Publicado em 19/03/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Conheça os melhores roteiros de vinho em diferentes continentes

Há milênios o vinho acompanha as mudanças econômicas, religiosas e culturais da sociedade. E a melhor maneira de mergulhar no universo particular dessa antiga bebida é visitar uma seleção de destinos que se dedicam à sua elaboração!

Cada etapa da produção do vinho é complexa e varia de acordo com a região de cultivo das uvas, além da cor e tipo de vinho que será produzido. Por isso, o processo de fabricação da bebida e sua aplicação na gastronomia são tão cultuados.

O vinho do Porto e o de Bordeaux, por exemplo, possuem sabores e aromas únicos, graças às diferentes características dos vinhedos portugueses e franceses. E com as facilidades atuais para se viajar ao exterior, o jeito é conhecer de perto grandes capitais produtoras de vinho.

Separamos nove destinos pelo mundo, para você planejar sua próxima rota do vinho.
Apure seus sentidos e boa viagem!

   
   

1 – Napa Valley (Estados Unidos)

Próxima de São Francisco, a região tem a viticultura mais famosa das Américas e foi pioneira no enoturismo mundial. Abriga mais de 400 vinícolas e mais de 100 salas de degustação (Crédito: Thinkstock)

2 – Mendoza (Argentina)

O país possui o centro vinicultor mais importante da América do Sul, com mais de 850 vinícolas e mais de 10 milhões de hectolitros de vinho produzidos por ano, principalmente da variedade de Malbec (Crédito: Thinkstock)

3 – Valle de Casablanca (Chile)

O acesso é feito por Valparaiso, a 2h de Santiago. Aqui, onde se fabrica o melhor vinho chileno, você encontra vinhedos orgânicos (Emiliana and Matetic) e vinícolas de boutique, como a Kingston Family (Crédito: Thinkstock)

4 – Bordeaux (França)

Com área de mais de 115 mil hectares de vinhedos, a região viticultora francesa mais tradicional ultrapassa a produção anual de 800 milhões de garrafas de vinho. Bordeaux é famosa por oferecer vinhos com sabor único (Crédito: Thinkstock)

5 – Porto (Portugal)

O país possui uma grande quantidade de uvas nativas, o que permite a elaboração de vinhos com personalidades exclusivas. Na montanhosa Região Demarcada do Douro é produzido o famoso vinho do Porto (Crédito: Thinkstock)

6 – Cape Winelands (África do Sul)

A 2h da Cidade do Cabo, o distrito concentra seus vinhedos em vales ribeirinhos, ocupando uma área de mais de 100 mil hectares. A Stellenbosch Wine Route 62 é um dos roteiros de vinhos mais conhecidos na região (Crédito: Thinkstock)

7 – Rhinehessen (Alemanha)

Quem disse que não há espaço para o vinho na terra da cerveja? Perto de Mainz, a região é a maior viticultora do país e tem fama pela invenção do Winzersekt, um tipo de champanhe com uvas locais selecionadas (Crédito: Thinkstock)

8 – La Rioja (Espanha)

A duas horas da cidade de Bilbao, a região de vinhos mais famosa dos espanhóis, tem 64 mil hectares de vinhedos, espalhados em áreas de diferentes climas, tipos de solo e relevo. Aqui a bebida é produzida há mais de mil anos! (Crédito: Thinkstock)

9 – Serra Gaúcha (Brasil)

O destino mais europeu oferece diversas cooperativas e produtores locais que oferecem tours guiados e opções de degustação de vinhos. A cidade de Bento Gonçalves é uma das principais produtoras da região (Crédito: Divulgação CVC)

 

dica anterior
Conheça filmes e séries que inspiram viagens

próxima dica
Gramado é eleito o melhor destino do Brasil