Publicado em 13/02/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Conheça as cidades mais coloridas do mundo e inspire-se!

Sempre há um bom motivo para viajar. Explorar a arquitetura divertida de destinos coloridos pode ser um deles. Dezenas de cenários monocromáticos e fachadas que lembram um arco-íris estão espalhadas pelo mundo e também pelo Brasil. Entre os exemplos estão Santorini e Mykonos (Grécia), Burano e Vernazza (Itália), Caminito (Argentina), Barcelona (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul) e Trancoso (Bahia).

Ao ver de perto alguns destes lugares curiosos, você entenderá a história e os costumes por trás das cores, além de garantir fotos incríveis. Separamos algumas opções para você se inspirar e agendar sua próxima viagem. Confira!

 
   
   

Ilhas Gregas - Grécia

As paredes brancas em harmonia com portas e telhados azuis criam um belo contraste com o mar. Este visual incrível está nas ilhas Santorini e Mykonos. Acredita-se que o branco começou a ser utilizado para diminuir o aquecimento causado pelo sol nas casas, enquanto o azul seria uma forma de simbolizar o céu e o mar. Outra versão indica que as cores são referências à bandeira grega.
(Crédito: Thinkstock)

Chefchaouen - Marrocos

Em Chefchaouen você pode passear por muralhas e lojas de artesanato em meio às ruas estreitas totalmente coloridas - das paredes ao chão - com vários tons de azul. A tradição dessa cor nos imóveis está relacionada a antigos costumes. Acredita-se que a cor foi um recurso utilizado pelos imigrantes judeus para que o poder de Deus nunca fosse esquecido. Outras teorias citam a pintura como uma alusão ao céu.
(Crédito: Thinkstock)

Jodhpur - Índia

Conhecida como “cidade azul”, Jodhpur, no interior da Índia, têm centenas de casas e muros pintados de azul. A cor cria um visual único, cercado por muralhas. A história aponta que a pintura das casas começou como uma tentativa das castas sociais se diferenciarem uma das outras e, com o tempo, a prática virou costume local. A cidade se desenvolveu e o azul continua dominando a paisagem. (Crédito: Thinkstock)

Caminito - Argentina

A avenida Caminito, em Buenos Aires, concentra prédios com cores nada óbvias, além de pinturas espalhadas por todos os lados. Hoje a região é conhecida como museu a céu aberto, mas tudo começou com uma ideia dos moradores de colorir e valorizar uma área que estava abandonada.
(Crédito: Thinkstock)

Valparaíso - Chile

Famosa pelo visual colorido, a cidade portuária de Valparaíso, próxima a Santiago, é considerada patrimônio histórico pela Unesco e ficou conhecida pelo clima boêmio e alegre. Acredita-se que a tradição das cores presentes até hoje tenha surgido entre imigrantes que começaram a pintar as casas com sobras de tintas usadas em navios. (Crédito: Thinkstock)

Burano - Itália

A ilha de Burano, em Veneza, na Itália, é um paraíso colorido. As casas de pescadores criam uma linha repleta de cores fortes e alegres ao longo das margens dos canais. Tudo indica que os tons vibrantes começaram a ser usados para diferenciar uma casa da outra e, hoje, se tornaram o grande atrativo local.
(Crédito: Thinkstock)

Willemstad - Curaçao

Em Curaçao, o clima tropical das praias e as ruas repletas de prédios coloridos enfileirados são um convite para passeios agradáveis. A arquitetura colorida tem estilo próximo ao visto em Amsterdã, legado da colonização holandesa. (Crédito: Thinkstock)

Salvador - Brasil

As casas e construções históricas espalhadas pela região do Pelourinho, em Salvador, inspiram viagens por cenários coloridos. O bairro é declarado patrimônio histórico pela Unesco e é referência em atrações artísticas e culturais. (Crédito: Thinkstock)

Trancoso - Brasil

O visual rústico das ruas contrasta com o colorido das casas em Trancoso, na Bahia. A área que abriga estes tons vibrantes, a praça conhecida como Quadrado, ficou famosa por concentrar boa parte das pousadas, restaurantes e lojas deste destino que encanta qualquer turista.
(Crédito: Divulgação CVC)

Miami - Estados Unidos

Repleta de opções de entretenimento, Miami é sempre colorida e inspira bom humor. Desde as fachadas das lojas e prédios até os letreiros luminosos que brilham à noite, a cidade está sempre repleta de pontos de cor aqui e ali, o que tem tudo a ver com o clima descontraído responsável por atrair milhares de brasileiros. (Crédito: Thinkstock)

Wroclaw - Polônia

A cidade polonesa de Wroclaw reúne dezenas de prédios coloridos. A vista das construções pela praça central, local que recebe os famosos mercados natalinos, é ideal para fotos. A arquitetura colorida com um toque vintage e os cafés e lojas charmosas valem a viagem.
(Crédito: Thinkstock)

São Francisco - Estados Unidos

Quem viaja até São Francisco, na Califórnia, não pode deixar de conhecer o conjunto de casas conhecidas como Painted Ladies. O local se tornou ponto turístico por conta do colorido das fachadas. Aproveite para fotografar as residências com o visual do centro da cidade ao fundo. (Crédito: Thinkstock)

Cidade do Cabo - África do Sul

O clima descontraído e simpático da Cidade do Cabo se estende para a arquitetura. Diversas fachadas pintadas com cores vibrantes estão espalhadas pela região. Aposte em uma ida ao bairro Bo-Kaap, região habitada por famílias de mulçumanos. A variedade de cores seria uma forma de representar o quanto a cidade é multicultural.
(Crédito: Thinkstock)

Porto - Portugal

O colorido das casas próximas ao rio Douro, na tradicional Porto, domina o visual da área ribeirinha da segunda maior cidade portuguesa. Aproveite para passear pelas ladeiras, lojas e cafés, além de curtir a paisagem digna de cartão-postal. (Crédito: Thinkstock)

Barcelona - Espanha

A vibrante Barcelona é destino ideal para encontrar interessantes referências arquitetônicas e fazer passeios inesquecíveis. A ida ao Parque Guel não pode faltar no roteiro. Projetado por Antoni Gaudí, o local abriga mosaicos multicoloridos e mirantes com vista privilegiada da cidade. (Crédito: Thinkstock)

Vernazza - Itália

Em Vernazza, na região de Cinque Terre, além da bela paisagem do mar Mediterrâneo, o colorido dos imóveis se tornou pano de fundo das fotos de quem visita os restaurantes e lojas à beira-mar. Esta e outras pequenas cidades vizinhas fazem parte de uma área considerada patrimônio mundial pela Unesco. Para aproveitar a viagem, aposte em tours de barco ou trem. (Crédito: Thinkstock)

Copenhague - Dinamarca

A área portuária repleta de fachadas coloridas é um bom ponto de partida para explorar Copenhague. A região de Nyhavn, com prédios do século 18, se tornou uma das mais tradicionais da cidade e o principal ponto de saída para passeios de barco pelos canais. (Crédito: Thinkstock)

 

 

dica anterior
Compras em Orlando? Com certeza!

próxima dica
Os melhores destinos para os apaixonados por chocolate!