Publicado em 06/01/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Explore destinos turísticos incríveis no Espírito Santo

Diferente do litoral de Vila Velha e Vitória, Itaúnas tem praias com piscinas naturais, falésias e dunas (Crédito: Thinkstock)

Ainda pouco explorado pelos viajantes de plantão, o estado do Espírito Santo tem atrações que vão surpreender você, muito além das conhecidas praias de Guarapari, Vila Velha e Vitória. Tem arquitetura tradicional alemã, falésias, um incrível passeio de trem entre montanhas, praia com areia preta de efeito medicinal, sítio arqueológico, piscinas naturais, atividades esportivas com vista para paisagens fabulosas e muitas mais.

A culinária tradicional da região também faz sucesso, com pratos à base de peixes e frutos do mar – a moqueca capixaba feita na autêntica panela de barro é irresistível. Além disso, é mais barato voar de São Paulo ao Espírito Santo do que até as capitais vizinhas, como Rio de Janeiro e Salvador. Aproveite a oportunidade e visite um destino turístico diferente, sem disputar espaço com milhares de pessoas!

Conheça as cidades que selecionamos para você, escolha sua preferida e pé na estrada!

Falésias e águas claras compõem a paisagem das praias de Itaúnas (Crédito: Thinkstock)

Itaúnas

Já imaginou ver dunas de areia dourada e fininha no Espírito Santo? Pois é o que Itaúnas reserva a você, quase na divisa com a Bahia, distante 4h30 de Vitória. Falésias, piscinas naturais de águas mornas, corais e praias desertas compõem a paisagem da região, como a praia de Costa Dourada. No Parque Estadual de Itaúnas ainda existem passeios de buggy, cavalo, jipe e canoa. Aproveite o clima relax para curtir um forró, muito tradicional nos bares da região – tão tradicional que a cidade recebe anualmente o Festival Nacional de Forró.

 

Castelo 

A 2h30 da capital capixaba, na região serrana do Espírito Santo, a cidade tem como principal atração a Gruta do Limoeiro, sítio arqueológico que recebe visitas monitoradas. Pesquisadores encontraram vestígios de presença humana com data de mais de 4.000 anos na gruta. O visual é impressionante, com formações rochosas esculpidas pela água, colunas e salões internos.

Venda Nova do Imigrante 

O município, localizado a 2h de Vitória, é considerado a Capital Nacional do Agronegócio. As principais atividades são voltadas ao agroturismo – os tours guiados nas dezenas de fazendas da região. Lá, são fabricados e vendidos laticínios, pães, licores, doces, açúcar, cachaça, embutidos e outros.

 

De acordo com a incidência da luz do sol, a pedra parece adquirir uma coloração azulada (Crédito: Thinkstock)

Domingos Martins

Também na região de serra do Estado, a 1h da capital, a cidade tem visual e clima totalmente diferentes do litoral do Espírito Santo. Aqui predominam baixas temperaturas e a cultura alemã, com construções típicas e receitas tradicionais, como chucrute, joelho de porco e o famoso café colonial. O passeio de trem pela Serra do Mar, que pode ser feito a partir da cidade, percorre belas paisagens naturais, pontes e túneis. Pelo friozinho característico e arquitetura charmosa, Domingos Martins é destino ideal para lua de mel. Existem também opções de atividades ao ar livre, como trekking e rafting, além de piscinas naturais, cachoeiras e trilhas ao redor da Pedra Azul.

 

A moqueca de peixes e frutos do mar é o prato mais tradicional da cozinha capixaba (Crédito: Thinkstock)

Guarapari

Distante 1h da capital, o atrativo mais curioso do município é a praia de Areia Preta, formada por areias monazíticas. Acredita-se que o contato com este material ajuda no tratamento de doenças como reumatismo, artrite, entre outras. A região oferece boa infraestrutura, com bares e quiosques, como na praia do Morro. Se desejar praias mais calmas, a recomendação é visitar Setiba e Três Praias. Guarapari também faz sucesso entre os mergulhadores, pois possui recifes e naufrágios perto da costa.

 

Cartão-postal da cidade, o Convento da Penha é um dos mais antigos do país (Crédito: Thinkstock)

Vila Velha

Sem dúvida, o diferencial de Vila Velha, vizinha da capital, é o Convento de Nossa Senhora da Penha, fundado em 1558, que brinda seus visitantes com uma bela vista da região, a 154 metros de altitude. Adoradores de chocolates devem agendar o Chocotour na fábrica da Garoto, que inclui tour guiado e degustação de alguns produtos. Entre as praias de Vila Velha, a da Costa tem boa infraestrutura, com quiosques, calçadão, restaurantes e ciclovia. Para aproveitar um ambiente mais rústico, a pedida são as praias da Ponta da Fruta e Barra do Jucu.

 

As praias de Vitória costumam ser calmas e rodeadas por serviços (Crédito: Thinkstock)

Vitória

A grande vantagem de viajar à capital do Estado é aproveitar a infraestrutura da cidade sem o caos dos grandes destinos turísticos. A praia de Camburi garante águas calmas, calçadão para uma boa caminhada, ciclovia e passeios de escuna, além de restaurantes e bares na orla. A Ilha do Boi tem as praias mais badaladas e o Triângulo das Bermudas abriga a vida noturna da cidade. Se quiser fugir do litoral, a Cidade Alta tem construções históricas incríveis, como o Palácio Anchieta, a Capela de Santa Luzia e a Igreja de São Gonçalo.

 

dica anterior
Destinos para visitar em 2015!

próxima dica
8 opções para um Carnaval incrível