Publicado em 11/11/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Descubra 8 motivos para se apaixonar por João Pessoa

Mar de diversos tons de verde e azul marca a paisagem de João Pessoa (Crédito: Divulgação CVC)

João Pessoa é, definitivamente, uma das cidades mais encantadoras do Nordeste. Junte mar de diferentes tonalidades de azul, longas faixas de areia para aproveitar os dias ensolarados da Paraíba, calçadão nas principais praias para andar de bicicleta ou patins, feiras e mais feiras de artesanato, gastronomia surpreendente, sol o ano todo e um povo pra lá de simpático. E o melhor: lá você se sente em casa – apesar de ser turística, é mais tranquila que as badaladas Natal e Porto de Galinhas, por exemplo.

Confira oito motivos para você conhecer esta cidade incrível e garanta agora seu pacote para João Pessoa!

A capital da Paraíba também é famosa por ter falésias em diversas praias (Crédito: Divulgação CVC)

1 – Onde o sol nasce primeiro

João Pessoa está localizada no extremo oriente da América do Sul e, por isso, é a primeira cidade no Brasil a receber os raios do sol todas as manhãs. O local é simbolizado pelo Farol do Cabo Branco, que também rende vista privilegiada do mar.

2 – Oscar Niemeyer passou por aqui

Um dos arquitetos mais respeitados em todo o mundo, Oscar Niemeyer deixou sua marca em João Pessoa. A Estação do Cabo Branco, inaugurada em 2008, tem 8.500 metros quadrados de área construída e une ciência, cultura e arte num só lugar. O local abriga ainda um mirante.

Acompanhar o pôr do sol na praia do Jacaré é uma das atrações mais tradicionais em João Pessoa (Crédito: Aline Bosio)



3 – Bolero de Ravel na praia do Jacaré

Não importa seu estilo musical. Acompanhar o pôr do sol nesta praia fluvial é quase obrigatório. Aqui você terá a oportunidade de ver a noite chegando ao som do Bolero de Ravel, tocado por um saxofonista a bordo de um barquinho – a apresentação começa por volta das 17h e segue até o sol se esconder.

4 – Praia Tambaba

Cercada por falésias e áreas verdes, esta é uma das praias naturistas mais famosas do Brasil. Não tem coragem de tirar a roupa? Não tem problema, pois ela é separada em duas partes: de um lado só entra quem aderir ao nudismo; do outro, quem prefere usar roupa de banho convencional. Estes dois lados são separados por escada e densa vegetação, então fique tranquilo, tudo é bem discreto. 

Praia Tambaba é uma das mais famosas na região (Crédito: Divulgação CVC)



5 – Piscinas naturais de Picãozinho

João Pessoa também tem piscinas naturais. Elas ficam em Picãozinho e você chega até lá por meio de catamarãs. Durante a maré baixa é possível ver corais e cardumes de peixes, além de aproveitar bebidas que são servidas pelos barcos no meio do mar. A experiência é bem curiosa!

6 – Proximidade com Natal e Porto de Galinhas

Se quiser aproveitar a viagem para conhecer outras cidades turísticas, de João Pessoa você pode ir até Natal (Rio Grande do Norte), que está a 185 quilômetros, ou Porto de Galinhas (Pernambuco), a 188 quilômetros. Estes passeios podem ser feitos em um dia inteiro.

Centro Cultural São Francisco mostra parte da história da cidade (Crédito: Aline Bosio)



7 – Centro histórico

Fundada em 1585, João Pessoa é uma das cidades mais antigas do Brasil e, por isso, possui rico centro histórico – tombado como Patrimônio Nacional em 2007. Destaque ao Teatro Santa Roza (de 1889), Palácio da Redenção (1586), Centro Cultural São Francisco (1779) e Hotel Globo (1929).

8 – Praça Antenor Navarro

Esta praça é famosa pelos sobrados coloridos, que dão um charme todo especial ao Centro Histórico da região. Além de boas fotos, aproveite para passar algumas horas em cafés e galerias de arte.

 

 

dica anterior
Divirta-se no mundo de Beto Carrero!

próxima dica
Praias para fugir da agitação