ao Brasil. Já o festival Inti Raymi (junho), de origem inca, tem encenações em homenagem ao Deus Sol.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

A Plaza de Armas, o bairro San Blas e as igrejas seculares estão entre as principais atrações da cidade. Curta a arquitetura única, aproveite cada canto com vista espetacular e registre muitas fotos. Confira já o que fazer em Cusco!

A Igreja da Companhia de Jesus, na Plaza de Armas, começou a ser erguida em 1571 sobre um palácio inca (Crédito: Thinkstock)
Um dos endereços mais fotografados da cidade, a Plaza de Armas é cercada de restaurantes, bares e danceterias (Crédito: Thinkstock)
Um dos cartões-postais da cidade, a Catedral de Cusco fica aberta para visitação todos os dias da semana (Crédito: Thinkstock)
O complexo de Sacsayhuaman, de origem inca, reúne rochas que pesam toneladas e podem chegar a altura de 5 a 9 metros (Crédito: Thinkstock)
O Templo do Sol, atual Convento de Santo Domingo, mistura os estilos barroco e inca na arquitetura (Crédito: Thinkstock)
Visitar o bairro de San Blas é boa pedida para conhecer as construções coloniais, herança dos espanhóis (Crédito: Thinkstock)
Cusco é a maior cidade próxima a Machu Picchu, uma das atrações mais enigmáticas do mundo (Crédito: Thinkstock)
Cusco é cercada pela região do Vale Sagrado e é o principal ponto de partida para seguir de trem até Machu Picchu (Crédito: Thinkstock)
 

Pontos turísticos

A mistura de referências incas e da colonização espanhola na arquitetura, na gastronomia e na cultura de Cusco rende atrações cheias de personalidade. O Templo do Sol, a Plaza de Armas, a Catedral de Cusco e o Museo Inka valem a visita, mas há muitas outras opções inesquecíveis. Confira nossas sugestões!

Crédito: Thinkstock

Plaza de Armas

A Plaza de Armas é uma das referências para se achar na cidade, além de ser ótima opção para registrar fotos, observar o movimento de pedestres e curtir o charme dos arcos de pedra e dos edifícios que datam da época da colonização espanhola.  Entre os destaques está a igreja Companhia de Jesus, reconstruída em 1688 em estilo barroco, onde há um altar coberto de ouro.

ENDEREÇO: entre Portal de Panes, Portal de Carnes, Portal de Belen y Portal de Comercio | Centro histórico

Crédito: Thinkstock

Catedral de Cusco

Construída em 1559, a Catedral de Cusco, também chamada de La Catedral, tem fama de ser a mais imponente da Plaza de Armas, localizada no coração do centro histórico. A basílica surpreende os visitantes pela grandiosidade da construção e pelos detalhes. O interior é repleto de esculturas, objetos de ouro e prata, além de obras de arte colonial. A catedral abriga 12 capelas e os edifícios das igrejas do Triunfo e a de Jesus Maria.

ENDEREÇO: Plaza de Armas | Centro histórico

Crédito: Thinkstock

Templo do Sol (Qoricancha)

As ruínas do templo Qoricancha, onde os incas veneravam o Deus Sol, fazem parte do Convento de Santo Domingo. Aproveite para conhecer a arquitetura do espaço e sua área verde, além de observar a interessante sobreposição de pedras, que despertam a curiosidade por conta do encaixe perfeito.

ENDEREÇO: Santo Domingo, s/n

Crédito: Thinkstock

Sítio arqueológico Sacsayhuaman

Se tiver dois dias ou mais de viagem, explore os sítios arqueológicos dos arredores. O complexo de Sacsayhuaman fica a cerca de 20 minutos de carro de Cusco. Lá você conhece as pedras gigantes que formam a Fortaleza de Sacsayhuaman, construção supostamente erguida no século 15 com o objetivo de ser o local dedicado a vários deuses incas, como o deus do sol, da lua e das estrelas.

ENDEREÇO: Sacsayhuaman | Peru

Crédito: Reprodução/moseumachupicchu.com

Cultura inca

Saiba mais sobre um dos principais sítios arqueológicos do Peru ao passar pelo Museo Casa Concha, com obras que preservam a história de Machu Picchu desde a sua descoberta. O Museo Inka é outra opção interessante, com acervo que conta a história e explora a cultura pré-colombiana a partir de múmias, cerâmicas e outros objetos históricos.

Crédito: Reprodução/drc-cusco.gob.pe

Museo Histórico Regional

No Museu Histórico Regional dá para aprender mais sobre a história peruana e a influência cultural de incas, pukaras e outros povos. Os ambientes do museu são separados por ordem cronológica. Há vários objetos pré-colombianos e da época da colonização espanhola, como fósseis, múmias Nazca, pinturas, esculturas e até uma coleção de arte contemporânea.

ENDEREÇO: Calle Garcilaso y Heladeros | Centro histórico

Crédito: Reprodução/chocomuseo-com

Choco Museo

Entre os museus e acervos que rendem bons passeios está o Choco Museo, (o Peru é um dos principais produtores de cacau do mundo) ideal para saber mais sobre chocolate e participar de workshops e provar um típico chocolate peruano – mais amargo que o nosso.

ENDEREÇO: Calle Garcilaso, 210, 2º andar

Crédito: Thinkstock

Machu Picchu

Para chegar ao ponto turístico mais famoso da região o melhor éir de trem até a estação Águas Calientes (duração de 3h). O trem do tipo Vistadome, com vagões de vista panorâmica, revela paisagens incríveis dos Andes e de todo o verde que há pelo caminho, mas há outros trens com que variam de preço e conforto. Há pacotes para Machu Picchu com esse trajeto incluído. Confira! Já quem tem o espírito aventureiro vale a pena apostar no trajeto a pé, um dos trekkings mais clássicos do Peru. As trilhas duram 4 dias ou mais.

Bairro San Blas

A partir da Plaza de Armas, em poucos minutos você estará nas ruas de San Blas. A vizinhança é repleta de fachadas em estilo colonial e faz tanto sucesso entre os turistas que ganhou fama de ser a região mais charmosa de Cusco. Por ali não faltam opções de cafés, bares e feirinhas de artesanato. Um dos pontos mais conhecidos do bairro é a Plaza San Blas, onde o Templo de San Blas domina a paisagem. A igreja data do século 16 e vale a visita para ver de perto o púlpito esculpido em madeira e o altar banhado a ouro.

Mercado Central de San Pedro

Lugar certo para encontrar produtos típicos, o Mercado de San Pedro fica a poucos minutos da Plaza de Armas. Por lá, além dos artigos de vestuário e acessórios coloridos bem característicos do Peru, há itens que os próprios moradores consomem, o que faz da visita experiência única e autêntica. As barracas com variedade de roupas, milhos, sucos e sopas são os grandes destaques.

ENDEREÇO: Cascaparo, s/n

 

Hotéis

Para ficar perto da principal praça da cidade, a Plaza de Armas, cercada de restaurantes e museus, o ideal é se hospedar no centro histórico. A maior parte dos hotéis em Cusco já valem a viagem por conta do charme arquitetônico. Confira já a variedade de locais e preços que a CVC oferece!

Belmond Hotel Monasterio

Opção luxuosa em Cusco, o Hotel Monasterio está localizado em charmosa rua repleta de fachadas coloniais. Instalada em um antigo mosteiro, a propriedade tem arquitetura incrível. Os quartos são cercados por um belo jardim. Aproveite o café da manhã e os restaurantes, além do fácil acesso ao centro histórico.

San Augustin Internacional Hotel

O San Augustin Internacional Hotel fica a poucos minutos a pé da Catedral de Cusco. Aproveite os quartos com ar-condicionado, TV a cabo e vista panorâmica da cidade e das montanhas. O hotel tem decoração peruana e oferece café da manhã, restaurante e internet wi-fi gratuita nas áreas sociais.

Terra Andina

Além da praticidade de estar a poucos minutos a pé da Plaza de Armas e do Mercado Central de San Pedro, o hotel conta com o charme da arquitetura colonial. Os apartamentos possuem banheiro privativo, TV a cabo e internet wi-fi gratuita. Há café da manhã, restaurante, recepção 24h e internet wi-fi gratuita. Também há fácil acesso para a Plaza San Francisco e à estação de trem San Pedro.

Jose Antonio Hotel

Vizinho da Plaza de Armas e da Catedral de Cusco, o hotel está localizado no centro histórico e é ótima opção para quem pretende explorar a cidade a pé. Os quartos têm TV, telefone, secador de cabelo e acesso à internet wi-fi. Há restaurante, internet wi-fi e estacionamento gratuito, além de business center.

 

Restaurantes

A gastronomia de Cusco, como em todo o Peru, é muito valorizada no mundo todo. Por lá come-se muito bem e é fácil encontrar opções saudáveis e leves, como ceviche, pratos com frutos do mar e saladas. Confira algumas opções de locais para fazer uma ótima refeição e provar novos sabores.

Crédito: Reprodução/cicciolinacuzco.com

Restaurante Cicciolina

Um dos mais tradicionais entre moradores e turistas, o restaurante Cicciolina já encanta logo na chegada, com o charme da arquitetura colonial. Está instalado no segundo andar de uma antiga casa, bem próximo da Plaza de Armas. Além dos pratos que valorizam o uso de ervas  e produtos típicos da região do Vale Sagrado, há opções de vinhos e café da manhã.

ENDEREÇO: Calle Triunfo, 393, 2º andar

Crédito: Reprodução/facebook/la-bodega-138

La Bodega 138

O La Bodega, um dos restaurantes mais elogiados da região, oferece variedade de pratos a poucos minutos da Plaza de Armas. Destaque para as pizzas e cervejas artesanais, tudo geralmente acompanhado de música ao vivo.

ENDEREÇO: Calle Herrajes, 138

Crédito: Reprodução/facebook/morena-peruvian

Morena Peruvian Kitchen

Ótima escolha para quem quer provar a culinária peruana, a casa é elogiada pelos pratos bem feitos e pelo café, além do excelente atendimento. O ambiente é descontraído e você pode sentar em frente à bancada ou no sofá. Vale a pena pedir a salada de quinoa, o ceviche e o risoto de frutos do mar.

ENDEREÇO: Calle Plateros, 348-B

Crédito: Reprodução/museodelpisco.org

Restaurante do Museo del Pisco

A estrutura familiar deixa tudo mais aconchegante no Sumaqcha. Prove receitas típicas peruanas, como ceviche, batatas recheadas e carne de alpaca. Você também pode curtir os saborosos pratos com cerveja gelada e ainda apreciar música típica.

ENDEREÇO: Calle Suecia, 339

Crédito: Reprodução/marriot.com

Pirqa Restaurant

O Pirqa é opção refinada em Cusco. O restaurante fica no hotel JW Marriott, a poucas quadras da Plaza de Armas. Entre os destaques está o purê de milho, a carne de alpaca e as opções de pratos vegetarianos, além da cartela de vinhos peruanos.

ENDEREÇO: Calle Ruinas 432 y San Agustin | JW Marriott El Convento Cusco

Restaurant Sumaqcha

Um dos melhores locais para provar piscos – bebida alcoólica típica peruana – de qualidade, o restaurante oferece música ao vivo e receitas locais. Você encontra várias versões da carne de alpaca, como em pratos quentes ou no hambúrguer. Ingredientes como camarão, grão de bico e queijo são muito utilizados nos pratos.

ENDEREÇO: Calle Santa Catalina 398 Y Calle San Agustin | Museo del Pisco

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).