Publicado em 12/02/2016
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Descubra as cavernas mais bonitas do mundo!

Se você gosta de natureza e aventura, inclua na sua lista de viagens destinos que tenham cavernas formadas por rios subterrâneos ou gelo, assim como aquelas com santuários que realmente valem a visita. Algumas destas paisagens podem ser encontradas no Brasil, no México, no Chile, na Malásia e na Islândia.

Estes locais, responsáveis por despertar a curiosidade e a vontade de explorar o mundo cada vez mais, se mantêm preservados pela natureza intocada, já que muitos pontos são de difícil acesso, mas o visual compensa qualquer esforço! Confira nossa galeria de cavernas e inspire-se!

 
   
   

Vatnajokull | Islândia

Encante-se com as cavernas da geleira Vatnajokull, na Islândia. Dá para ver as paredes internas da geleira, que mais parecem vidros azuis e brancos! Com a ajuda de guias, você conhece duas cavernas que chegam a ter dez metros de comprimento, mas prepare-se para as temperaturas baixas que chegam a -10ºC. A Vatnajokull é considerada a maior massa de gelo da Islândia e a segunda maior da Europa, ocupando 8% do território do país. (Crédito: Thinkstock)

Apostle Islands | Estados Unidos

O Lake Superior, no estado de Wisconsin, apresenta paisagens únicas quando está congelado. O período de nevasca revela as chamadas Apostle Islands, conjunto de mais de 20 ilhas repletas de cavernas, famosas pela beleza das estalactites de gelo no teto. O lago fica entre os Estados Unidos e o Canadá e é considerado o maior lago de água doce do mundo.  (Crédito: Thinkstock)

Mendenhall | Estados Unidos

As cavernas da geleira Mendenhall são de encher os olhos. Estão localizadas no Alasca, próximo ao Lake Mendenhall, e para chegar é preciso passar por aqueles cenários de filmes: montanhas, rochas, gelo e trechos de floresta. Outra opção é seguir pelo lago. Mas atenção: a visita às cavernas é indicada para os aventureiros mais experientes em áreas escorregadias, pois é de difícil acesso. (Crédito: Thinkstock)

Cavernas de mármore | Chile

Na Patagônia chilena vale a pena conhecer a rede de cavernas do Santuário das Capelas de Mármore. As paredes de puro mármore foram esculpidas pela força do vento e da água no lago General Carrera, situado entre o Chile e a Argentina. Há passeios de barco ou caiaque pelos blocos de mármore e até por galerias internas, onde o nível da água é mais baixo – o contraste de cores é incrível! A cidade mais próxima é Coihaique, a 2h de voo de Santiago.  (Crédito: Thinkstock)

Tham Khao Luang | Tailândia

É comum encontrar cavernas que ganharam função de santuário na Tailândia. A caverna Tham Khao Luang, por exemplo, situada a cerca de 2h da cidade de Phetchaburi, abriga um Buda e é dedicada aos reis Rama III e IV. O local é de encher os olhos por conta do belo cenário formado por iluminação natural, enormes estalactites e a decoração em torno de estátuas e altares distribuídos em câmaras. Nas redondezas também há mosteiros e templos. (Crédito: Thinkstock)

Cavernas Batu | Malásia

As cavernas Batu, na Malásia, abrigam um santuário. A mais famosa delas é chamada de Catedral, localizada a uma altura de pouco mais de 270 degraus. O complexo de cavernas fica próximo a Kuala Lumpur, a capital do país, e logo na entrada há uma estátua gigantesca do deus Murugan, o deus da guerra e da vitória segundo o hinduísmo.  (Crédito: Thinkstock)

Poço Encantado | Brasil

A gruta do Poço Encantado é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que passam pela Chapada Diamantina. Formada por conta do movimento da água contra as paredes de rocha calcária, a caverna abriga rio subterrâneo e impressiona pelo contraste de cores. O local fica a 20 quilômetros de Itaeté, na Bahia. Atenção ao caminho a pé até a entrada da gruta, já que há trechos íngremes em uma escadaria.  (Crédito: Thinkstock)

Cenote Ik Kil | México

Entre os cenotes mais visitados da região de Yucatán, no México, está o Ik Kil, onde a mistura de vegetação, águas transparentes e a entrada de luz natural deixam o visual lindíssimo! O Ik Kil tem aproximadamente 130 metros de profundidade e é muito procurado por quem gosta de mergulho e saltos radicais. Em todo o México, acredita-se que há sete mil cenotes. Esses locais eram considerados portais de comunicação com os deuses pelos maias. (Crédito: Thinkstock)

Catedral | Portugal

Algumas cavernas da região do Algarve, no litoral de Portugal, são acessíveis apenas pela água. Há várias grutas marinhas por lá e uma das mais fotografadas é conhecida como Catedral, localizada na Vila de Benagil. A Catedral dá acesso a uma praia particular – as águas cristalinas cercadas pelas paredes de rochas e a biodiversidade marinha criam um cenário que mais parece irreal! (Crédito: Thinkstock)

 

dica anterior
Conheça mais sobre Búzios e Angra dos Reis e escolha sua próxima viagem!

próxima dica
Madeira é reduto de natureza, história e gastronomia únicas