Publicado em 20/11/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Antes ou depois da chuva? Conheça o melhor de Belém, capital do Pará!

Eu Sou Maria – Nativitaten é um dos grandes espetáculos mais aguardados do Natal Luz (Crédito: Cleiton Thiele / SerraPress)

Diz a lenda que o morador de Belém, capital do Pará, marca seus compromissos antes ou depois da chuva. Brincadeiras à parte, é fato que a chuva marca ponto praticamente todos os dias na cidade, a segunda mais populosa da região Norte. Uma das portas de entrada para a floresta amazônica, Belém guarda surpresas em cada canto, com construções históricas, ruas sombreadas pelas mangueias e até a maior festa religiosa do país, a procissão do Círio de Nazaré.

Durante o Natal Luz, toda a cidade fica decorada especialmente para as celebrações de fim de ano (Crédito: Cleiton Thiele / SerraPress)

Festa do Círio de Nazaré, que ocorre na segunda semana de outubro, celebrado desde 1793, é o maior evento religioso do país, levando mais de 2 milhões de pessoas às ruas da cidade. No Pará, a festa é tão importante quanto o Natal e, assim como na data de nascimento de Jesus, um banquete com comidas típicas é preparado durante os dias de celebração. 


A Orquestra Sinfônica de Gramado se apresenta na abertura oficial do evento, na Rua Coberta (Crédito: Cleiton Thiele / SerraPress)

Atrações

Um dos pontos turísticos mais famosos de Belém é o Forte do Presépio, construído em 1616 e palco de duas batalhas: uma revolta dos tupinambás contra os portugueses e do movimento nativista Cabanagem, que conseguiu derrubar o governo local, durante os anos de 1835 e 1840. Ali funciona ainda o Museu do Encontro.



Na Parada de Natal, personagens e carros alegóricos percorrem os pontos principais da cidade (Crédito: Cleiton Thiele / SerraPress)

Já a exuberância dos tempos do ciclo da borracha (final do século 19 e início do 20), pode ser vista nos prédios históricos da cidade. Durante esta época a cidade atraiu muitos investimentos, além de diversos imigrantes estrangeiros, que trouxeram costumes da Belle Époque, sendo conhecida como Paris n’América. Um dos exemplos dessas construções é o Theatro da Paz, com estilo neoclássico e mobília original, importada da Europa.

Mas se você quer sentir os sabores do norte do Brasil, então não deixe de conhecer o tradicional Mercado Ver-o-Peso, que possui barracas de essências, frutas típicas, temperos, artesanatos, ervas, pescados e carnes.

A Orquestra Sinfônica de Gramado se apresenta na abertura oficial do evento, na Rua Coberta (Crédito: Cleiton Thiele / SerraPress)

Natureza exuberante

E como não poderia faltar no norte, a natureza mostra sua força em belas paisagens. Faça uma visita ao Jardim Botânico Bosque Rodrigo Alves, cheio de trilhas e 2.500 espécies da floresta amazônica; ao Parque Zoobotânico Emílio Goeldi, instituição científica voltada para pesquisa e catalogação da natureza e da arqueologia da região; e ao Mangal das Garças, onde as aves ficam soltas e podem se reproduzir. Imperdível!

 

 

Ficou com vontade de descobrir mais sobre a capital do Pará? Então aproveite as promoções de passagens para Belém e boa viagem!

 

dica anterior
Descubra os encantos de Teresina

próxima dica
Conheça as capitais da América do Sul