Publicado em 03/12/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Percorra as melhores trilhas de São Paulo e entre em contato com a natureza

A Serra da Cantareira está localizada está dividida entre as cidades de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras (Crédito: Thinkstock)

O estado paulista já teve mais de 80% de sua área coberta por florestas. Mas em meio ao pouco que restou dessa vegetação, ainda é possível percorrer dezenas de trilhas em SP, localizadas em diferentes cidades e para todos os tipos de público – crianças, adultos e idosos, sejam iniciantes ou experientes no assunto. Algumas são também adaptadas para pessoas com deficiência. Garanta passagens aéreas para São Paulo e se divirta!

Até hoje, 40 trilhas foram indicadas por um programa do governo estadual, classificadas entre os níveis baixo, médio e alto de dificuldade. Elas estão distribuídas por 23 cidades em 19 Unidades de Conservação, que são áreas com seus recursos naturais protegidos. É uma oportunidade imperdível para você fugir do ritmo acelerado da cidade grande, entrando em contato com a natureza e conhecendo paisagens incríveis.

No Parque Estadual de Ilhabela, no Litoral Norte, um dos percursos fáceis é a Trilha da Água Branca, que pode ser autoguiada ou monitorada para grupos. As principais atrações ao longo de seus 4,4 quilômetros (ida e volta) são as piscinas naturais (algumas indicadas para banho) formadas pelas corredeiras do Ribeirão da Água Branca e uma torre de observação de 10 metros de altura. No caminho, além da densa floresta na encosta, podem-se avistar diferentes espécies de aves e esquilos.

Já no Parque Estadual do Jaraguá, na capital, a Trilha do Silêncio oferece ótima experiência para crianças, idosos e deficientes físicos, com terreno plano, corrimões e até placas com informações em braile. Nas atividades guiadas, os visitantes podem fazer um exercício do silêncio, percorrendo os 800 metros (ida e volta) de caminhada com os olhos vendados, estimulados a perceber os sons, temperatura e aromas da natureza.

Do alto da Pedra Grande, é possível observar uma vista panorâmica da cidade de São Paulo (Crédito: Thinkstock)

Considerado um trajeto difícil, mas bem sinalizado, a Trilha da Pedra Grande tem 9,6 quilômetros de extensão (ida e volta), entre estradas asfaltadas e de terra, com vários trechos inclinados. Até chegar ao fim do percurso, emoldurado pela mata atlântica, macacos bugios e quatis, você pode descansar na área do Lago das Carpas, com espaço para lanches e banheiros. A vista final é recompensadora: do alto da Pedra Grande, pode-se avistar o Pico do Jaraguá, uma parte da cidade de Guarulhos e até a Serra do Mar, se o clima ajudar. A atração fica no Parque Estadual da Cantareira, também na capital.

Confira nossas opções de hotéis em São Paulo e garanta sua hospedagem para fazer trilhas na região!

 

dica anterior
Descubra as Chinatowns pelo mundo!

próxima dica
Natal ou Fortaleza: escolha seu próximo destino!