CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

alterar senha (sair)


São Petersburgo

Rússia
Crédito: Thinkstock
 

São Petersburgo mantém glamour da época dos czares

Ex-capital do Império Russo, São Petersburgo mantém até hoje a elegância e o luxo da época em que foi lar de czares e czarinas, fazendo desta região repleta de história tão importante quanto Moscou. Segunda maior cidade do país, já teve o nome trocado por Petrogrado e Leningrado, voltando ao original depois da queda do comunismo. Historicamente, teve papel crucial na Segunda Guerra Mundial, pois foi em São Petersburgo que o exército alemão foi derrotado pelos soldados vermelhos. Possui vida noturna agitada, muitas opções de compras e restaurantes, além de ser considerada um dos principais centros culturais da Europa. Seu desenho urbano é cortado por rede de canais e ilhotas, salpicado por edifícios barrocos, palácios e igrejas. Entre seus maiores tesouros está o Hermitage, considerado o maior museu do mundo.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

No outono (setembro a dezembro) as temperaturas não são muito baixas e a cidade ganha lindas cores com as árvores em tons de amarelo e vermelho. Evite ir durante o inverno (dezembro a março), época em que o termômetro despenca para 40⁰C negativos.

curiosidades

Fundada em 1703 pelo czar Pedro, o Grande, a cidade foi capital do Império Russo por mais de 200 anos. Somente após a Revolução Russa de 1917 que a capital do país passou para Moscou.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

Repleta de museus, catedrais, palácios e teatros, São Petersburgo não deixa nada a desejar em comparação às cidades europeias do ocidente. Prepare-se para andar muito pelas ruas e admirar a arquitetura impressionante de seus edifícios.

A Igreja do Sangue Derramado é o cartão-postal de São Petersburgo e tem uma arquitetura cheia de detalhes (Crédito: Thinkstock)
A cidade foi por 200 anos a capital do Império Russo e esbanja prédios luxuosos e palácios (Crédito: Thinkstock)
A Catedral de Santo Isaac é decorada com esculturas, pinturas e pedras preciosas (Crédito: Thinkstock)
A Catedral de Santo Nicolas é a principal catedral ortodoxa localizada no Canal Kryukov (Crédito: Thinkstock)
O Hermitage está sediado no antigo Palácio de Inverno, residência oficial dos czares (Crédito: Thinkstock)
Os Jardins de Verão segue o padrão de parques europeus e foram construídos a mando de Pedro, o Grande (Crédito: Thinkstock)
O Forte de São Pedro e Paulo circunda a bela Catedral de São Pedro (Crédito: Thinkstock)
O Teatro Mariinsky é a cada de um dos balés mais conhecidos do mundo (Crédito: Thinkstock)
O Palácio de Peterhof ficou conhecido como Versailles Russa pela beleza e opulência de suas construções e jardins (Crédito: Thinkstock)
 

Pontos turísticos

O que não falta em São Petersburgo são atrações. Conheça igrejas e catedrais, como a Igreja do Sangue Derramado, museus importantes, como o Hermitage, e os Jardins de Verão. Não deixe ainda de ir ao Palácio de Peterhof, na cidade vizinha, e conheça um dos mais bonitos espaços da Rússia.

Crédito: Thinkstock

Igrejas

A cidade possui muitas igrejas e catedrais, cujos projetos arquitetônicos são belíssimos. Entre as principais que não devem faltar em qualquer roteiro de viagem estão a Catedral de Santo Isaac, decorada com esculturas, pinturas, pedras preciosas, mosaicos e vitrais; a Catedral de Santo Nicolas, principal catedral ortodoxa localizada no Canal Kryukov, e a Igreja do Sangue Derramado, cartão-postal de São Petersburgo e palco do assassinato de Alexandre II por terroristas, em 1881.

Crédito: Thinkstock

Museus

Se o assunto é museu, comece pelo Hermitage, sediado no antigo Palácio de Inverno, residência oficial dos czares. Possui cinco edifícios que se interligam, com mais de três milhões de obras de arte. Se você ama ler os clássicos russos, conheça o Museu da Literatura de Dostoievski, residência do escritor Fiódor Dostoievski, conservada com móveis, objetos e manuscritos. Já o Museu da Defesa de Leningrado tem acervo historiográfico sobre a história da cidade e das batalhas russas mais importantes.

Crédito: Thinkstock

Jardins de Verão

Este complexo de parques foi feito sob ordens de Pedro, o Grande, seguindo exemplos de jardins europeus. Possui macieiras e pereiras, além de ser decorado por uma coleção de esculturas do século 17 e início do 18, assinadas por mestres italianos. A partir de outubro, por causa do inverno, o parque fecha mais cedo.

ENDEREÇO: Letniy Sad.

Crédito: Thinkstock

Forte de São Pedro e Paulo

Fundado por Pedro, o Grande em 1703, o complexo que circunda a Catedral de São Pedro e Paulo foi planejado como defesa contra uma possível invasão sueca. No local ainda funcionam as atrações turísticas Prisão de Trubetskoy e o Museu da Exploração Espacial.

ENDEREÇO: Krepost Petropavolovskaya, 3.

Crédito: Thinkstock

Teatro Mariinsky

Um dos balés mais conhecidos do mundo, o antigo Kirov (como era chamado na era soviética), é um ótimo programa cultural. Além do espetáculo de dança, admire a arquitetura do prédio e não deixe ir ao Teatro Café, que fica ao lado do edifício.

ENDEREÇO: Teatralnaya ploshchad, 1.

Crédito: Thinkstock

Palácio de Peterhof

Localizado na cidade de Peterhof, a cerca de seis quilômetros ao sul de São Petersburgo, o local que pertencia a Pedro, o Grande, reúne palácios e jardins e ficou conhecido como “Versailles Russa”. Foi erguido entre os anos de 1714 e 1725 e possui mais de 120 fontes.

ENDEREÇO: Razvodnaya St., 2 | Peterhof.

Jardim Botânico

Localizado no Instituto Komarov da Academia de Ciências Russas, o Jardim Botânico é um dos mais antigos jardins da Rússia e possui 12.000 espécies de plantas. O acervo ainda conta com vasta coleção de plantas tropicais e subtropicais, uma das maiores do mundo.

ENDEREÇO: Ulitsa Professora Popova, 2.

 

Hospedagem

Com vasta rede hoteleira, a cidade tem opções para todos os gostos. Se você quer ficar em um hotel com a melhor localização, procure os estabelecimentos da região do centro histórico e da famosa avenida Nevsky. Outra opção é a Ilha Vasilyevsky, que fica afastada da agitação e possui bons restaurantes e hotéis.

Gogol Hotel

Situado a três minutos da estação de metrô Sadovaya e a 15 minutos do Teatro Mariinskiy, o hotel oferece wi-fi gratuito, restaurante, buffet de café da manhã, serviço de quarto e recepção 24 horas. Os quartos contam com ar-condicionado, TV de tela plana e secador de cabelo.

Belvedere Nevsky Business Hotel

Localizado no centro histórico de São Petersburgo, fica a apenas cinco minutos a pé da estação de metrô Gostiny Dvor. Dispõe de acesso à internet wi-fi e estacionamento gratuitos, restaurante, serviço de bilheteira e recepção 24 horas. Os quartos são equipados com mesa de trabalho, telefone, TV por assinatura e secador de cabelo.

Saint-Petersburg Hotel

Com bela vista de São Petersburgo e do Cruzador Aurora, este hotel conta com culinária internacional e quartos espaçosos. Fica às margens do rio Neva e a três quilômetros do Museu Hermitage. Oferece restaurante, bar, serviço de quarto, balcão de turismo e serviço de bilheteria. As acomodações possuem TV a cabo, mesa de trabalho e área de estar. 

 

Promoções

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).

CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens | CNPJ: 10.760.260/0001-19 | Rua das Figueiras, 501 - Jardim – Santo André – SP | CEP: 09.080-370 © 2015 Viagens CVC - Todos os direitos reservados.