CVC - Viagens

Bem-vindo a CVC,

(sair)

Colonia del SacramentoUruguai

Crédito: Thinkstock
 

Arquitetura colonial portuguesa é destaque em Colonia del Sacramento

Um dos destinos mais conhecidos do Uruguai, a pequena e histórica Colonia del Sacramento preserva seu passado como poucas cidades no país. Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Colonia foi fundada em 1680 pelo português Manoel Lobo e foi alvo de disputas constantes entre espanhóis e portugueses até a independência do país, em 1825. O motivo de tanto conflito era justificado: a cidade fica em um ponto estratégico no Rio da Prata, o mais largo do mundo. Mas a rivalidade resultou também em um conjunto arquitetônico muito rico, que pode ser observado no centro histórico, com ruas de pedras e cenário romântico, repleto de flores e casas antigas. Além do clima pitoresco do lugar, Colonia possui outra vantagem que chama a atenção dos turistas: a proximidade com Buenos Aires, que está a apenas uma hora de barco dali.

Crédito: Thinkstock  
quando ir

Os meses entre setembro e abril são os mais secos e mais indicados para uma visita à cidade. No verão (dezembro a março), a temperatura não ultrapassa 28°C. Já o inverno (junho a agosto) costuma ser bem gelado, com termômetros em torno dos 6°C.

curiosidades

A entrada da cidadela é feita por um portal enfeitado com o brasão da coroa portuguesa. Manda a tradição que ao passar por lá você deve fazer um pedido.

Veja mais informações sobre o idioma, moeda local, taxas, documentação, peso da bagagem e muito mais!
 

Fotos

Andar pelas ruas de Colonia é voltar ao passado, com carros antigos circulando pelas ruas, casarios coloniais, lamparinas iluminando o caminho e a beleza do Rio Prata ao fundo. Destaque também para os museus, que ajudam a contar a história da cidade com acervos impressionantes.

No Centro Histórico fica a Calle de los suspiros, último local onde passavam escravos que seriam executados (Crédito: Thinkstock)
A entrada da cidadela é feita por um portal enfeitado com o brasão da coroa portuguesa (Crédito: Thinkstock)
O Farol do Centro Histórico foi construído há mais de 150 anos para auxiliar embarcações (Crédito: Thinkstock)
A Plaza de Toros é um antigo estádio utilizado para corridas de touros, hoje em ruínas (Crédito: Thinkstock)
A arquitetura colonial portuguesa e espanhola pode ser vista nas ruas da cidade (Crédito: Thinkstock)
Encante-se com as flores que enfeitam Colonia del Sacramento, cidade mais antiga do Uruguai (Crédito: Thinkstock)
A Basílica Del Santíssimo Sacramento é considerada a igreja mais antiga do Uruguai (Crédito: Thinkstock)
Um dos passeios mais conhecidos é o porto, onde poderá observar o movimento das embarcações (Crédito: Thinkstock)
 

Atrações

A grande beleza de Colonia del Sacramento está em sua história e suas construções coloniais de arquitetura portuguesa e espanhola. Conheça melhor a cidade mais antiga do Uruguai e aproveite a tranquilidade do local para tomar um bom vinho à beira do Rio da Prata.

Crédito: Thinkstock

Centro histórico

Bairro mais antigo da cidade, também conhecido como “Casco Histórico”, é onde ficam os principais atrativos, como o Portão da Cidadela, do qual se desprendem duas muralhas que serviam de proteção para a cidade. Ali fica também a “calle de los suspiros”, uma das ruas mais famosas. Segundo a lenda popular, era o último local que os escravos percorriam antes de serem executados. Visite a Basílica del Santísimo Sacramento, conhecida como Iglesia Matriz, considerada a mais antiga do país, e as ruínas da Casa del Gobernador.

Crédito: Thinkstock

Plaza de Toros

Um dos locais mais visitados da cidade é a famosa Plaza de Toros. Trata-se das ruínas de um antigo estádio com capacidade para 10.000 espectadores destinado às corridas de touros, construído em 1910. O local deixou de funcionar apenas dois anos depois, quando uma lei proibiu a atividade em todo país.

ENDEREÇO: Avenida Nicolas Mihanovich.

Crédito: museos.gub.uy

Museus

Comprando apenas um ingresso você pode visitar todos os museus da cidade no centro de turismo. Entre as opções estão o Museu Português, o Indígena (ambos com peças e histórias do período colonial), o Museu Municipal, o Espanhol e do Azulejo, situado em um edifício de 1740. 

Crédito: Thinkstock

Farol

Ao passear pelas ruas de Colonia del Sacramento você verá o farol do Bairro Histórico, construído há mais de 150 anos para auxiliar as embarcações que chegavam à cidade. As instalações do farol podem ser visitadas nos dias de semana a partir das 13h até o pôr do sol, e aos fins de semana a partir das 11h.

ENDEREÇO: Rua De San Francisco, entre Plaza Mayor e De San Pedro.

Crédito: Thinkstock

Porto de iates

Para quem aprecia o vai e vem dos barcos, uma dica é conhecer o Porto de iates. O local recebe muitas embarcações que cruzam o Rio da Prata e oferece vista única da baía de Colonia e suas praias.

 

Hotéis

A melhor área para procurar por hotéis em Colonia del Sacramento é ao redor do centro histórico, onde você vai ficar pertinho das principais atrações. 

Posada Le Vredo

Fica a 150 metros do porto de Colonia del Sacramento e a 500 metros do centro histórico da cidade. Oferece café da manhã continental e acesso wi-fi gratuito em todas as áreas. Os quartos contam com TV a cabo e ar-condicionado. Além disso, o Le Vredo dispõe de jardim e recepção 24h. 

Charco Hotel

O Charco está localizado a um quilômetro da Rambla Colonia, do Farol, Museu Português e da Plaza Mayor. Possui restaurante à la carte, jardim, solário, serviço de quarto e wi-fi gratuito. Os quartos estão equipados com TV por satélite, base para iPod e ar-condicionado.

Hotel Beltrán

O hotel está a apenas a 300 metros da cidade de Colonia del Sacramento, a 700 metros do porto e do terminal de ônibus. Oferece quartos com internet wi-fi, TV por assinatura, ar-condicionado e aquecimento. Conta ainda com restaurante e cafetaria.

 

Restaurantes

Embora pequena, Colonia tem opções de restaurantes charmosos e aconchegantes. Uma das vantagens é que, em geral, o valor das refeições não costuma ser alto. Aproveite ainda para curtir as cafeterias da cidade e um delicioso sorvete no verão.

Crédito: freddouruguay.com

Freddo

Nesta sorveteria argentina a grande estrela é o delicioso sorvete de dulce de leche. Mas se você visitar a cidade no inverno, peça um café quentinho e os lanches do lugar.

ENDEREÇO: Plaza Mayor.

La Florida

Um dos restaurantes mais disputados de Colonia, o La Florida conta com visual muito bonito, perto da entrada do centro histórico. 

ENDEREÇO: Odriozola, 215.

El Drugstore

Com ambiente bem descontraído, o El Drugstore tem música ao vivo. Costuma ficar sempre lotado e é ideal para happy hour.

ENDEREÇO: Centro Histórico.

 

Observação: O conteúdo do texto acima é meramente informativo. A confirmação dos preços e informações sobre os serviços disponíveis são de responsabilidade das empresas mencionadas.

IMPORTANTE: O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais. Fica proibida a reprodução dos conteúdos - textos, figuras e gráficos - do Portal, salvo prévia autorização por escrito da CVC.

*Os valores dos pacotes apresentados nesta página podem variar de acordo com a cidade de origem. Selecione sua localização e confira o menor preço disponível para sua localidade. Todos os preços estão sujeitos à disponibilidade de lugares no ato da reserva. Os valores dos pacotes acima são o total do quarto dividido pela quantidade de passageiros (adulto ou criança ou bebê).