CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

 

Cusco, a antiga capital do Império Inca, preserva surpreendentes vestígios da civilização pré-colombiana em tempos antigos e sítios arqueológicos. Além de ser a principal cidade que dá acesso ao trem que leva até o Santuário de Machu Picchu, preserva construções coloniais erguidas depois da chegada dos espanhóis e a cultura dos seus habitantes de roupas coloridas. De lá também partem ônibus e voos para diversas cidades do país, como Lima e Puno. Para se acostumar com a altitude é indicado ficar ao menos um dia em Cusco antes de seguir até Machu Picchu.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

As temperaturas ficam mais baixas do que no Brasil durante o ano todo. As máximas chegam a 20⁰C, mesmo no verão, e o inverno é seco, com mínima entre dez e zero graus. A época das chuvas é de dezembro a fevereiro.

curiosidades

As tradições peruanas rendem várias celebrações. O Carnaval e a Semana Santa são similares ao Brasil. Já o festival Inti Raymi (junho), de origem inca, tem encenações em homenagem ao Deus Sol.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

A Plaza de Armas, o bairro San Blas e as igrejas seculares estão entre as principais atrações da cidade. Confira já o que fazer em Cusco!

A Igreja da Companhia de Jesus, na Plaza de Armas, começou a ser erguida em 1571 sobre um palácio inca (Crédito: Thinkstock)
Um dos endereços mais fotografados da cidade, a Plaza de Armas é cercada de restaurantes, bares e danceterias (Crédito: Thinkstock)
Um dos cartões-postais da cidade, a Catedral de Cusco fica aberta para visitação todos os dias da semana (Crédito: Thinkstock)
O complexo de Sacsayhuaman, de origem inca, reúne rochas que pesam toneladas e podem chegar a altura de 5 a 9 metros (Crédito: Thinkstock)
O Templo do Sol, atual Convento de Santo Domingo, mistura os estilos barroco e inca na arquitetura (Crédito: Thinkstock)
Visitar o bairro de San Blas é boa pedida para conhecer as construções coloniais, herança dos espanhóis (Crédito: Thinkstock)
Cusco é a maior cidade próxima a Machu Picchu, uma das atrações mais enigmáticas do mundo (Crédito: Thinkstock)
Cusco é cercada pela região do Vale Sagrado e é o principal ponto de partida para seguir de trem até Machu Picchu (Crédito: Thinkstock)
 

Atrações

A mistura de referências incas e da colonização espanhola na arquitetura, na gastronomia e na cultura de Cusco rende atrações cheias de personalidade. O Templo do Sol, a Plaza de Armas, a Catedral de Cusco e o Museo Inka valem a visita, mas há muitas outras opções inesquecíveis. Confira nossas sugestões!

Crédito: Thinkstock

Praça das Armas

Principal marco do centro histórico de Cusco, a Praça de Armas concentra restaurantes, bares, casas noturnas e hotéis, além de construções impactantes, como a Catedral, datada de 1560, a Igreja da Companhia, erguida pelos jesuítas sobre o palácio do século 16 e o Palácio do Governo, antiga residência de Francisco Pizarro.

ENDEREÇO: entre Portal de Panes, Portal de Carnes, Portal de Belen y Portal de Comercio | Centro histórico.  

Crédito: Thinkstock

Catedral de Cusco

Localizada na Praça de Armas, é uma verdadeira joia arquitetônica do século 16. A construção é formada por três igrejas com riquíssima coleção que compreende mais de 1.200 peças de arte em exposição. Destacam-se os seus altares ricamente revestidos em folha de ouro e o seu extraordinário coro totalmente talhado em madeira e uma curiosa releitura do famoso quadro “Ultima Ceia”.

ENDEREÇO: Plaza de Armas | Centro histórico

Crédito: Thinkstock

Templo de Koricancha

Conhecido como Templo de Ouro, foi erguido pelo imperador inca Pachacuti para adorar o deus Sol. Quando os espanhóis dominaram Cusco, construíram sobre suas paredes a Igreja de Santo domingo.

Crédito: Thinkstock

Parque Arqueológico de Sacsayhuaman

Originalmente criada para defender o Império Inca das tribos rivais, a fortaleza de Sacsayhuaman fica a 3 km de Cusco. Sua peculiar estrutura é construída de grandes blocos de pedras encaixadas quase que perfeitamente uma sobre a outra. Todo ano, no dia 24 de junho, o local abriga o Festival Anual Inti Raymi, que representa o ritual inca de culto ao deus Sol. No total, Sacsayhuaman abrange 33 sítios arqueológico.

Crédito: Thinkstock

Machu Picchu

Com incríveis monumentos de pedra sobre uma montanha, Machu Picchu proporciona um mergulho na época da civilização inca. Lá do alto, o visitante tem uma espetacular vista do Rio Urubamba, que contorna o Valle Sagrado, com terras férteis e vilarejos típicos entre Cusco e Águas Calientes. Confira nossos pacotes para Machu Picchu!

Bairro e Templo de San Blas

Este pitoresco bairro de artesãos fica no mesmo lugar do bairro inca de T’oqokachi. O seu belo templo guarda uma rica coleção pictórica e um precioso púlpito talhado em cedro.

 

Hotéis

Para ficar perto da principal praça da cidade, a Plaza de Armas, cercada de restaurantes e museus, o ideal é se hospedar no centro histórico. A maior parte dos hotéis em Cusco já valem a viagem por conta do charme arquitetônico. Confira já a variedade de locais e preços que a CVC oferece!

San Augustin Internacional Hotel

Localizado no centro histórico, a duas quadras da Praça de Armas, não possui estacionamento; os apartamentos têm banheiro privativo secador de cabelo, TV a cabo, telefone, aquecedor e cofre. O wi-fi é gratuito no hotel todo.

Warari Hotel

Localizado no centro histórico e a sete quadras da Praça das Armas, o hotel com estilo colonial oferece restaurante e lavanderia. Não possui estacionamento; os 27 apartamentos têm banheiro privativo, TV a cabo, cofre, secador de cabelo, frigobar, calefação e telefone. O wi-fi é gratuito no hotel todo.

El Dorado San Agustin

Localizado no centro histórico, a duas quadras da Praça de Armas, com fachada colonial andina, tem restaurante, bar, lavanderia, loja de suvenir, business center e oxigênio disponível para os hospedes com problema de altitude. Não possui estacionamento; os 72 apartamentos têm banheiro privativo, TV a cabo, telefone, cofre, frigobar, aquecedor, secador de cabelo e banheira. O wi-fi é gratuito no hotel todo.

Jose Antonio Hotel

Localizado no centro histórico, o hotel está a duas quadras do Centro Artesanal de Cusco e a três quadras do Templo do Sol Koricancha. O estabelecimento tem sauna, restaurante e bar, também oferece loja, salas de eventos, lavanderia e estacionamento gratuito. Os 126 apartamentos têm banheiro privativo, cofre, TV a cabo, secador de cabelo e ar-condicionado. O wi-fi é gratuito no hotel todo.

 

Restaurantes

A gastronomia de Cusco, como em todo o Peru, é muito valorizada no mundo todo. Por lá come-se muito bem e é fácil encontrar opções saudáveis e leves, como ceviche, pratos com frutos do mar e saladas. Confira algumas opções de locais para fazer uma ótima refeição e provar novos sabores.

Crédito: Reprodução / facebook.com/MAPCafe

MAP Café

Neste local, o chef reinventa pratos tradicionais do Peru. Alguns exemplos são canelone de quinoas e o ceviche com camarões. Todo de vidro, o restaurante fica no pátio do Museu de Arte. Funciona no almoço e no jantar.

Endereço: Plaza Nazarenas, 231.

Crédito: Reprodução / facebook.com/GreensOrganic

Greens Organic

O charmoso restaurante serve alimentos orgânicos com ótimas frutas, que são colhidas das hortas do Valle Sagrado. Fica a 200 metros da Praça de Armas, no segundo andar de uma casa colonial. Aberto no café da manhã, almoço e jantar.

Endereço: Santa Catalina Angosta, 135, piso 2.

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).