Publicado em 20/11/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Capital nordestina sem praia? Conheça os encantos de Teresina, que possui atrações incríveis e vai te conquistar!

O encontro das águas dos rios Poty e Parnaíba, de coloração diferentes, é uma das atrações de Teresina (Crédito: Pulsar Imagens)

Única capital do Nordeste sem litoral, Teresina compensa a falta de praias com atrativos que irão te fazer (ou quase) esquecer de um banho de mar. Nesta cidade do Piauí, onde o sol é forte o ano inteiro, não vai faltar água para se refrescar. Uma de suas principais atrações é exatamente o encontro dos rios Poty e Parnaíba, com águas de coloração diferente, resultando em um verdadeiro espetáculo da natureza.

Os barcos partem da foz do rio Poti, onde está localizado o Parque Ambiental Encontro dos Rios, no bairro do Poty Velho. Conta com estrutura para turistas, produtos artesanais, mirante e restaurante.

História e artesanato

Ao andar pelas ruas de Teresina é possível conhecer muito da história do estado. O melhor lugar para isso é o Museu do Piauí, sobrado em estilo colonial que já serviu de sede ao Governo da Província e Poder Judiciário, e que hoje exibe peças históricas.

O Palácio de Karnak tem arquitetura inspirada em um templo grego (Crédito: Pulsar Imagens)

Outras atrações são a Igreja de São Benedito e a Igreja Nossa Senhora das Dores, ambas construções do século 19. Confira ainda o Palácio de Karnak, edifício inspirado em um templo grego e atual sede do governo estadual.

E se você gosta do artesanato nordestino, não deixe de visitar o Centro de Artesanato, localizado em um imponente prédio que já serviu como sede da polícia estadual. Fica em frente à Praça Pedro II, um belo espaço com luminárias de época e vários detalhes arquitetônicos no estilo art-nouveau.

Gastronomia

Bateu fome? Então aproveite para provar a deliciosa culinária piauiense. Comece abrindo o apetite com a tiquira, aguardente de mandioca, e depois experimente pratos como o Capote (a base de galinha d'angola), Arroz Maria Izabel (com carne seca picada), Paçoca (carne seca desfiada com farinha e socada no pilão) e a Peixada de Piratinga (com leite de coco e batata-doce).

Agora que você já conhece as principais atrações desta cidade incrível, selecione seu hotel em Teresina e faça uma viagem inesquecível!

 

dica anterior
Manaus é porta de entrada da Amazônia

próxima dica
Apaixone-se pelas belezas de Belém