Publicado em 14/12/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Destaque no litoral de São Paulo, Ilhabela encanta turistas com natureza intocada

lhabela é um dos destinos mais procurados do litoral norte de São Paulo, com praias preservadas e cachoeiras (Créditos: Thinkstock)

Com 130 quilômetros de costa e 42 praias, Ilhabela é um dos destinos mais procurados pelos turistas no litoral norte de São Paulo. O arquipélago conta com 83% de Mata Atlântica preservada por um parque estadual, repleto de cachoeiras e trilhas.

Por isso, capriche em seu espírito aventureiro para fazer caminhadas e chegar a praias desertas, mergulhar entre naufrágios de navios e se arriscar em veleiros – não atoa Ilhabela é conhecida como Capital Nacional da Vela: os ventos constantes que sopram no Canal de São Sebastião tornam as praias da costa norte perfeitas para a atividade.

Mas nem só de aventura e clima rústico vivem essas ilhas. Você encontra muita badalação nos clubes de praia e nos bares da Vila, como é chamado o animado centrinho, assim como nas praias do Curral e Saco da Capela.

A praia Bonete é uma das mais bonitas do arquipélago, com águas cristalinas e areia branca (Crédito: Thinkstock)

Praias

Sem dúvida são as praias que mais chamam a atenção dos visitantes de Ilhabela e a grande estrela da festa é a praia de Castelhanos, com quase dois quilômetros de extensão e mar de águas claras, ideal para surfar. O rio Castelhanos fica à esquerda e marca o início da trilha de 40 minutos para a Cachoeira do Gato, onde a água corre por um paredão de 80 metros até um pequeno poço.

A paradisíaca praia Bonete disputa com Castelhanos o título de praia mais bonita da ilha. São 800 metros de orla, enfeitada com as canoas de uma vila caiçara. A praia Jabaquara tem riachos desaguando nas duas extremidades. Ali a infraestrutura é mais caprichada: um restaurante com estacionamento e dois quiosques que atendem na areia.

A praia Saco da Capela é movimentada e repleta de quiosques, indicada para a prática de canoagem e mergulho. Itaguassu também tem muitos bares e quiosques, com animação correndo solta dia e noite. E se você é fã de praias mais escondidas, conheça a praia da Fome, com águas calmas e ótimas para mergulho. O acesso é feito pelo mar, com passeios de escuna ou flexboat (barco inflável) ou por trilha de 3 horas a partir da praia do Jabaquara.

Ilha das Cabras

Este é um dos passeios que não podem faltar em seu roteiro de viagem. A praia da Ilha das Cabras fica no Santuário Ecológico Submarino. Ali você encontra as mais variadas espécies de peixes ornamentais, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos e naufrágios que se transformaram em lar para a vida marinha.

A Ilha das Cabras é ideal para mergulhos, já que é repleta de vida marinha e naufrágios (Crédito: Thinkstock)

Cachoeiras

Ilhabela conta com mais de 360 cachoeiras, muitas delas de fácil acesso. Conheça a da Lage, formada por pequenas quedas que formam piscinas naturais de águas cristalinas. As quedas do Gato e dos Três Tombos são indicadas para banho e para a prática de rapel, respectivamente. Já a cachoeira da Toca é a mais famosa do arquipélago: as águas despencam de uma altura de 3 metros e as quedas formam tobogãs. O acesso é pela estrada Castelhanos.

Eventos

O arquipélago recebe alguns eventos ao longo do ano que movimentam as praias e trazem muitos turistas às ilhas. O principal deles é a Semana Internacional de Vela, que acontece em julho. Apenas alguns dias após a Semana Internacional de Vela, a Vila recebe o Festival de Jazz, com shows gratuitos em palcos montados no deque da Praça das Bandeiras. Em agosto você confere o Festival do Camarão, quando restaurantes oferecem pratos elaborados especialmente para o festival, com camarão e frutos do mar.

 

dica anterior
Dicas para fugir dos locais mais turísticos de Londres

próxima dica
Terra do churrasco e do chimarrão, Porto Alegre é cheia de encantos