Publicado em 23/12/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Cenários que lembram outro planeta: conheça o Deserto do Atacama

Flamingos, lagoas e montanhas gigantescas (até com topo nevado) formam algumas paisagens do Atacama (Crédito: Thinkstock)

O Chile é conhecido principalmente por suas belezas naturais, como a Cordilheira dos Andes, a Ilha de Páscoa e a Patagônia. Mas você já pensou em conhecer um deserto? No caso, o mais seco do mundo? Pois é aqui que ele fica, o Deserto do Atacama, a duas horas de voo da capital chilena e uma hora de carro de Calama – garanta suas passagens aéreas para Santiago.

Entrada de San Pedro de Atacama, com poucas casas e um cenário impressionante (Crédito: Thinkstock)

O fenômeno natural atrai visitantes de todo o planeta, que utilizam como base a comuna de San Pedro de Atacama, pequeno vilarejo com ares de velho oeste – mas que oferece tanto hospedagens simples quanto luxuosas. Nos passeios que saem daqui, você verá paisagens inesquecíveis!

Algumas das mais procuradas na região são o Valle de la Luna e o Valle de la Muerte, com cenários montanhosos impressionantes que parecem de fora do planeta. Nos roteiros mais tranquilos você faz tudo de carro, o que facilita a se acostumar com a grande altitude da região e evitar o soroche, o chamado mal de altitude. Para os mais aventureiros, é possível praticar trekking e sandboard também.

Anfiteatro, no Valle de la Luna, é uma das formações geológicas mais curiosas da região (Crédito: Thinkstock)

Outro lugar incrível é o Salar do Atacama, grandes áreas de terra envolvidas por crostas de sal. Nas Lagunas Altiplanicas você vai conhecer lagoas gigantescas, rodeadas por vulcões fora de atividade e flamingos. Já na Laguna Cejar, além da paisagem deslumbrante ao redor, você vai mergulhar em uma lagoa onde ninguém afunda, devido à alta concentração de sal na água. Mas não se desespere: nos chuveiros de água doce logo ao lado você pode retirar o excesso de sal do corpo.

 

Formações rochosas no Valle de la Muerte, uma região extremamente seca, onde se diz que nada nasce (Crédito: Thinkstock)

Outro fenômeno natural impressionante pra conferir são os Gêiseres de Tatio, onde o nascer do sol é um espetáculo único e uma grande piscina termal recebe você para um relaxante mergulho em águas quentes que brotam do solo. Depois, visite o minúsculo povoado de Machuca, com apenas uma rua, alguns lanches à venda e casinhas típicas. E quando programar este passeio tome atenção às temperaturas: elas estão abaixo de 0° durante a madrugada, no momento em que você sai do hotel, e esquentam conforme o amanhecer.

Estas são apenas algumas das atrações para você visitar por aqui. Viaje para o Chile e conheça mais sobre o Deserto do Atacama!

 

dica anterior
Beleza no sul da França: conheça cidades incríveis!

próxima dica
Conheça as principais vinícolas de Bento Gonçalves!