Publicado em 29/05/2015 | Atualizado em 08/07/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Aproveite as baixas temperaturas para conhecer os melhores destinos de inverno

O Lago Negro é um dos cartões-postais de Gramado, cidade que recebe o Festival de Cinema em agosto (Crédito: Divulgação CVC)

Viajar durante os meses mais frios do inverno (junho, julho e agosto) é ideal para curtir o clima das serras brasileiras e descobrir destinos encantadores sem sair da América do Sul. Aproveite as baixas temperaturas para conhecer lugares como Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul), Campos do Jordão (São Paulo), Petrópolis (Rio de Janeiro) e Ushuaia (Argentina), com atrações que vão desde festivais culturais até geleiras gigantescas.

Confira as opções de roteiros que separamos para você viajar neste inverno e garanta agora sua viagem!

Campos do Jordão – São Paulo

Ideal para passar dias românticos ou se divertir com a família e amigos, Campos de Jordão tem atrativos naturais e ótimas opções de passeios. Outra vantagem é a proximidade com a capital paulista, já que a viagem dura cerca de duas horas. Conheça a vista do Morro do Elefante e faça passeios de trem ou teleférico para curtir a paisagem. A vila de Capivari, endereço do tradicional Festival de Inverno, recebe milhares de turistas anualmente no mês de julho.

Paraty recebe a Flip, em julho, e rende passeios em meio à charmosa arquitetura do centro histórico (Crédito: Thinkstock)

Cunha e Paraty – São Paulo e Rio de Janeiro

Em Cunha (São Paulo) você une aventura com o frio da serra. Aproveite cachoeiras e as trilhas nos parques estaduais da região, além dos sabores da gastronomia local. Entre os pontos fortes de Cunha estão as cervejas artesanais e a proximidade com Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Unindo as duas cidades na mesma viagem você garante passeios incríveis e ainda aproveita a tradicional Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), evento que acontece anualmente em julho.

Petrópolis é ideal para curtir o clima de serra e o Festival de Inverno, em julho (Crédito: Joao Prudente/Pulsar Imagens)

Petrópolis – Rio de Janeiro

A pequena Petrópolis, a cerca de duas horas da capital carioca, fica ainda mais charmosa no frio, quando recebe o Festival de Inverno, com muita música, boa gastronomia e diversas atividades gratuitas. A dica é unir passeios por cachoeiras com as atividades do evento. Aproveite para conhecer museus, cervejarias e construções históricas.

Vale da Mantiqueira e Monte Verde – Minas Gerais

Muito verde e montanhas garantem o sucesso da viagem pelos hotéis do Vale da Mantiqueira. Relaxe na região cercada por serra, rios, cachoeiras e o clima de fazenda que agrada desde os viajantes românticos aos mais aventureiros. Também vale a pena visitar Monte Verde, localizado no sul de Minas. A região tem perfil romântico e oferece várias pousadas e restaurantes, além de passeios para quem quer se aventurar na natureza. Em julho também é possível curtir o Festival de Inverno de Monte Verde. Os dois destinos são boas alternativas para você fugir da badalação constante de Campos do Jordão.

Aproveite para conhecer Joinville e curtir o tradicional Festival de Dança (Crédito: Ricardo Teles/Pulsar Imagens)

Urubici e Joinville – Santa Catarina

O sul do Brasil também rende viagens inesquecíveis. O frio comum na região de Urubici, onde pode até nevar, é compensado com o visual de cachoeiras e o verde do Parque Nacional de São Joaquim. Em Joinville, milhares de turistas enfrentam as baixas temperaturas para acompanhar o tradicional Festival de Dança, no mês de julho. Divirta-se com passeios pelos vários museus da cidade, tours pela gastronomia típica alemã ou trilhas na mata.

Canela, muito procurada no inverno, é cercada por belezas naturais (Crédito: Divulgação/Prefeitura de Canela)

Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

Gramado e Canela, as duas principais cidades da Serra Gaúcha, são os destinos de inverno mais conhecidos do Brasil. Não deixe de visitar o Lago Negro, em Gramado, e o Parque do Caracol, em Canela. A viagem a estas charmosas cidades do Rio Grande do Sul também rende tranquilidade, boa comida e ótimos vinhos (muitos fabricados na vizinha Bento Gonçalves). Em Canela a alta temporada acontece nos meses de junho e julho. Em agosto, Gramado fica agitada com o Festival de Cinema.

O frio intenso de Buenos Aires a tornam perfeita para curtir a arquitetura e os tradicionais cafés (Crédito: Thinkstock)

Ushuaia e Buenos Aires – Argentina

Buenos Aires e Ushuaia são boas opções para curtir o frio numa viagem internacional. Buenos Aires, a capital argentina, oferece opções para comer bem, fazer compras e aproveitar a arquitetura local. A cidade, cercada por muito verde e cafés tradicionais, fica com os termômetros em torno dos 10⁰C no inverno. Já Ushuaia rende diversão com neve, geleiras e paisagens incríveis. A cidade é cercada pelo Parque Nacional da Terra do Fogo, destino perfeito para os amantes da natureza.

O visual formado por lago e montanhas geladas de Pucón, no Chile, rende passeios incríveis (Crédito: Thinkstock)

Valle Nevado e Pucón – Chile

O Chile também reserva destinos ideais para curtir o frio. A região do Valle Nevado se tornou um dos principais locais para esquiar. Há infraestrutura para todos os níveis de dificuldade e o incomparável visual da Cordilheira dos Andes. Some a isso a proximidade com a capital Santiago, que possibilita um bate-volta. Também vale a pena conhecer Pucón, ao sul do país, repleta de lagos, montanhas e águas termais.

 

dica anterior
Visite Londres: roteiros de 2, 3 e 4 dias

próxima dica
Conheça as belas paisagens do Leste Europeu