Publicado em 26/11/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Símbolo da terra de sonhos do cinema americano, confira cinco fatos curiosos sobre o letreiro de Hollywood!

O letreiro de Hollywood foi construído em 1923, com o objetivo de vender casas de um condomínio. Hoje é símbolo do cinema americano (Crédito: Thinkstock)

Um dos maiores símbolos do cinema americano, o letreiro de Hollywood, localizado em Los Angeles, já é visível mesmo durante sua chegada de avião. Situado no alto das colinas do Mount Lee, no Parque Griffith, foi erguido para vender casas de um condomínio. A ideia inicial era que ficasse lá por um ano e meio, mas acabou eternizado pelo glamour do cinema. Conheça cinco fatos curiosos que ajudaram a tornar as letras de 14 metros de altura em um marco do turismo nos Estados Unidos!

1 – Velhinho de 92 anos

O letreiro possui quase um século! Foi construído em 1923, com o objetivo de anunciar vendas de imóveis nos arredores de Hollywood. Cada uma das letras do sinal original tinha 9,1 metros de largura e 14 metros de altura, com 4 mil lâmpadas.

Nenhum tour até o letreiro é permitido, já que há riscos de quedas no local e picadas de cobra (Crédito: Thinkstock)

2 – Hollywoodland

Originalmente as letras exibiam a palavra “HOLLYWOODLAND”, o nome da região. As últimas quatro letras só foram aposentadas em 1949. Assim, Hollywoodland se tornou apenas Hollywood, como vemos até hoje.

3 - Decadência

Durante décadas o letreiro de Hollywood ficou abandonado e suas letras caíam constantemente – um carro, inclusive, já bateu na letra “H” do anúncio. O ápice do descaso foi nos anos 70, quando ficou quase completamente destruído. Somente após uma “vaquinha” de benfeitores, o local foi recuperado.  Hoje, o letreiro possui o seu próprio fundo (o Hollywood Sign Trust), permitindo que manutenções sejam feitas periodicamente. 



As letras de 14 metros de altura ficam nas colinas do Mount Lee, no Parque Griffith (Crédito: Thinkstock)

4 - Nada de visitas

Atualmente os turistas que visitam Los Angeles não podem ir ao lugar, já que existem leis que proíbem esse tipo de passeio. A posição íngreme em que estão as letras e os riscos de morte – uma atriz já se jogou do alto de uma das letras, cometendo suicídio – e picadas de cobra na região são motivos para a proibição.

5 - Alterações no letreiro

Em algumas situações a cidade de Los Angeles já permitiu mudanças no letreiro, devido ocasiões especiais, motivos comerciais e feriados. Em janeiro de 1976, o letreiro foi mudado para “HOLLYWEED” devido à aprovação de novas leis na Califórnia que garantiam um controle mais relaxado em relação ao uso da maconha (Weed  - sinônimo da droga em inglês). No ano de 1987, a chegada do papa João Paulo II foi celebrada com a palavra “HOLYWOOD” (Holy - sagrado). Em outras ocasiões, o letreiro mudou completamente para “GO NAVY”, “FOX” e “OIL WAR”, entre outros exemplos.

 

 

dica anterior
Fé, espiritualidade e história: saiba tudo sobre roteiros religiosos

próxima dica
Curta os brinquedos radicais de Orlando!