Publicado em 23/12/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Romance, natureza e muito charme: Monte Verde é destaque na serra mineira

Localizada em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, a pequena vila de Monte Verde é um oásis de tranquilidade para quem procura pelo friozinho das montanhas, casinhas em estilo europeu e natureza privilegiada. O destino se tornou muito popular entre os paulistas, que fogem da agitação de Campos do Jordão no inverno e descobriram em Monte Verde um refúgio à altura.

Mas não é só nos meses mais frios do ano que a vila recebe turistas. No verão, a temperatura continua amena e os dias claros são ideais para o turismo ecológico, com trekking, rafting, cavalgadas e tours de jipe e quadriciclo. Monte Verde ainda proporciona atmosfera charmosa e propícia ao romance, o que a transformou em um dos destinos mais procurados por namorados e casais em lua de mel.

Natureza é um dos atrativos da região (Crédito: Pulsar Imagens / João Prudente)

A influência europeia é visível em todos os lugares: desde o estilo alpino das construções até os produtos encontrados no comércio local, nos restaurantes e nas comidas típicas. A região é formada por trechos remanescentes da Mata Atlântica – com araucárias nativas com centenas de anos – além de extensa área de reflorestamento constituída de pinheiros e eucaliptos. Toda essa vegetação atrai milhares de pássaros e outras espécies de animais.

Clima

Situada no município de Camanducaia, Monte Verde fica em altitudes que variam entre 1.500 e 1.600 metros. Com clima frio e seco, característico de regiões montanhosas, no verão as médias de temperatura são de 26°C durante o dia e 14°C à noite. No inverno, os termômetros despencam muitas vezes para abaixo de zero.

Avenida principal de Monte Verde concentra restaurantes e lojas (Crédito: Pulsar Imagens/João Prudente)

Passeios

Entre os passeios mais concorridos estão as caminhadas até as montanhas. Uma dica é subir de carro até o ponto onde começam as trilhas para lugares como Mirante, Platô, Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Pedra Partida e Pico do Selado. O orquidário também não pode ficar de fora de sua lista, com 1.500 espécies de orquídeas, sendo 150 carnívoras.

Você pode ainda fazer passeios de jipe, de quadriciclo, moto, a cavalo e mountain bike. A Mega Tirolesa é outra atração imperdível: o circuito consiste em duas tirolesas (uma com 450 metros e a outra com 475), em um percurso total de 925 metros. A travessia proporciona incrível vista de 360 graus da região.

Monte Verde ainda conta com dezenas de pousadas e hotéis charmosos, ideias para descansar depois de um dia de atividades e criar um clima romântico com jantares à luz de velas e banheiras de hidromassagem. Confira aqui seu hotel em Monte Verde e conheça esse destino inesquecível!

 

dica anterior
Percorra Lisboa a pé e veja atrações incríveis!

próxima dica
Beleza no sul da França: conheça cidades incríveis!