Publicado em 25/04/2017
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

10 destinos para curtir no inverno

O inverno é a estação do ano mais esperada por quem gosta do frio. Seja aquele ar mais fresco que sopra nas serras e montanhas ou o frio congelante de destinos de neve, esta é uma época perfeita para viajar, ver belas paisagens naturais e fazer passeios românticos. Tanto no Brasil como em outros países da América do Sul existem cidades charmosas que ficam ainda mais espetaculares no inverno.

Se o objetivo é fazer uma viagem mais rápida e para destinos nacionais, o sul do Brasil é um prato cheio, com muitas opções de cidades com arquitetura europeia, vinícolas e parques naturais. Já para quem sempre sonhou em ver neve, destinos na Argentina e no Chile são alguns dos mais badalados dessa temporada. Confira aqui 10 destinos para aproveitar o frio e se divertir ao máximo!

 
   
   

1 - Serra Gaúcha (RS)

Essa é uma dica especial, já que a Serra Gaúcha engloba diversos municípios do Rio Grande do Sul. As principais cidades são Gramado, Canela e Bento Gonçalves, que contam com arquitetura europeia, deliciosa gastronomia, vinícolas e atrações como o Lago Negro, Snowland (o primeiro parque indoor de neve das Américas), AlpenPark, Parque Caracol e o Vale dos Vinhedos.

2 - Campos do Jordão (SP)

A cidadezinha localizada a 180 km da capital paulista é rodeada por montanhas e tem construções em estilo alpino. Os principais pontos turísticos são o Morro do Elefante, teleférico, passeio de trem, parque Amantikir e o Horto Florestal. Em julho, Campos do Jordão recebe as edições do Festival de Inverno, com apresentações artísticas e culturais realizadas em diversos espaços da cidade.

3 - Monte Verde (MG)

Localizada no distrito de Camanducaia, no sul de Minas Gerais, a vila de Monte Verde é ideal para quem quer curtir o inverno, mas sem a agitação dos destinos mais badalados. Oferece trilhas pela mata, mirantes, passeios de jipe, quadriciclo, além de patinação no gelo e deliciosos restaurantes. Durante o inverno a vila fica cheia de turistas e, com sorte, você encontra temperaturas abaixo de zero!

4 - Petrópolis (RJ)

O Rio de Janeiro não é feito só de praias. A região serrana possui belas cidades para conhecer no inverno e o destaque fica para Petrópolis. Com clima romântico, construções do Brasil Império e belas paisagens naturais, a cidade possui atrações como o Museu Imperial, que serviu de residência de verão de Dom Pedro II e o Palácio de Cristal, onde acontecem eventos culturais e exposições.

5 - Urubici (SC)

Uma das cidades mais frias do Brasil, Urubici fica a 925 metros acima do nível do mar e registra neve quase todos os anos. Em 1990 a cidade registrou temperatura de 17 graus negativos e sensação térmica de -40°C! E além desse frio todo, o turista que ama inverno vai encontrar cânions, florestas, cachoeiras e vales cortados por rios. Lá você poderá fazer rapel, tirolesa, canoagem, trilhas pela mata, parapente e até mesmo asa delta. Encontre seu hotel em Urubici!

6 - Bariloche (Argentina)

Destino de neve mais conhecido da Argentina, Bariloche fica a apenas quatro horas e meia de voo de São Paulo. A cidade tem atrações no ano inteiro, mas é no inverno que a neve aparece. A temperatura fica em torno dos 2,5ºC, mas pode chegar a -16ºC durante a madrugada. Para quem pretende esquiar, a temporada de neve varia todos os anos, mas em geral as estações começam a funcionar no final de junho e ficam abertas até início de outubro.

7 - Ushuaia (Argentina)

Conhecida como a "cidade do fim do mundo", Ushuaia é formada por montanhas, mar, glaciares, bosques, colônias de pinguins e outros animais marinhos. É ponto de partida para expedições à Antártida. De julho a outubro a cidade oferece as melhores condições para curtir esportes de neve. Um dos locais mais procurados é o Cerro Castor, centro de esqui com 25 pistas, muitas delas homologadas pela Federação Internacional de Esqui.

8 - El Calafate (Argentina)

Um dos destinos mais belos da Argentina, El Calafate é ponto de partida para conhecer as majestosas geleiras do Parque Nacional Los Glaciares, com destaque para Perito Moreno, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. No inverno, esse paraíso natural oferece atrações como patinação em lagos congelados – com a cordilheira ao fundo! – e a prática de esqui no Cerro Huyliche.

9 - Pucón (Chile)

Localizada a 780 km ao sul de Santiago e com pouco mais de 30.000 habitantes, Pucón é um pequeno refúgio chileno com lagos de águas cristalinas, cachoeiras, montanhas, termas e vulcões. No inverno, as temperaturas ficam em torno dos 8ºC e pode nevar, principalmente nos locais mais altos, como no Vulcão Villarrica. Confira hotéis em Pucón e programe sua viagem!

10 - Valle Nevado (Chile)

No alto da Cordilheira dos Andes, a 3.200 metros acima do mar, revela-se como um dos mais belos destinos do Chile. O Valle Nevado Ski Resort é considerado um dos melhores centros de esqui da América do Sul, com 39 pistas para a prática de esqui e snowboard. Fica localizado a 63 km de Santiago e na mesma montanha fica o Parque de Farellones, a estação El Colorado e a estação La Parva. Encontre o pacote para o Chile ideal para conhecer o Valle Nevado!

dica anterior
Feriados 2017