Publicado em 22/12/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Separamos 5 motivos para você conhecer Itacaré, na Bahia!

A praia de Itacarezinho é a mais extensa da região e ótima pedida para caminhar e curtir o pôr do sol (Crédito: Thinkstock)

Itacaré é um dos paraísos tropicais ainda poucos explorados pelos brasileiros. A região está localizada no litoral baiano, entre Ilhéus e Salvador, na rota conhecida como Costa do Cacau e não para de receber investimentos em turismo. A cidade deixou de ser uma das mais isoladas por falta de estradas e passou a ser conhecida pelas praias tranquilas, vida noturna agitada e hotéis luxuosos.

Há 16 praias na região, a maior parte delas cercada por montanhas e muito verde - ideais para fugir da badalação! Confira o que fazer em Itacaré, que deixou de ser apenas um destino de surfistas e se transformou em referência no ecoturismo!

As praias de Itacaré são famosas pela tranquilidade e é comum encontrar barracas na grama (Crédito: Thinkstock)

O sol brilha o ano todo

Os dias ensolarados duram praticamente o ano todo. É difícil encontrar tempo nublado por lá. Além do calor e do clima tropical, há locais incríveis para curtir o pôr do sol, como a praia das Conchas, onde é comum curtir a vista do entardecer direto da pedra conhecida como Ponta do Xaréu.

Sempre é uma boa época para visitar

Você pode aproveitar para conhecer as praias de Itacaré em pleno verão (dezembro a fevereiro), como também nos períodos intermediários do ano (de abril a junho e de agosto a novembro), quando os preços ficam mais baixos. O mês de dezembro atrai grande número de turistas por conta do festival gastronômico “Sabores de Itacaré” e shows de Réveillon na praia da Concha.

As praias paradisíacas ficam a cerca de 5 horas de Salvador (Crédito: Thinkstock)

Praias tranquilas

Reserve tempo para curtir algumas das melhores praias. Destaque para a do Resende, com ondas agitadas, e a Tiririca, point de surfistas e grupos de visitantes que chegam para curtir as barracas na grama. Já a Prainha e a praia Jeribucaçu, ambas acessadas somente por trilhas na mata, são frequentemente consideradas as mais belas da região com suas águas mornas e belos coqueirais. E não se engane pelo nome no diminutivo: a praia de Itacarezinho é a maior de Itacaré, com 3,5 quilômetros de extensão.

Para curtir cachoeiras e aventura

Entre as atrações mais procuradas está a cachoeira do Tijuipe, com aproximadamente 4 metros de altura. A queda fica perto da divisa de Itacaré com a cidade de Serra Grande. Outras atividades que valem a pena curtir são rafting no rio de Contas, passeio de barco pela Ilha Camamu e os roteiros de arvorismo, tirolesa e de veículo 4x4, ideais para explorar várias paisagens em um mesmo dia: mata, rios e praias.

Na praia de Jeribucaçu o espetáculo natural fica por conta do encontro de rio e mar (Crédito: Thinkstock)

Tem lugares históricos e animados

Itacaré se desenvolveu na época da exploração do cacau, entre os séculos 19 e 20, e mantém casarões históricos com a arquitetura desse período. Aproveite para fotografar a Igreja São Miguel Arcanjo e passear pelas fachadas da rua da Pituba, onde também dá para conhecer lojas de artesanato, restaurantes e feirinhas, como a que acontece na praça das Mangueiras. Outro lugar interessante é o calçadão de Itacaré, conhecido como Passarela do Charme, onde há vários barzinhos com música ao vivo.

Agora que você já conhece mais sobre esse paraíso escondido na Bahia, confira nossas ofertas de pacotes, hotéis e passagens aéreas para Itacaré!

 

dica anterior
Trilhas no Rio de Janeiro: Prepare-se para a aventura!

próxima dica
Percorra Lisboa a pé e veja atrações incríveis!