Publicado em 26/11/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Conheça as paisagens da Croácia, com litoral e natureza preservados

O entardecer na costa de Dubrovnik parece ter saído de uma verdadeira pintura (Crédito: Thinkstock)

A Croácia oferece ótimas experiências de viagem no Leste Europeu, tendo o belo mar Adriático como cenário principal. Ainda pouco explorado por brasileiros, o destino é parte da União Europeia desde 2013, o que facilita a entrada de visitantes com passaporte europeu. As águas cristalinas de lagos e praias combinam bem com verões que ultrapassam os 30°C – as regiões mais conhecidas por aqui são as litorâneas, como Dubrovnik, Split e Pula, além da capital Zagreb, já afastada da costa.

O Palácio Romano Diocleciano mistura várias construções em uma só: fortaleza, santuários e vilas (Crédito: Thinkstock)

O legado histórico do país também impressiona, com edifícios de pedra que remontam a Idade Média. No inverno, o calor dá espaço para um cenário cheio de neve, que atinge temperaturas de até -15°C, ideal para contemplar a paisagem toda branca, esquiar e muito mais. Ou seja, qualquer período do ano é uma boa época pra visitar a Croácia!

A parte antiga de Dubrovnik é cercada por uma grande muralha do século 10, que pode ser percorrida a pé em cerca de uma hora, para que você observe a arquitetura ora preservada, ora reconstruída do centro, sem contar a vista mais alta do mar. Na praia, você encontra águas claras e boa infraestrutura, como espreguiçadeiras e guarda-sóis. Para conhecer mais do litoral, você pode alugar um barco, com diárias a preços convidativos.

Vista aérea do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, com quedas d’água e vegetação exuberantes (Crédito: Thinkstock)

De Dubrovnik a Split, são quase quatro horas de carro. A maior atração desta agitada cidade são as ruínas do milenar Palácio Romano Diocleciano. As praias aqui também têm ar paradisíaco, com areias claras e mar azulado, sendo algumas mais reclusas, ideal pra assistir ao pôr do sol na ilha considerada a mais ensolarada da Croácia.

No Condado de Karlovac, a 240 quilômetros do litoral, a beleza das águas de cor turquesa se mantém, desta vez no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Passeios de barco, mergulhos em piscinas naturais, trilhas, passarelas em meio a quedas d’água e cachoeiras são alguns dos atrativos do local, que preserva diversas espécies animais e vegetais.

Vista aérea da praça Ban Josip Jelaic, que divide Zagreb em antiga e moderna, com vários edifícios históricos (Crédito: Thinkstock)

A 130 quilômetros dali, jardins muito bem cuidados marcam a paisagem urbana de Zagreb, cheia de praças, pontos turísticos, museus e edifícios históricos dos séculos 19 e 20. A capital croata também é rota para quem quer visitar países vizinhos, como Eslovênia e Itália. Na temporada de inverno, a cidade é point para quem gosta ou quer experimentar um passeio de ski, na estância de Sljeme, além de curtir a paisagem natural coberta de neve.

Você pode chegar à Croácia de avião a partir de grandes capitais da Europa, como Londres, Roma e Viena, ou a bordo dos cruzeiros que aportam por ali. Algumas cidades possuem atrativos que podem ser percorridos todos a pé, mas para o deslocamento entre diferentes regiões, um veículo é o mais indicado – reserve seu aluguel de carro agora mesmo!

 

dica anterior
Barcelona ou Madri? Escolha sua preferida!

próxima dica
Explore as ilhas artificiais de Dubai