Publicado em 26/11/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Compare os principais atrativos de Barcelona e Madri e escolha seu próximo destino de férias!

As duas cidades espanholas, Madri e Barcelona, desfrutam de belas paisagens, com edifícios históricos e únicos (Créditos: Thinkstock)

Embora fiquem na Espanha, estas duas cidades são tão diferentes entre si quanto a água e o vinho. A capital do país, Madri, é pura tradição: ali estão edifícios históricos importantes, museus e o Palácio Real. Já Barcelona, capital da região da Catalunha, é um convite aos baladeiros, com praias e praças muito animadas, além de ter como pano de fundo as obras do mestre Antoni Gaudí. Conheça mais sobre essas duas cidades espanholas e, se ficar na dúvida, escolha as duas para sua próxima viagem!

Quando ir

Com estações do ano bem definidas, Madri tem invernos rigorosos e verões que chegam facilmente aos 40°C. No entanto, a temperatura média anual fica mesmo bem baixinha: em torno dos 14°C. A cidade recebe ainda muitos shows durante o ano e, se você quer um programa bem tradicional (embora polêmico), a temporada de touradas ocorre entre maio e outubro. O auge é em maio, quando acontece a Feira de San Isidro, padroeiro da cidade.

Barcelona, por sua vez, ganhou de presente o excelente clima mediterrâneo, sendo que os períodos mais agradáveis para visitar a cidade são entre os meses de maio e junho e de setembro a outubro. O verão (julho e agosto) é muito concorrido por lá e costuma ser bem quente e úmido. Além disso, os preços ficam nas alturas nesta época.

As torres da Catedral de Almudena dominam a vista do centro de Madri (Crédito: Thinkstock)

O que fazer

A capital da Espanha está repleta de catedrais e palácios, onde a família real espanhola viveu por muito tempo. Entre os museus, destaque para o Prado, fundado por Carlos III e um dos mais importantes do mundo. O Palácio Real é outra parada obrigatória, com diversas obras de arte e cômodos decorados para receber a realeza desde 1561. Instalado em uma antiga fortaleza medieval, hoje é utilizado apenas como espaço de eventos da família real. Madri ainda tem muitas áreas verdes, como o Parque del Buen Retiro. E se bater a fome, visite os vários mercados gourmet espalhados pela cidade, onde você prova churros com café e as tradicionais tapas (pão e frios ou frutos do mar).

Com um dos conjuntos arquitetônicos mais incríveis do mundo, Barcelona oferece aos seus visitantes museus, praças, monumentos, praias e vida noturna agitada, além de ser sede de um dos mais empolgantes times de futebol da Espanha: o Barcelona. A cidade te convida a conhecer as maravilhas do arquiteto modernista Antoni Gaudí, entre elas o Parque Güell, a Casa Milà, a Casa Batlló e a igreja Sagrada Família. Para os boêmios, a avenida Las Ramblas, com calçadão repleto de bares, cafés, lojas e artistas de rua, é o lugar certo para a diversão. Outro destaque é o bairro de Raval, com vida noturna agitada. 

Aproveite sua visita a Barcelona para conhecer a montanha Montserrat (Crédito: Thinkstock)

Passeios

A partir das duas cidades é possível conhecer outros locais igualmente incríveis. Ao visitar Madri, você poderá fazer uma viagem de duas horas de carro até Sevilha e apreciar as touradas e a bela arquitetura. Vá também para Toledo, com centro histórico em estilo gótico. No inverno, visite Valdesquí, estação de esqui localizada a cerca de uma hora de carro.

Se você está em Barcelona, conheça lugares incríveis como a imponente montanha Montserrat, cujos picos formam curiosos formatos. Outro local interessante é a Costa de Girona, conhecida como Costa Brava devido à topografia peculiar, repleta de penhascos à beira do Mediterrâneo. Faça uma parada também no Portaventura, o maior parque temático da Espanha.

Hospedagem

Quando o assunto é hospedagem, os hotéis em Madri não são nada baratos. Os preços variam de acordo com a estação e podem ficar mais camaradas se a reserva for feita com antecedência. A melhor área para o turista ficar é no entorno de Sol, Plaza Mayor e Santa Ana - todos no centro.

Assim como Madri, encontrar seu hotel em Barcelona com antecedência ajuda na hora de pagar tarifas mais baixas. Existem na cidade acomodações para todos os gostos e bolsos – no verão os preços ficam mais salgados. Quanto à localização, escolha o bairro que mais tenha a ver com seu perfil. Por exemplo: a Cidade Velha/Bairro Gótico abriga lojas, restaurantes e casas noturnas. Já o bairro La Barceloneta desfruta de praia e marina.

A Gran Via é considerada uma das principais vias de Madri (Crédito: Thinkstock)

Como chegar

A partir das principais capitais brasileiras partem voos para a capital espanhola – confira preços de passagens aéreas para Madri. O aeroporto internacional de Barajas tem fama de ser bastante rígido e burocrático na imigração, mas cumprindo as exigências das autoridades espanholas não há por que ter maiores preocupações. 

Não há voos diretos a Barcelona a partir do Brasil, mas existem conexões nas mais diversas partes da Europa. A maior parte dos voos internacionais chega ao aeroporto de Barajas pelo Terminal 1, que garante acesso fácil ao metrô. O aeroporto é bem grande e oferece todo tipo de serviço ao turista. Compre aqui sua passagem para Barcelona!

Continua em dúvida? Escolha os dois destinos e divirta-se muito na Espanha! Aproveite os preços especiais dos pacotes para Barcelona e os pacotes para Madri da CVC e garanta já sua viagem!

 

dica anterior
Curta os brinquedos mais radicais de Orlando

próxima dica
Explore a Croácia e suas paisagens naturais