Publicado em 13/10/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Descubra as maravilhas de São Luís e Lençóis Maranhenses

Centro de São Luís tem prédios tombados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Crédito: Thinkstock)

As paisagens paradisíacas e o calor constante fazem do Nordeste o queridinho dos brasileiros quando o assunto é viagem nacional. Mas você já pensou em conhecer o Maranhão? Se este estado ainda não faz parte da sua ‘lista dos desejos’, coloque-o imediatamente nela! O estilo arquitetônico de São Luís e as dunas dos Lençóis Maranhenses merecem sua atenção.

Durante o passeio pelo rio Preguiça, você conhece um grande manguezal e a biodiversidade deste ecossistema (Crédito: Aline Bosio)

Você pode visitar os dois destinos em roteiro de quatro ou cinco dias. Comece pela capital – garanta agora sua passagem  para São Luís, – repleta de casas coloniais dos séculos 18 e 19 tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O Centro Histórico abriga museus, centros culturais, bares e restaurantes, muitos adornados pelos famosos azulejos portugueses.

Há ainda festas tradicionais – principalmente nos meses de junho e julho, quando a região é palco de apresentações do Bumba-Meu-Boi. As praias não são tão paradisíacas como em outros estados da região, mas merecem ser conhecidas. Destaques para Olho d'Água, com visual rústico, e Calhau, com água calma e diversos quiosques.

Aproveite para passear pela lagoa da Jansen (famosa pelos bares instalados ao seu redor), visitar o teatro Artur Azevedo (um dos mais antigos do País) e ver o Palácio dos Leões (sede do Governo do Estado). Divirta-se também com a vida noturna local, embalada ao som de reggae e forró.

Dunas e piscinas naturais de águas cristalinas tornam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses o principal ponto turístico do Maranhão (Crédito: Luis Salvatore/Pulsar Imagens)

Lençóis Maranhenses

O principal ponto turístico do Maranhão está a pouco mais de quatro horas de viagem a partir de São Luís. Localizado no município de Barreirinhas, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abriga dunas e lagos, além de rios e manguezais. A paisagem é única, acredite!

Programe-se para visitar a região entre maio e agosto, depois do período das chuvas e quando as lagoas estão cheias. Fora desta época você também verá piscinas naturais, mas em menos quantidade. O fato é que em qualquer época do ano a região tem atrativos.

Mas não pense que em Barreirinhas você têm apenas os Lençóis Maranhenses para conhecer – apesar de ‘só’ isso já valer a viagem! Experimente navegar de barco pelo rio Preguiças e conhecer de perto as belezas de um manguezal. No caminho, pare na Ilha dos Macacos para tomar alguma bebida gelada e, como o nome sugere, ver macacos de perto – eles são ariscos, mas chegam bem perto dos turistas.

Visite também a praia do Caburé, boa para banho, e o farol Preguiças, com bela vista da região - você precisa ter fôlego para encarar as escadas. Não perca mais tempo! Reserve agora seu hotel em Barreirinhas e explore os Lençóis Maranhenses!

 

dica anterior
Confira o roteiro de S.O.S. Mulheres ao Mar 2

próxima dica
Confira dicas de compras em Nova York!