Publicado em 30/11/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

No coração do país, Brasília está cheia de atrações turísticas

Ponte JK, no lago Paranoá, é uma das atrações arquitetônicas de Brasília (Crédito: Thinkstock)

Nem só de política vive Brasília. A Capital Federal, erguida sob o comando de Juscelino Kubitschek e construída a partir dos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lucio Costa, tem muitas opções culturais e amplas áreas verdes para você conhecer. Ponto de parada de muitos viajantes e símbolo do rock nacional, foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

A Catedral Metropolitana é um dos principais pontos turísticos da região (Crédito: Thinkstock)

Além dos prédios que representam os três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário), que garantem fotos incríveis, você deve conhecer a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Os 16 pilares curvos dão uma aparência completamente diferente à igreja, considerada obra-prima de Niemeyer. Dentro do templo você verá vitrais, anjos pendurados no teto que parecem voar e até uma Via Sacra pintada por Di Cavalcanti, representando cenas da Paixão de Cristo.

Na praça dos Três Poderes está o Museu da Cidade, edifício de concreto armado que abriga documentos referentes à transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. Já o Memorial JK é dedicado ao ex-presidente Juscelino. Abriga objetos pessoais, como relógios e roupas, assim como os restos mortais do político.

Objetos pessoais e até os restos mortais de Juscelino estão no Memorial JK (Crédito: Thinkstock)

A natureza também tem espaço em Brasília. O Jardim Zoológico tem mais de 1.200 animais de 200 espécies, entre mamíferos, aves e répteis. Visite também o Parque da Cidade Sarah Kubitschek – considerado o maior parque urbano do mundo –, eternizado pela música Eduardo e Mônica, da Legião Urbana. No total, são 420 hectares, com opções de quadras, playground, lagos e pistas de caminhada. Tem ainda o Jardim Botânico, lugar de paz e contemplação.

Conheça ainda o lago Paranoá, rodeado por hotéis, bares e restaurantes, além de ser endereço certo de praticantes de esportes aquáticos e da emblemática ponte JK. A vista panorâmica de Brasília está garantida na Torre de TV, com 230 metros – o mirante, porém, fica a 75 metros de altura.

Agora que você já conhece a capital federal, garanta seu hotel e sua passagem aérea para Brasília!

 

dica anterior
Descubra os museus mais interessantes do mundo!

próxima dica
Budapeste: confira curiosidades e atrações!