Publicado em 28/12/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Desertos pelo mundo têm beleza natural e aventura de sobra!

O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, com área de mais de 10.500 quilômetros quadrados (Crédito: Thinkstock)

A beleza dos desertos inspiram viagens e rendem fotos incríveis. Saiba mais sobre estes lugares espalhados por vários cantos do planeta e programe já seu roteiro pelo Deserto do Atacama, no Chile, pelo Deserto do Saara, que ocupa boa parte da África, ou pelo Deserto de Sal, na Bolívia. Também há várias paisagens arenosas na Austrália, nos Estados Unidos e até no Brasil!

Essas regiões chamam a atenção pelas grandes áreas ocupadas e as variações extremas de temperatura, o que pode tornar as trilhas ainda mais emocionantes. Prepare-se para calor que pode chegar a 50ºC durante o dia e cair para 0°C depois do anoitecer, mas o céu estrelado compensa qualquer dificuldade! Confira nossas dicas e saiba mais!

As lagunas repletas de flamingos formam uma das paisagens mais encantadoras do Deserto do Atacama (Crédito: Thinkstock)

Deserto do Atacama

A melhor forma de explorar o Deserto do Atacama, no Chile, é utilizar como base a vila de San Pedro de Atacama, no meio do deserto. É comum encontrar roteiros de aventura por lá, como trilhas para ver gêiseres, lagunas e ruínas de antigas construções – erguidas no período pré-inca. O Deserto do Atacama abriga flamingos cor-de-rosa e é considerado o local mais seco do mundo, já que nunca foram registradas chuvas por lá! Confira nossas opções de hotéis em San Pedro de Atacama!

Deserto da Arábia

A região seca domina o visual de países do Oriente Médio, como Iraque, Jordânia, Qatar, entre outros. O Deserto da Arábia tem 2,3 quilômetros de extensão. Entre os passeios mais comuns na região está ida à Jordânia, passando por Tel Aviv e Jerusalém, em Israel, ou viagens até os Emirados Árabes, com destaque para Dubai.

O trajeto pelas paisagens espelhadas do Salar de Uyuni pode ser combinado com ida ao Deserto do Atacama (Crédito: Thinkstock)

Deserto de Sal

O maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni, ocupa uma área de pouco mais de 12 mil quilômetros quadrados na Bolívia. A região é curiosa por render fotos em que a linha branca de sal se confunde com o horizonte. Você pode iniciar os passeios na vila de Uyuni, localizada a cerca de 700 quilômetros de La Paz. O visual é marcado por montanhas, cactos, lagoas repletas de flamingos e piscinas de águas termais.



Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

As lagoas dos Lençóis Maranhenses estão bem no meio de um deserto de dunas de areias brancas, região conhecida como deserto brasileiro, principalmente entre os meses secos (junho a janeiro) – mas com o diferencial do clima tropical! A área de 1,5 quilômetros quadrados abriga o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e rende fotos surpreendentes da imensidão branca e meio ao “labirinto” de água. Não deixe de conhecer as lagoas mais famosas do parque, como a da Preguiça e da Esmeralda, além de provar a culinária de pequenas vilas do entorno. Conheça o melhor dos Lençóis Maranhenses!

A cidade de Ouarzazate, no Marrocos, é um dos mais famosos endereços de saída para passeios no deserto (Crédito: Thinkstock)

Deserto do Saara

O Saara ocupa uma área de aproximadamente 9,5 mil quilômetros quadrados no continente africano e é considerado o segundo maior deserto do mundo, atrás apenas do Deserto da Antártida – sim a Antártida também tem deserto, afinal, desertos são áreas com quase zero chuvas e alta evaporação atmosférica! Entre as atrações da região estão o Egito e o Marrocos, além de tours pelas areias.



Essas formas rochosas inusitadas ficam no Pinnacle Desert, próximo da cidade australiana de Perth (Crédito: Thinkstock)

Desertos australianos

A Austrália também rende aventuras na região da Austrália Ocidental, onde está o Pinnacles Desert, local famoso por concentrar formações rochosas pontiagudas que lembram esculturas. Já ao norte do país, você pode ir até a cidade Alice Springs para agendar roteiros que passam por comunidades dominadas pelos aborígenes no Deserto de Simpson – procurar gravuras rupestres por lá é a maior diversão! O estado de Queensland também tem uma grande parte arenosa, onde já foi registrada a temperatura de 69ºC.

O visual do Vale da Morte, nos Estados Unidos, chama a atenção pela beleza e é comparado à paisagem lunar (Crédito: Thinkstock)

Deserto do Vale da Morte

Considerada a região mais quente dos Estados Unidos, o Vale da Morte faz parte do Deserto de Mojave, localizado no estado da Califórnia. Com pouquíssimas chuvas, os termômetros vivem nas alturas – já foi registrada a temperatura de 56ºC! Mesmo com nome de dar medo, o local atrai aventureiros que querem ver de perto as montanhas avermelhadas e as dunas de areia que parecem as do Egito. Vale a pena curtir a vista do alto do Zabriskie Point e ver de perto as rochas deslizantes de Racetrack Playa – os rastros das pedras permanecem como mistério para os cientistas!

 

dica anterior
Programe seu roteiro e aproveite o melhor de Sydney!

próxima dica
Separamos ruas famosas que você precisa conhecer!