Publicado em 11/02/2016
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Conheça mais sobre Búzios e Angra dos Reis e escolha sua próxima viagem!

Angra dos Reis tem 365 ilhas e belas praias, com águas cristalinas e muitas opções de hospedagem (Crédito: Thinkstock)

Com praias lindas e mar cristalino, as cidades de Angra dos Reis e Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, atraem diversos turistas em busca do sol, badalação e o glamour que estes destinos oferecem. Em Búzios, a Orla Bardot é puro charme, com lojas, restaurantes e bela vista para o oceano, além das estátuas da atriz francesa Brigitte Bardot e do ex-presidente JK que já viraram referência turística na cidade. Já Angra dos Reis dispõe de nada menos do que 365 ilhas – isso mesmo, uma para cada dia do ano! – além de incrível acervo histórico e arquitetônico. Se você está em dúvida entre qual escolher, confira aqui os principais pontos turísticos destas duas cidades e boa viagem!

Cercada por montanhas, a praia Ferradurinha, em Búzios tem águas calmas (Crédito: Thinkstock)

Praias

Búzios possui 24 praias, sendo algumas banhadas por mar aberto, com correntes frias, e outras por mar fechado, de águas calmas e mornas. Se você é da turma que gosta de águas mais calmas, prefira Caravelas, José Gonçalves ou Tucuns. As mais agitadas são Geribá e Ferradura. Para os desinibidos, tem até praia de nudismo: a Olho-de-Boi, no entanto, tem acesso difícil por um morro. Já as praias Azeda e Azedinha são as mais frequentadas pelos moradores.

No quesito praias, Angra dos Reis ganha em vantagem numérica. São 2.000 praias! As do continente não são tão encantadoras quanto às das ilhas, acessíveis por barco, mas possuem boa infraestrutura para visitantes e contam com marinas e píer, criando um belo cenário. Entre os destaques estão as praias do Anil, da Baleia, da Gruta, Biscaia, Bracuhy e Mambucaba.

Tanto Búzios quanto Angra dos Reis possui belas ilhas
(Crédito: Thinkstock)

Ilhas

Tanto em Búzios quanto em Angra dos Reis, a dica é investir em passeio de barco para conhecer as ilhas. Em Angra, por exemplo, opções não faltam. A Ilha Grande é a maior da região, foi palco de várias batalhas marítimas nos séculos seguintes ao descobrimento do Brasil, o que resultou em muitos naufrágios. Entre as praias mais conhecidas e disputadas da ilha estão Lopes Mendes, Cachadaço, Lagoa Azul e do Aventureiro. A Ilha da Gipóia tem excelente infraestrutura, com quiosques, bares e restaurantes. Já as ilhas Botinas são o cartão-postal de Angra, com águas tão claras que é possível observar o fundo do mar por até 10 metros de profundidade.

As ilhas de Búzios não ficam atrás quando o assunto é beleza. O ecossistema é rico em peixes, corais e aves, ambiente perfeito para mergulhos. Em um único passeio de barco você poderá conhecer as ilhas Caboclo, Feia e Rasa, por exemplo. Não deixe ainda de visitar as ilhas Gravatás e da Âncora, também muito procuradas pelos praticantes de mergulho.

Em Búzios, visita bela e singela a igreja de Sant'Ana (Crédito: Thinkstock)

Atrações

Se você for para Búzios, uma passadinha na rua das Pedras e na Orla Bardot é obrigatória! Ali você encontra bares, restaurantes, lojas, pousadas, boates e galerias de arte. Destaque ainda para as esculturas de bronze da atriz francesa Brigitte Bardot, do ex-presidente JK e uma homenagem aos pescadores. Visite também a igreja de Sant'Ana, os mirantes de João Fernandes, do Forno a Ponta da Lagoinha.

Em Angra dos Reis você encontra prédios históricos que fazem parte da história do país e do Estado do Rio de Janeiro, como o Convento São Bernardino de Sena, inaugurado em 1763, a Igreja da Lapa, de 1792 e que ainda abriga o Museu de Arte Sacra. Outra atração é o Forte do Leme, em cujas ruínas estão dois canhões.

Onde ficar

Já decidiu seu destino? Então é hora de procurar sua hospedagem! Entre os hotéis de Búzios você encontra opções luxuosas e charmosas pousadas. Na Orla Bardot ficam os hotéis mais voltados a casais. As famílias costumam ficar na praia de Geribá. A praia Brava reúne hóspedes à procura do clima de balada e Manguinhos concentra uma rede mais focada no público que gosta de esportes como vela e surfe.

Angra dos Reis tem hotéis para todos os bolsos e gostos, sendo muitas as opções de resorts luxuosos e de pousadas simples, espalhados por toda cidade e suas ilhas. A dica aqui é não se hospedar muito longe dos locais onde pretende passear. Por exemplo: se tiver de ir muitas vezes ao centro, não se fique em praias muito afastadas. Confira aqui os principais hotéis em Angra dos Reis!

 

dica anterior
Concorra a 10 anos de ferias gratis com a CVC

próxima dica
Descubra as cavernas mais bonitas do mundo!