Publicado em 20/11/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Todos a bordo! Conheça belas paisagens em viagens de trem pelo Brasil

O passeio de maria-fumaça de São João del Rei a Tiradentes, em Minas Gerais, tem belas paisagens (Crédito: Thinkstock)

Comuns na Europa, onde você pode cruzar diversas cidades e até países inteiros em viagens de trem, essa modalidade não é muito procurada no Brasil. Mas saiba que é possível fazer passeios incríveis a bordo de trens por serras e cidades históricas como Bento Gonçalves (RS), Morretes (PR), Passa Quatro (MG) e Tiradentes (MG). Confira nossas dicas!

Em Minas Gerais você confere também o passeio em Passa Quatro, na divisa com São Paulo (Crédito: Pulsar Imagens/João Prudente)

Trem da Serra do Mar | Paraná

O Trem da Serra do Mar Paranaense parte diariamente de Curitiba rumo à cidade de Morretes. Em três horas de viagem você se depara com pontes, casarios, cachoeiras e a vegetação exuberante da Mata Atlântica. Ao chegar em Morretes, percorra as ruas da cidade e descubra o belo artesanato local, além de degustar o tradicional “barreado”, prato típico da região.

Trem da Serra da Mantiqueira | Minas Gerais

O Trem da Serra da Mantiqueira parte da estação Passa Quatro em direção a estação Coronel Fulgêncio, localizada no alto da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Durante o trajeto você passará pelas corredeiras do Manacá e a ponte Estrela.

A bela Vila de Paranapiacaba, em Santo André, tem estilo arquitetônico em inglês (Crédito: Pulsar Imagens/Delfim Martins)

Trem de São João del Rei a Tiradentes | Minas Gerais

Nesta viagem de 12 quilômetros, a maria-fumaça construída no início do século 20 passa por fazendas centenárias, rios e montanhas, margeando o rio das Mortes, com vista para a Serra de São José. Este passeio funciona somente aos fins de semana.

Trem Expresso Paranapiacaba | São Paulo

Para quem mora na capital paulista, este passeio é uma ótima opção de lazer. Localizada em Santo André, Paranapiacaba é uma vila de arquitetura inglesa, com atrações culturais e ecológicas, como o Museu do Castelinho, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e a Casa da Memória.​ O trajeto é realizado aos domingos e o embarque é feito na Estação da Luz.

Trem de Campinas a Jaguariúna | São Paulo

Saindo de Campinas, o trem segue até Jaguariúna, passando por fazendas de café. Destaque para as estações bem-conservadas, que já serviram de cenário para novelas de época. Há um roteiro mais curto, até Tanquinho (distrito entre Campinas e Jaguariúna), que leva apenas 1h30.

Conheça o ponto turístico mais famoso do Rio de Janeiro com o Trem do Corcovado (Crédito: Thinkstock)

Trem do Corcovado | Rio de Janeiro

Apesar de não ser um passeio longo, o trem te levará a um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Tudo tem início com uma locomotiva elétrica e centenária, que atravessa a Mata Atlântica preservada, pertencente ao Parque Nacional da Tijuca. Aos pés do Cristo Redentor, uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, você terá a vista mais bonita do Rio de Janeiro.

Trem das Montanhas Capixabas | Espírito Santo

O Trem das Montanhas Capixabas percorre um trecho de 49 quilômetros, unindo história e cultura de pequenas cidades às belas paisagens da Mata Atlântica. A viagem de duas horas e meia de duração começa em Viana, cidade de influência açoriana, e se eleva de 15 metros acima do nível do mar para uma altitude de 530 metros. Passa ainda pelas cidades de Domingos Martins, Marechal Floriano e Araguaia.

O Trem do Vinho passa pelas paisagens da Serra Gaúcha e ainda rende deliciosas degustações (Crédito: Divulgação CVC)

Trem do Pantanal | Mato Grosso do Sul

Com algumas das paisagens mais bonitas do Brasil, o Trem do Pantanal parte de Aquidauana rumo à cidade de Miranda. No trajeto de 70 quilômetros é possível contemplar araras azuis e outras espécies de animais nativos, rios e as pequenas cidades do caminho. A viagem acontece aos finais de semana e tem pouco mais de três horas de duração.

Trem do Vinho | Rio Grande do Sul

O passeio de trem a vapor é uma das principais atrações da Serra Gaúcha, na região turística Uva e Vinho. O embarque na estação de Bento Gonçalves é feito com uma deliciosa degustação de vinho. Depois de percurso de 23 quilômetros até Garibaldi, uma parada é feita ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam espumante moscatel e suco de uva. O destino final do passeio é a cidade de Carlos Barbosa.

 

dica anterior
Ilhas gregas: planeje a viagem dos sonhos e visite praias paradisíacas

próxima dica
Manaus é porta de entrada da Amazônia