CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

NazcaPeru

Crédito: Thinkstock
 

Misteriosas, Linhas de Nazca encantam turistas no deserto peruano

Baleia, beija-flor, aranha, árvore, macaco. As figuras gigantescas cravadas nas planícies rochosas do deserto peruano são um mistério ainda não solucionado pelo homem moderno. Criadas pela cultura Nazca, sociedade que habitou a região entre 300 a.C e 800 d.C, as figuras geométricas, humanas, de animais e plantas chegam a 270 metros de comprimento e são imperceptíveis do solo, podendo apenas ser observadas do céu. O que significam e qual sua finalidade ainda é motivo de debate entre os historiadores e várias hipóteses foram levantadas desde que foram descobertas, em 1927. A teoria mais aceita é da alemã Maria Reiche, que estudou a vida inteira as Linhas de Nazca, e afirma que os geoglífos são um grande calendário astronômico e agrícola, capaz de identificar as estações do ano e a melhor época para seus cultivos. Há quem diga que as linhas eram, na verdade, pistas de aterrissagem para naves extraterrestres. Seja qual for a real história por trás das misteriosas figuras, a verdade é que este é um cenário espetacular e um dos lugares mais interessantes do planeta. 

Crédito: Thinkstock  
quando ir

O clima na costa peruana é agradável durante todo o ano, com temperaturas variando entre 22°C e 28°C. As noites, no entanto, são bem frias, caindo cerca de 10°C em relação ao dia. 

curiosidades

Entre as figuras mais estranhas de Nazca está o Astronauta, desenho com 32 metros de comprimento descoberto em 1982. Há quem veja que a figura esteja de capacete, botas e com uma mochila nas costas, como os astronautas de hoje.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

Preservadas durante séculos pelo clima de deserto da região, as Linhas de Nazca são impressionantes. Mas além dos desenhos gigantes no solo, você poderá conferir outras atrações igualmente incríveis na região, como o sítio arqueológico Cahuachi, antiga capital Nazca, um conjunto de pirâmides e um cemitério que conserva diversas múmias.

As centenas de figuras feitas no deserto possuem traçado perfeito, como o beija-flor (Crédito: Thinkstock)
A aranha é outro animal representado nos desenhos do antigo povo nazca (Crédito: Thinkstock)
A baleia é um dos geoglifos que se estendem por mais de 80 quilômetros (Crédito: Thinkstock)
O macaco tem cerca de 90 metros de comprimento (Crédito: Thinkstock)
As figuras da árvore e das mãos ficam bem próximas uma da outra (Crédito: Thinkstock)
Muitos animais retratados nas linhas não existem no deserto, como o papagaio (Crédito: Thinkstock)
A imagem do Astronauta é uma das mais intrigantes, já que muitos associam com um extraterrestre (Crédito: Thinkstock)
Diversos voos saem diariamente para levar turistas para observarem as linhas (Crédito: Thinkstock)
Do chão, as linhas não significam nada, somente formando figuras quando se vê do alto (Crédito: Thinkstock)
O Cemitério de Chauchilla é composto por 12 tumbas de antigos habitantes de Nazca (Crédito: Thinkstock)
Múmias bem preservadas e objetos cerimoniais podem ser vistos no cemitério (Crédito: Thinkstock)
O Aqueduto de Cantalloc é um sistema de canais construídos para conduzir a água de um lugar para outro (Crédito: Thinkstock)
O sítio arqueológico Cahuachi, capital do antigo povo nazca, possui um conjunto de pirâmides e um cemitério (Crédito: Thinkstock)
 

Atrações

Além das famosas linhas, ao desembarcar em Nazca você poderá mergulhar em uma cultura pré-inca que desafiou o deserto e conseguiu florescer apesar do clima árido. Conheça locais como Cahuachi e suas pirâmides, os aquedutos e o estranho cemitério de Chauchilla, com múmias dos nazca.

Crédito: Thinkstock

Linhas de Nazca

O conjunto de geoglifos  localiza-se no deserto de Nazca, no sul do Peru. Em 1994 ganharam o título de Patrimônio Mundial pela Unesco e se estendem por mais de 80 quilômetros entre as cidades de Nazca e Palpa, nos Pampas de Jumana. As centenas de figuras variam em complexidade, desde linhas simples até figuras como pássaros, aranhas, macacos, peixes, lhamas, imagens humanas e de plantas. O melhor modo de ver os desenhos é do alto, em passeios de avião.

Crédito: Thinkstock

Cahuachi

O sítio arqueológico Cahuachi, antiga capital da cultura Nazca, fica a 30 quilômetros do centro da cidade. É formado por um conjunto de pirâmides e um cemitério. O lugar foi destino sagrado de milhares de peregrinos no Antigo Peru e suas cerimônias incluíam diferentes tipos de oferendas, que podiam ser animais, cerâmicas e até humanos. 

Crédito: facebook.com/Museo-Didactico-Antonini

Museu Didáctico Antonini

Atração imperdível, o museu apresenta excelente oportunidade de conhecer melhor sobre as culturas pré-incas que habitaram a região. Ali você encontra grande coleção de cerâmicas e tecidos com o mesmo estilo de desenho dos geoglífos.

ENDEREÇO: La Cultura, Nazca.

Crédito: Thinkstock

Aqueduto de Cantalloc

A 15 minutos da cidade fica o Aqueduto de Cantalloc, canais construídos para conduzir a água de um lugar para outro e que possibilitaram aos nazcas o desenvolvimento da agricultura no deserto. Os aquedutos funcionam até hoje e seus canais subterrâneos podem ser visitados.

Crédito: Thinkstock

Cemitério de Chauchilla

Este cemitério sinistro é composto por 12 tumbas dos antigos habitantes de Nazca, com múmias expostas em seu local original, acompanhadas de cerâmicas e tecidos da época, datadas entre 100 a.C. a 1300 d.C.. Durante décadas o local sofreu ataques de saqueadores, que levaram o ouro e as pedras preciosas. 

 

Hotéis

A cidade de Nazca é bem pequena e humilde, localizada no meio do deserto, ao sul de Lima. É ponto de partida para os voos e por isso é a base para sua viagem.

Hotel Nuevo Cantalloc

Localizado a sete minutos de carro da praça principal de Nazca e a 10 minutos da estação rodoviária, o hotel conta com piscina ao ar livre, restaurante, wi-fi gratuito, jardim e bar. Todos os quartos possuem ar-condicionado, TV a cabo e frigobar. 

Reserve agora seu hotel em Nazca!

Hotel Viñas Queirolo

O Viñas Queirolo fica a 15 quilômetros da estação de ônibus de Cruz del Sur e a 18 quilômetros da praça principal de Ica e Lago Huacachina. Oferece piscina, restaurante, wi-fi, bicicletas gratuitas, balcão de turismo e serviço de lavandaria. Os quartos têm ar-condicionado, TV cabo e minibar.

Reserve agora seu hotel em Nazca!

Casa Andina Classic Nasca

Situado em Nazca, o hotel está a 15 minutos de carro do aeroporto. A propriedade dispõe de piscina, pátio central com árvores, café da manhã, caixa eletrônico e acesso wi-fi. Os quartos têm TV a cabo e ar-condicionado.

Reserve agora seu hotel em Nazca!

Las Dunas Hotel – Ica

O Las Dunas fica a 23,4 quilômetros do aeroporto e a 45 minutos de carro da Reserva Nacional de Paracas. Oferece serviços de spa, campos de tênis, três piscinas e toboágua. Dispõe de quartos com TV, acesso wi-fi, ar-condicionado. 

Reserve agora seu hotel em Nazca!

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).