Publicado em 25/09/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Paisagens incríveis que são bens da humanidade: conheça os mais belos patrimônios mundiais naturais!

O mundo está repleto de paisagens incríveis, mas alguns lugares são especiais pela importância histórica e ambiental. A Unesco contabiliza atualmente 197 patrimônios naturais mundiais em 87 países, sendo que 18 deles estão sob algum tipo de ameaça à fauna ou flora. O conhecimento sobre esses verdadeiros tesouros da natureza ajuda na preservação, para que mais gerações tenham a oportunidade de contemplar essas paisagens simplesmente magníficas.

A beleza das cataratas impressiona, com quedas d'água de mais de 80 metros de altura (Crédito: Thinkstock)

A floresta amazônica, rica em vegetação e rios, possui a maior biodiversidade do mundo (Crédito: Thinkstock)

No Brasil, existem sete sítios do patrimônio mundial natural, que além de preservar a natureza, geram lucros com o ecoturismo. Na lista estão o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu; as reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento (sul da Bahia e norte do Espírito Santo); as reservas de Mata Atlântica do Sudeste; a área de conservação do Pantanal; o complexo de conservação da Amazônia Central; as ilhas Fernando de Noronha e Atol das Rocas; e os parques nacionais Chapada dos Veadeiros e Emas.

Confira abaixo alguns dos mais bonitos patrimônios naturais e planeje sua próxima viagem!

 
   
   

Los Glaciares – Argentina

Considerada a maior área de gelo depois da Antártida, o parque abriga montanhas, bosques, lagos e imensas geleiras, como a imponente Perito Moreno, a 78 quilômetros de El Calafate.

Grande Barreira de Corais – Austrália

Uma imensa fileira de corais que se estende por 2.200 quilômetros. Contém mais de 3.000 sistemas de recifes individuais e é tão grande que pode ser vista do espaço!

Huanglong - China

O parque situado na província de Sichuan é composto por sete reservas. O maior destaque fica para o Vale de Huanglong, com vegetação colorida e lagos de diferentes tons de verde e azul.

Ilhas de Galápagos – Equador

O local que inspirou Darwin a elaborar a Teoria da Evolução das Espécies abriga fauna e flora únicas no planeta. Galápagos possui centros de pesquisas, vulcões e florestas escondidas.

Kaziranga – Índia

Este santuário da vida selvagem abriga espécies como o rinoceronte-indiano, elefantes, bisões, cervos, ursos-beiçudos, tigres, leopardos e muitos pássaros.

Parque Nacional de Komodo – Indonésia

Criado para proteger o habitat do dragão-de-komodo, este parque também é lar de 1.000 espécies de peixes, tubarões, recifes de corais, golfinhos e tartarugas marinhas.

Tsingy de Bemaraha – Madagascar

Esta floresta de pedra é formada de pilares naturais de rocha calcária pontudas e cortantes, chamados de tsingy. Na base formaram-se passagens estreias e cavernas escuras.

Sand Sea – Namíbia

Único deserto costeiro do mundo, o Sand Sea (ou Mar de Areia) possui imenso campo de dunas ao longo da árida costa africana. Cobre uma área de mais de três milhões de hectares.

Sagarmatha – Nepal

Localizado a mais de 2.700 metros de altura, o parque oferece vista maravilhosa dos picos cobertos de neve. É lar de muitas espécies de animais selvagens e tribos étnicas.

Huascarán – Peru

Formado pela Cordilheira Branca, o parque possui lagoas de cor turquesa, além de grande variedade de fauna e flora andina. Ali ficam os picos nevados tropicais mais altos do mundo.

Cape Floral – África do Sul

Um dos grandes centros mundiais de biodiversidade, inclui a Table Mountain, a Reserva Natural De Hoop e as montanhas Boland e Swartberg.

Giant's Causeway – Reino Unido

Localizado na costa da Irlanda do Norte, a "Calçada dos Gigantes" é formada por 40 mil colunas de basalto, resultado de erupção vulcânica ocorrida há 60 milhões de anos.

Grand Canyon – Estados Unidos

O parque onde fica o maior e mais famoso cânion do mundo foi formado pela constante erosão do rio Colorado. Abriga milhares de espécies de plantas, além de diversos animais.

Canaima - Venezuela

O sexto maior parque nacional do mundo – maior do que a Bélgica – possui montanhas escarpadas e quedas d'água impressionantes, como a salto Ángel, com mil metros.

Ha Long Bay – Vietnã

A baía é constituída por milhares de monólitos de calcário, repletos de vegetação e que emergem das águas verdes do mar. No meio deles existem pequenas aldeias flutuantes.

dica anterior
Aproveite os últimos feriados do ano para viajar

próxima dica
Uruguai: viagem internacional e econômica!