Publicado em 25/11/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

São Paulo te espera com múltiplas opções de cultura, compras e diversão

Mas fica perto do Masp? O museu é um dos cartões-postais da cidade e referência para se achar na avenida Paulista (Crédito: Thinkstock)

Se você está pensando em economizar e garantir experiências únicas, vale a pena visitar São Paulo na sua próxima viagem! Aproveite as vantagens que o cenário multicultural da capital paulista proporciona e monte seu roteiro por restaurantes, espaços culturais, áreas comerciais famosas e bairros cheios de personalidade.

Preparamos um roteiro com dicas sobre lugares que fazem sucesso entre turistas estrangeiros e brasileiros que visitam São Paulo. Garanta já suas passagens aéreas e veja de perto o que há de melhor em uma das cidades mais influentes da América Latina.

Avenida Paulista

Esta via é conhecida como o lugar onde tudo acontece, já que é endereço de importantes empresas e sempre recebe grandes eventos populares, como manifestações, a Parada Gay e a tradicional Corrida de São Silvestre. Por lá você também encontrará bons hotéis, shoppings, bares e restaurantes, e o famoso Masp (Museu de Arte de São Paulo), além de estações de metrô das linhas 1 e 4.

É difícil resistir às compras na região da 25. Aproveite para pechinchar ou pagar preço de atacado em algumas lojas (Crédito: Divulgação CVC)

Centro e compras nos arredores

No encontro das avenidas Ipiranga e São João, imortalizado na música de Adoniran Barbosa, você encontra boa comida e fácil acesso à rua 25 de Março e à Santa Ifigênia, tanto a pé como de transporte público. No meio do caminho, vale a pena parar no Mercado Municipal e provar o tradicional lanche de mortadela. Nas redondezas está a avenida 23 de Maio, repleta de monumentos e grafites coloridos. Esta também é a principal via para acessar o parque Ibirapuera a partir do centro. Se preferir, mantenha-se nas proximidades da Praça da Sé, onde há vários sebos, padarias e acesso ao bairro da Liberdade, famoso pelas influências orientais. Não muito longe desse trecho estão os bairros Brás e Bom Retiro - que concentram venda de roupas -, e a Zona Cerealista, onde há forte comércio de produtos naturais, temperos e vinhos.

Na área de 1,5 quilômetros quadrados do Parque Ibirapuera não falta espaço para se exercitar ou passear por museus (Crédito: Thinkstock)

Lazer

Se a ideia é curtir a capital ao ar livre, aposte no Parque Ibirapuera, no Minhocão e na avenida Paulista. Todos esses locais são de fácil acesso e ótimos para ir com crianças. No Ibirapuera, que está no topo da lista dos 10 melhores parques do mundo, não falta espaço para descansar, praticar esportes ou visitar museus. Já no Minhocão, viaduto que fica fechado para carros aos domingos, você pode fotografar o visual dos prédios nos arredores, andar de bicicleta ou caminhar. A avenida Paulista também entrou na lista de lugares para se divertir sem carro, já que fica livre para os pedestres aos domingos. Dá para caminhar, andar de skate, patins e bicicleta.

Cultura

O Masp (dono de um importante acervo de obras de Renoir, Candido Portinari e Van Gogh) oferece entrada gratuita duas vezes na semana (terças e quintas-feiras). Já os museus com exposições interativas e recursos multimídia oferecem entrada gratuita aos sábados, como o Museu da Língua Portuguesa, no centro, o Museu Catavento (com atividades e exposições sobre ciência) e o Museu do Futebol, no Pacaembu. Também é comum ver filas de visitantes nas exposições temáticas do Museu da Imagem e do Som (às terças-feiras o ingresso é gratuito para exposições), do Centro Cultural Banco do Brasil (exposições no térreo são gratuitas) e do Instituto Tomie Ohtake (a entrada é gratuita, mas as exposições são pagas – em geral, preços populares). A Cinemateca de São Paulo, na Vila Mariana, atrai fãs de filmes e curiosos da sétima arte, enquanto o Memorial da América Latina, na Barra Funda, oferece atividades sobre arquitetura, arte e história dos países latinos. É importante considerar as distâncias e o movimento de pessoas na data da viagem, assim você pode planejar a melhor maneira de se deslocar e evita que o trânsito atrapalhe seus planos.

No estádio do Pacaembu, não deixe de visitar o Museu do Futebol, localizado no mesmo complexo (Crédito: Gabriela Araújo)

Futebol

Os apaixonados por futebol também vão se sentir bem à vontade na capital paulista, afinal, dá para montar um tour pelos principais estádios da cidade ou até mesmo acompanhar uma partida. A zona sul concentra o Estádio do Morumbi, próximo a vários shoppings, enquanto a zona leste abriga a Arena Corinthians - local que recebeu jogos da Copa do Mundo de 2014. Não muito distante do centro está o Estádio do Pacaembu e o Museu do Futebol. Não muito longe dali está o Allianz Parque, a arena do Palmeiras. O Ginásio do Ibirapuera é outro ponto que sempre incentiva o esporte e a cultura, já que é facilmente adaptado para diversos eventos, desde competições de basquete até shows.

Mirantes

Para fugir do agito e curtir a grandiosidade da cidade de cima, confira a vista do pico do Jaraguá, o ponto mais alto da capital, na zona norte. Reserve o dia para curtir a tranquilidade e fazer trilhas em meio ao verde do Parque Estadual do Jaraguá e torça para um dia de céu sem nuvens para curtir a paisagem. No centro também há mirantes com paisagens panorâmicas e entrada gratuita, como na Torre do Banespa, no 35º andar e no Edifício Martinelli, no 26º andar. Outra dica é conhecer a praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, também conhecida como Praça do Pôr do Sol, no Alto de Pinheiros, famosa pelo visual do entardecer no meio dos prédios.

O colorido Beco do Batman impressiona paulistas e estrangeiros no bairro boêmio da Vila Madalena (Crédito: Gabriela Araújo)

Bairros multiculturais

Não deixe de conhecer alguns dos bairros em que você pode se sentir em outro país. A Mooca e o Bexiga são excelentes locais para passear por casarões históricos e provar uma boa macarronada italiana. Também há uma tradicional feira de antiguidades no Bexiga, na Praça Dom Orione. Já na região da Liberdade, além das lojas e restaurantes, é imperdível a feirinha de artesanato e comidas típicas japonesas e chinesas, como tempurá e yakissoba, que acontece todos os sábados e domingos. Visite também a Vila Madalena, ideal para passear por barzinhos, cafés e lojas descolados, e no famoso Beco do Batman, perto da rua Gonçalo Afonso. Este local virou uma galeria de grafites ao ar livre e é referência em arte urbana no Brasil.

 

dica anterior
Praias paradisíacas e mar azul são destaques de Algarve, em Portugal

próxima dica
Beleza selvagem: conheça a Patagônia Chilena