Publicado em 04/03/2016
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Conheça a diferença entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra e apaixone-se por esta região incrível!

O monumento pré-histórico de Stonehenge fica em Salisbury, no sul da Inglaterra, e ainda hoje desperta a curiosidade nos visitantes (Crédito: Thinkstock)

Muita gente se confunde com os nomes Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra, pensando que são sinônimos. Errado! A diferença está na geografia: enquanto a Inglaterra é um país, a Grã-Bretanha é uma ilha e o Reino Unido um estado regido por uma monarquia constitucional, com governo parlamentar. Mas o fato mais importante é que a região tem um histórico rico, paisagens naturais incríveis e cidades com grandes atrativos. Preparado para conhecer mais? Então embarque nessa aventura!

Grã-Bretanha
Formada por três países – Inglaterra, Escócia e País de Gales –, a Grã-Bretanha é a maior ilha do Reino Unido. Com quase 230 mil quilômetros quadrados de área, sua capital é Londres e faz parte do arquipélago das Ilhas Britânicas. Em tempo: Não confunda com Bretanha, região litorânea da França.

Reino Unido
O nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. União política de quatro países (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), seu governo é regido por um sistema parlamentar, cuja sede é em Londres e tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II. O território inclui a ilha da  Grã-Bretanha, a parte da ilha da Irlanda que pertence à Irlanda do Norte, além de muitas outras ilhas menores. O país ainda possui 14 territórios ultramarinos (territórios que são controlados pelo Reino Unido), todos remanescentes do Império Britânico.

Ilhas Britânicas
Arquipélago com mais de 5 mil ilhas situadas no noroeste da Europa. As duas principais são a Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda (Irlanda do Norte e República da Irlanda). Algumas dessas ilhas não pertencem ao Reino Unido.

Belezas naturais e atrações que atravessam os séculos

Apesar das diferenças técnicas, a região tem algo em comum: passado rico e fascinante, que data de 6.500 a.C. e paisagens tão belas que parecem ter saído de um livro de fantasia. Com muitos castelos, palácios, montanhas, penhascos e vilas rurais bucólicas, os países que foram o Reino Unido conseguem agradar aos mais diversos públicos.

Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido, é um dos destinos mais procurados do mundo (Crédito: Thinkstock)

A Inglaterra é de longe o destino mais visitado e sua capital Londres é uma das cidades mais descoladas e cosmopolitas do planeta. Tem de tudo por lá, desde monumentos históricos como a Torre de Londres, o Big Ben e as casas do Parlamento, até o imponente Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster, onde são coroados os reis britânicos. Outras cidades que farão você se apaixonar pela Inglaterra são Oxford, Cambridge, Liverpool e a charmosa Stratford-upon-Avon, cidade natal de William Shakespeare, maior ícone do drama e teatro em língua inglesa.

Edimburgo, na Escócia, tem diversos monumentos históricos, castelos e ruínas medievais (Crédito: Thinkstock)

A Escócia, terra das highlands (Terras Altas), é daqueles lugares que farão cair seu queixo diante de tanta beleza. Possui um número incrível de lagos, montanhas e seu litoral é tão lindo quanto gelado. O país respira história e cada cantinho tem castelo, igrejas e ruínas. A capital Edimburgo tem seu horizonte pontuado por monumentos, prédios históricos e palácios. Em Glasgow, outra importante cidade escocesa, a arte é destaque. Ali você encontra ótimos museus e galerias.

O pequeno País de Gales parece ter saído de um dos de fadas, com suas belas paisagens (Crédito: Thinkstock)

O pequeno País de Gales, situado a oeste da Inglaterra e a apenas 2 horas de trem de Londres, ainda é pouco conhecido dos turistas brasileiros. O destaque vai para o número impressionante de castelos: 641! A cultura celta é outro chamariz, além do idioma galês, herança da cultura celta. A capital Cardiff tem ótima infraestrutura, com restaurantes, hotéis e comércio variado, além de museus gratuitos e atrações culturais.

Belfast, na Irlanda do Norte, tem vida noturna agitada e linda arquitetura (Crédito: Thinkstock)

Por fim, a Irlanda do Norte tem grandes atrações e uma capital cheia de agito: Belfast, com vida noturna agitada, museus maravilhosos e arquitetura interessante. Saindo de Belfast, você encontra lindas paisagens, castelos e a Giant's Causeway (Calçada do Gigante), destino turístico mais popular do país. A grande extensão de rochas em forma de escadaria é o resultado da lava resfriada a partir de erupções vulcânicas que ocorreram mais de 65 milhões de anos atrás.

O Reino Unido tem muitos outros lugares interessantes, como os mistérios de Stonehenge, a Ilha de Skye e seu clima instável, a bela região da Cornualha e as antigas termas romanas de Bath. Mas isso é assunto para outro post. Até lá!

 

 

dica anterior
Opções para viajar nesta Páscoa!

próxima dica
Visite 13 museus pelo mundo de graça!