CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

alterar senha (sair)


Cidade do Porto

Portugal
Crédito: Thinkstock
 

Cidade do Porto é paraíso para amantes de vinho e história

Situada nas encostas do rio Douro, a bela Cidade do Porto é classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco graças aos inúmeros monumentos e edifícios históricos, como a , catedral do século 12, e a Torre dos Clérigos, datada do século 18. Segunda maior cidade de Portugal, vem ganhando nos últimos anos novas atrações, como a Casa da Música, projeto ousado do arquiteto holandês Rem Koolhaas. Cidade que deu nome a um dos mais famosos vinhos do planeta, Porto enriqueceu graças ao comércio da bebida e é conhecida também pelas suas pontes: são seis no total, sendo a mais famosa a ponte Luis I, que liga o centro à Vila Nova de Gaia. Mas a viagem não estará completa sem uma visita às Caves do Vinho - plantações de vinhedos - e às margens da Zona Ribeirinha, repletas de bodegas que servem os melhores vinhos portugueses.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

A melhor época para conhecer Porto é entre maio e junho e de setembro, com temperaturas amenas ideais para passeios ao ar livre.

curiosidades

O apelido de “Invicta” foi dado a Porto no século 17, quando a cidade apoiou D. Pedro IV na luta contra os absolutistas. Outro feito celebrado até hoje por lá foi a conquista de Ceuta, quando moradores doaram toda a carne de qualidade disponível a Armada, ficando apenas com as tripas dos animais. Assim surgiu a alcunha de "tripeiros". 

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

As casas coloridas à beira do Douro, o vai e vem dos barcos e as construções centenárias que fazem parte da paisagem desta cidade fascinante entancam turistas de todo mundo. Muitos viajam com a intenção de provar um dos melhores vinhos do planeta, no local onde é produzido, além de ver de perto as vinícolas que enfeitam a região com suas videiras.

O rio Douro é um dos cartões-postais da cidade, onde é possível fazer um agradável passeio de barco (Crédito: Thinkstock)
Porto é a segunda maior cidade de Portugal, conhecida pela produção de vinho (Crédito: Thinkstock)
Na estação de São Bento, 20 mil azulejos do pintor Jorge Colaço resumem a história de Portugal (Crédito: Thinkstock)
A Casa da Música tem arquitetura arrojada, assinada pelo holandês Rem Koolhaas (Crédito: Thinkstock)
A cidade tem paisagens bucólicas, como as fachadas das casas enfeitadas pelos varais de roupa (Crédito: Thinkstock)
O Castelo do Queijo foi construída em lugar sagrado para os Draganes, tribo celta (Crédito: Thinkstock)
Conhecida pelo apelido Invicta, Porto é classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco (Crédito: Thinkstock)
A paisagem da cidade ganha muitas cores com o pôr-do-sol e encanta visitantes do mundo inteiro (Crédito: Thinkstock)
As casas coloridas e prédios históricos fazem de Porto uma das cidades mais atrativas de Portugal (Crédito: Thinkstock)
A cidade é conhecida também pelas suas pontes, sendo seis no total (Crédito: Thinkstock)
A Praça da Liberdade é considerada o coração de Porto e conta com a estátua equestre de D. Pedro IV (Crédito: Thinkstock)
Ao visitar a cidade, conheça as belas praias de sua orla, onde moradores costumam se divertir (Crédito: Thinkstock)
A imponente Sé Catedral foi construída no século 12, em estilo românico (Crédito: Thinkstock)
A Torre dos Clérigos, datada do século 18, tem construção em estilo barroco (Crédito: Thinkstock)
Um dos passeios mais tradicionais é pelas Caves do Vinho, nas plantações de vinhedos (Crédito: Thinkstock)
 

Pontos turísticos

Porto guarda muitas surpresas, desde edifícios históricos até zonas produtoras de vinho. Um passeio pela cidade irá despertar a sensação de voltar no tempo, com ruelas estreitas, casinhas apertadas entre si e varais de roupas nas fachadas. Conheça no Centro Histórico a beleza de construções com a catedral , a Torre dos Clérigos e os azulejos da estação São Bento do metrô. 

Crédito: Thinkstock

Centro Histórico

A primeira parada da viagem será para conhecer as ruas do Centro Histórico do Porto, com casinhas coloridas apinhadas uma sobre as outras, margeado por muralha medieval e repleto de construções antigas, como a barroca Torre dos Clérigos; a emblemática Livraria Lello, construída em 1906; estação de São Bento do metrô, com 20 mil azulejos do pintor Jorge Colaço, que resumem a história de Portugal; e a imponente Sé Catedral, construída no século 12 em estilo românico. 

Crédito: Thinkstock

Casa da Música

A mais nova atração da Cidade do Porto foi inaugurada em 2005 e tem a forma de um diamante. A arquitetura arrojada do holandês Rem Koolhaas em combinação com a programação variada de espetáculos atrai visitantes de todas as partes do mundo. Diariamente são realizadas visitas guiadas ao edifício, que tem bares e um restaurante localizado no último piso.

ENDEREÇO: Avenida da Boavista, 604-610.

Crédito: serralves.pt

Fundação de Serralves

Abriga o Museu de Arte Contemporânea, obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira. O edifício, em linhas retas, foi finalizado em 1999 e guarda uma coleção de obras da década de 1960 até a atualidade, além de receber mostras temporárias de arte contemporânea.

ENDEREÇO: Rua D. João de Castro, 210.

Crédito: museusoaresdosreis.pt

Museus

O Museu Romântico, localizado na Quinta da Macieirinha, reconstitui a vida do século 19 e a forte influência britânica com móveis de diferentes estilos. Já o Museu Soares dos Reis, cuja criação foi incentivada por D. Pedro I, ocupa o Palácio dos Carrancas, residência nobre oitocentista. Ali você encontra pinturas e esculturas de autores portugueses dos séculos 19 e 20. 

Crédito: Thinkstock

Castelo do Queijo

Castelo do Queijo ou Castelo de São Francisco Xavier foi construído no século 15. A pequena fortificação foi construída em lugar sagrado para os Draganes, tribo celta que veio para a Península Ibérica seis séculos antes de Cristo. Atualmente é utilizado como palco de eventos culturais. Situado depois do Parque da Cidade, constitui um dos melhores pontos da cidade para observar o pôr do sol.

ENDEREÇO: Praça Gonçalves Zarco, 4100-274.

Crédito: Thinkstock

Caves do Vinho

É possível conhecer as plantações de vinhedos que ficam nos arredores da cidade de carro ou de barco. A região produtora é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Nas margens da Zona Ribeirinha, próximas ao centro, o Douro possui muitas adegas que servem o tradicional vinho do Porto.

 

Hospedagem

Dê preferência para hotéis que ficam perto do Centro da cidade, onde será mais fácil chegar aos importantes pontos turísticos. Ali você ficará também próximo de restaurantes, bares e lojas.

Ipanema Park

O hotel cinco estrelas fica à beira da foz do Douro. Oferece piscina, bar na cobertura com vista da cidade, restaurante, lanchonete, academia, quadra de squash, serviço de massagem e serviço de babá. Os quartos e suítes são equipados com TV a cabo, ar-condicionado, frigobar, serviço de quarto 24h e acesso wi-fi gratuito.

Reserve agora seu hotem em Porto!

Hotel Star Inn Porto

Situado a 12 minutos de carro do aeroporto, o hotel combina acomodações modernas, decoração elegante e acesso gratuito à internet. Os quartos incluem ar-condicionado, TV e mesa de trabalho. Oferece coffee shop, bar, recepção 24h e balcão de turismo.

Quality Inn Portus Cale

O Quality Inn fica na avenida da Boavista e apresenta quartos com ar-condicionado, TV a cabo,  secador de cabelo e amenidades de banho.  Entre os serviços estão buffet de café da manhã, wi-fi gratuito em todas as áreas do hotel, bar e recepção 24h.

Hotel Aliados

O hotel ocupa um edifício histórico no centro do Porto e fica a três quilômetros do Parque Serralves e a 30 minutos de carro do aeroporto. Oferece restaurante com música ao vivo todas as noites, balcão de turismo, aluguel de veículos e recepção 24h. Os quartos têm TV via satélite e ar-condicionado. 

Hotel Premium Porto-Centro

Localizado a 200 metros da Igreja da Lapa e a apenas quatro quilômetros das praias do Porto, o hotel dispõe de wi-fi gratuito em toda a propriedade e um restaurante que serve iguarias portuguesas. Todos os quartos estão equipados com TV via satélite, telefone, frigobar e mesa de trabalho.

Belver Beta Porto Hotel

O hotel está situado ao norte do centro da cidade, a três quilômetros da estação São Bento. Apresenta sala de estar, terraço e acesso wi-fi gratuito, além de piscina coberta com banheira de hidromassagem e espreguiçadeiras. Os quartos e suítes possuem ar-condicionado, TV a cabo e minibar.

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).

CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | CNPJ: 10.760.260/0001-19 | Rua das Figueiras, 501 - Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370 © 2015 Viagens CVC - Todos os direitos reservados.