Atualizado em 02/06/2017
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Diversão no friozinho: visite as maiores festas Juninas do Brasil!

As cidades de Campina Grande e Caruaru, no Nordeste, são conhecidas pelas “maiores festas de São João” do mundo, as mais tradicionais da temporada junina (Crédito: Thinkstock)

Decoração típica, quentão, vinho quente, espetinhos, doces caseiros e muitos outros símbolos caipiras te esperam nos maiores eventos juninos espalhados pelo Brasil. Aproveite o período considerado baixa temporada para viajar – com preços mais baixos! – e programe-se agora mesmo para conhecer grandes festas pela Paraíba, Pernambuco, Sergipe, entre outros estados, onde não faltam eventos com música e barraquinhas de comidas típicas, como o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e a festa de São João de Caruaru, em Caruaru. Saiba mais sobre os principais arraiais que agitam o país de junho a agosto e prepare seu roteiro!

Antes de literalmente botar o pé na estrada, certifique-se de que está levando na mochila protetor solar, chapéu, água, lanche de trilha (barra de cereais, chocolate, frutas, sanduiche natural, etc.), botas apropriadas para trekking, celular ou máquina fotográfica – esse último item é essencial para tornar inesquecíveis as lembranças dessa viagem.

Além de milho e bolo de fubá, receitas locais, como a torta de camarão e a de caranguejo são comuns no Maranhão (Crédito: Thinkstock)

Paraíba

A festa junina conhecida como o Maior São João do Mundo é realizada em Campina Grande. As atrações acontecem no palco principal, instalado no Parque do Povo, no centro da cidade. Este ano a festa conta com shows de Elba Ramalho, Wesley Safadão, Flávio José, Padre Fábio de Melo, Aviões do Forró, Simone & Simaria, Maiara e Maraisa, Luan Santana e Fernando e Sorocaba, entre outros artistas.
Festa: Maior São João do Mundo
Quando:
de 2 de junho a 2 de julho
Onde:
Campina Grande

Pernambuco

A cidade de Caruaru, a cerca de 2h de carro de Recife, recebe o São João de Caruaru 2016, conhecida como o "Maior e Melhor São João do Mundo". O evento, no Pavilhão de Eventos Luiz Gonzaga, é tradicional no calendário junino do Brasil e em 2017 inclui shows de famosos como Elba Ramalho, Cavaleiros do Forró, Bruno e Marrone, Simone e Simaria, Aviões do Forró, Alceu Valença e DJ Alok. Outra atração de Caruaru nessa época é a festa das comidas gigantes, realizada em vários pontos da cidade, com shows e pratos curiosos – a maior dobradinha do mundo e o maior milho assado! Aproveite a viagem para curtir música, comidas típicas, além de visitar museus, o bairro Alto do Moura (famoso pelo artesanato de barro) e a Feira de Artesanato, que funciona diariamente até às 17h, no bairro de Petrópolis.
Festas: São João de Caruaru 2017 (de 3 e 29 de junho)
Onde: Caruaru

Quadrilhas, shows de forró e sertanejo e até fogueira gigante fazem parte da programação dos arraiás no Nordeste (Crédito: Thinkstock)

Maranhão

As encenações e as fantasias coloridas do tradicional Bumba Meu Boi chamam a atenção dos turistas na festa de São João, em São Luís. O evento, organizado pelo governo do Maranhão, relembra os ritmos folclóricos que fazem parte da cultura da região e reúne música e quitutes típicos, como a famosa torta de camarão. A festa movimenta toda a cidade com arraiais espalhados por várias praças e bairros.
Festa: São João de Todos
Quando: de 1º a 11 de junho
Onde: São Luís

Bahia

Várias festas em homenagem a São João acontecem em todo o estado. Destaque para a festa conhecida como o melhor São João da Bahia, em Mata São João, localizada a pouco mais de 1h de carro de Salvador. Barraquinhas de comida e bebida – quentão, milho e canjica fazem sucesso! –, além de espaço para danças populares, entre elas baião e forró, com destaque para as cantoras Solange Almeida e Paula Matos. Por lá também é comum encontrar blocos de rua. As atrações se concentram na sede do munícipio e também na praia do Forte e na região de Imbassaí, onde dá para curtir a praia.
Festa: São João de Mata
Quando: de 23 a 25 de junho
Onde: Mata de São João

dica anterior
Encontre as melhores trilhas de MG

próxima dica
Onde esquiar na América do Sul!