Publicado em 03/12/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Natal ou Fortaleza? Escolha seu próximo destino!

Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, é um dos principais pontos turísticos da capital do Rio Grande do Norte (Crédito: Thinkstock)

Uma é capital do Ceará e a outra, do Rio Grande do Norte. Pouco mais de 530 quilômetros separam Fortaleza e Natal, duas terras repletas de praias bonitas (agitadas ou quase desertas, para agradar gregos e troianos), opções culturais, muita história, comida boa, calor o ano inteiro e ótimas opções de hospedagem. Mas qual escolher?

Apesar da resposta mais plausível ser ‘conheça as duas cidades’, separamos alguns diferenciais destas capitais para você decidir qual visitar (primeiro): Natal ou Fortaleza!

Canoa Quebrada é um dos lugares mais visitados pelos turistas que vão a Fortaleza (Crédito: Divulgação CVC)

Praias

O primeiro tópico, obviamente, deve ser sobre um dos principais atrativos do Nordeste: praia! As mais famosas do Natal são Ponta Negra (endereço do Morro do Careca, cartão-postal de região, com duna de 120 metros de altura), praia da Costeira (onde está a maior parte dos resorts da cidade), dos Artistas (localizada a pouco mais de dois quilômetros do centro e uma das mais agitadas) e Genipabu (local perfeito para explorar as dunas durante passeio de bugue).

Em Fortaleza as principais praias são Mucuripe, Meireles, Iracema e do Futuro, todas na região urbana, agitadas e com boa infraestrutura de comércio. Mas é Canoa Quebrada, a 155 quilômetros de distância, que atrai a maior parte dos turistas. As falésias avermelhadas e a tranquilidade são as grandes marcas desta região.

O Cajueiro de Pirangi, considerado o maior do mundo, fica perto de Natal (Crédito: Divulgação CVC)

Passeios

A 25 quilômetros do Natal você conhece o Cajueiro de Pirangi, considerado o maior do mundo. Com tamanho de um campo de futebol, rende fotos lindas. Outra opção é ir até Baía Formosa, a 94 quilômetros de distância. Além de mar cristalino e de cor intensa, a região também oferece passeio de bugue e a famosa lagoa Coca-Cola. Em Fortaleza o destaque vai para o Beach Park (a 28 quilômetros da capital), maior parque aquático da América Latina. Escorregadores para todos os gostos, piscinas e rio artificial são algumas das atrações.

Gastronomia e vida noturna

As duas cidades são bem servidas quando o assunto é gastronomia. Restaurantes oferecem o melhor da culinária local, com muito peixe e frutos do mar. Entre os pratos encontrados nestas capitais estão baião-de-dois, rapadura, caranguejo e tapioca. Os bares são os responsáveis pela animação, com música ao vivo e petiscos saborosos.

Fortaleza, a capital do Ceará, tem praias lindas e diversas opções de passeios (Crédito: Divulgação CVC)

Compras

Artesanato é a palavra de ordem. Em Fortaleza, destaque para as feirinhas da avenida Beira-Mar e da praia de Meireles, assim como o Centro de Turismo e o Mercado Central. Já no Natal, vá para o Centro Municipal de Artesanato, um dos pontos mais tradicionais da região. Em todos estes lugares você encontra itens como garrafinhas com areia colorida, cestas, rendas, peças de madeira, cerâmica e bolsas.

História e cultura

Na capital de Rio Grande do Norte, o Forte dos Reis Magos foi cenário de batalhas na época do Brasil Colônia. A fortaleza tem formato de estrela e começou a ser erguida em 1598. Se optar por conhecer Fortaleza, visite o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo que abriga museus, teatros, planetário, biblioteca e cinema.

Maracajaú é uma das regiões mais bonitas do Rio Grande do Norte (Crédito: Divulgação CVC)

Quando ir

O Nordeste rende praia durante o ano inteiro, normalmente com muito calor e vento. As chuvas normalmente são concentradas entre abril e julho. Se você procura agito, Natal é o lugar certo: entre o final de novembro e o começo de dezembro acontece o Carnatal. Já em Fortaleza, junho é o mês mais festivo no Centro Dragão do Mar.

Hospedagem

A maior parte dos hotéis do Natal está na praia dos Artistas, em Ponta Negra e na via Costeira. Já a oferta de hospedagem em Fortaleza fica espalhada pelas praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e do Futuro.

 

dica anterior
Conheça as melhores trilhas de São Paulo

próxima dica
Confira teleféricos incríveis pelo mundo