Publicado em 20/11/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Porta de entrada da Amazônia, Manaus é moderna e repleta de paisagens naturais exuberantes

O belo Teatro Amazonas tem cúpula colorida e é o maior cartão postal da capital manauara (Crédito: Thinkstock)

Se você espera por um destino exótico, com a fauna e flora da floresta tomando as ruas de uma cidade pacata no norte do Brasil, saiba que Manaus está muito distante disso. A capital do Amazonas está, sim, próxima da exuberância da floresta amazônica – maior bioma do país - mas tem todas as características de um grande centro urbano, moderno e movimentado, com muitas opções culturais, gastronômicas e de compras.

 

Faça passeios pelos rios da região, que abrigam milhares de espécies de peixes (Crédito: Thinkstock)

Para conhecer Manaus de ponta a ponta é preciso um roteiro de pelo menos quatro dias, com passeios em locais onde a natureza reina soberana, como a Reserva Florestal Adolpho Ducke e o Bosque da Ciência. Dos tempos áureos do Ciclo da Borracha ficaram construções históricas de tirar o fôlego de qualquer turista, como o Palácio Rio Negro, o Palacete Provincial e o espetacular Teatro Amazonas, com arquitetura neoclássica e salão com capacidade para 701 pessoas.


Não perca o espetáculo do encontro das águas dos rios Amazonas e Solimões (Crédito: Thinkstock)

Encontro das Águas

Outro passeio imperdível na capital manauara é um cruzeiro pelos rios Negro e Amazonas. O fenômeno que acontece após o rio Amazonas, de água barrenta, se encontrar com o rio Solimões, de água negra, é um dos espetáculos mais famosos da cidade. Os dois rios ficam lado a lado sem misturar suas águas, devido às diferentes densidades e velocidades.

 

 

Os hotéis de selva são ótimas opções para quem quer mais contato com a natureza (Crédito: Reprodução)

E se você quer curtir uma experiência ainda mais próxima da natureza, considere hospedar-se nos hotéis de selva localizados nos arredores de Manaus, onde você terá contato com animais nativos e ainda confere da janela de seu quarto um visual selvagem e exuberante.

Gastronomia

A arte de comer bem é uma das atrações de Manaus. Rica em imentos encontrados na natureza, em especial frutas e peixes, a culinária regional irá te surpreender com sabores novos e deliciosos.

A Catedral Metropolitana de Manaus possui arquitetura de estilo grego (Crédito: Thinkstock)

Entre os pratos que não devem faltar em sua viagem estão o tacacá (espécie de sopa de tucupi com goma de mandioca e camarões), bolo de macaxeira, tapioca com tucumã (fruto de uma palmeira amazônica) e queijo, o tradicional lanche x-caboquinho (recheado com tucumã, banana frita e queijo coalho) e o tucunaré assado, além dos mais variados sucos e sorvetes, nos sabores de cupuaçu, buriti ou taperebá. 

 

 

Deu vontade? Então confira os pacotes para Manaus e aprecie os sabores e cores da capital do Amazonas!

 

dica anterior
Faça passeios incríveis de trem pelo Brasil

próxima dica
Descubra os encantos de Teresina