Publicado em 30/04/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Roteiros pelas estradas brasileiras rendem viagens incríveis a baixo custo

Conhecer a charmosa Igreja Matriz São Pedro, em estilo romano, é passeio imperdível em Gramado (Crédito: Divulgação CVC)

Uma boa forma de conhecer cidades relativamente próximas com gastos na medida certa é apostar nos pacotes de viagens rodoviárias. Os roteiros de ônibus são perfeitos para fugir das filas nos aeroportos e têm como grande diferencial a economia. Apesar de serem trajetos mais longos, o passeio é compensado com a possibilidade de aproveitar a paisagem e descansar. Além disso, se houver paradas, você fica livre para comer o que gosta ou fazer compras.

A CVC oferece roteiros pelas estradas brasileiras partindo das principais cidades e capitais. O valor pode variar de
R$ 208 a 1.198 (preços pesquisados em agosto de 2016), sendo que a maior parte das opções incluem transporte, passeios e hospedagem. Aproveite para conhecer as Cataratas do Iguaçu, as charmosas cidades históricas mineiras e o sul do Brasil. Se preferir, garanta passeios inesquecíveis pelas praias do Espírito Santo e pelos famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Confira algumas opções e escolha o roteiro que combina melhor com seu estilo!

A praia de Copacabana é perfeita para curtir sol, praia e registrar fotos incríveis (Crédito: Thinkstock)

Rio de Janeiro

Tanto na alta temporada como nas demais épocas do ano, o Rio de Janeiro sempre rende excelentes viagens. Em um pacote de quatro dias dá para conhecer pontos turísticos da capital carioca e ainda esticar até Petrópolis. O ponto alto da visita é conhecer locais famosos como o Estádio do Maracanã, o Pão de Açúcar e as praias de Copacabana e Ipanema. Em Petrópolis, passeie no Palácio de Cristal e visite o Museu Imperial, instalado no palácio que serviu de residência da família real no século 19.

 

Foz do Iguaçu

Também dá para ir até Foz do Iguaçu por terra!  Conheça as atrações que cercam a cidade, como as Cataratas do Iguaçu, o Parque Nacional do Iguaçu e a Usina de Itaipu. Os roteiros de quatro ou cinco dias garantem ainda visitas à Ciudad del Este, no Paraguai. A opção chama a atenção de quem quer experiências inesquecíveis perto de uma das maravilhas da natureza sem abrir mão de voltar para casa com a mala cheia de compras.

A Praça da Liberdade é um dos símbolos de Belo Horizonte e ideal para fotos entre flores e palmeiras (Crédito: Thinkstock)

Belo Horizonte

A viagem até Belo Horizonte é opção certeira para conhecer a capital de Minas Gerais e ainda visitar as cidades históricas nos arredores. Descubra a rica culinária e a típica arquitetura barroca da região e veja de perto as principais atrações de BH, como a Praça da Liberdade e a Igreja de São Francisco. Em um roteiro de quatro dias você conhece as ladeiras e as construções centenárias nas charmosas cidades de Tiradentes e Ouro Preto, assim como Mariana e Congonhas do Campo, municípios que abrigam obras do artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Vale da Mantiqueira

Na viagem até a região serrana de Minas Gerais, o verde e a tranquilidade estão presentes em todo o percurso. Você vai se encantar com os hotéis-fazenda, perfeitos para unir o clima rural com conforto durante o passeio. No munícipio de Virgínia, por exemplo, você curte a infraestrutura de lazer de um dos maiores resorts da região, o Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira, e ainda aproveita o sossego da cidade cercada pelas Serra da Mantiqueira, reservas naturais e cachoeiras.

Ao longo da orla de Florianópolis o que não falta são belas paisagens e construções históricas (Crédito: Divulgação CVC)

Florianópolis

Os roteiros por terra até a famosa ilha catarinense atraem os interessados nas praias e na badalada noite de Florianópolis. O percurso passa por trechos de serra e outros próximos a rios. A visita ao centro histórico é imperdível, assim como os passeios até as regiões norte, com destaque para a praia de Jurerê, e ao sul da ilha, onde está a famosa Lagoa da Conceição, cercada por restaurantes e feirinhas.

 

Espírito Santo

Confira o roteiro de cinco dias até o estado do Espírito Santo, a cerca de 11h de São Paulo. O percurso é ótimo para fugir da rotina, aproveitar dias ensolarados e conhecer as praias de Vitória e Vila Velha. Vale a pena tomar banho de mar na bela praia de Guarapari, conhecer a fábrica de chocolates Garoto e visitar vilas de pescadores.

Um dos destaques da Serra Gaúcha é a cachoeira Cascata do Caracol, localizada em Canela (Crédito: Divulgação CVC)

Sul do Brasil

Aproveite para garantir seu roteiro por entre as paisagens naturais, vinhedos, chocolates, museus e o friozinho da Serra Gaúcha ou pela chamada Rota da Amizade, tour
que contempla charmosas cidades entre Santa Catarina e Paraná. Em um pacote de cinco dias pela Rota da Amizade, você explora o estilo europeu de Fraiburgo e Treze Tílias e, na volta a São Paulo, visita Curitiba, endereço de lugares como Jardim Botânico e Teatro Ópera de Arame.

Arraial d' Ajuda

Quem está em Vitória pode aproveitar a viagem com destino à Arraial d’ Ajuda, na região de Porto Seguro. O percurso revela belos cenários entre os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, incluindo trechos de serra e rios. Durante a viagem, faça compras e se delicie com a culinária regional, baseada em peixes e frutos do mar. A dica é optar por saídas na baixa temporada (abril e outubro), quando os custos são ainda mais baixos do que no verão.

No Hot Park, em Rio Quente, aproveite piscinas de águas quentes e a famosa praia artificial (Crédito: Divulgação CVC)

Parques

Os pacotes rodoviários também são ótimos para conhecer alguns dos principais parques entre a região Sul e Centro-Oeste do país. O Thermas dos Laranjais, em Olímpia, a apenas cinco horas da capital paulista, é uma das atrações imperdíveis pela região e agrada toda a família com piscinas de águas termais. Outra opção é aproveitar o trajeto por serras e natureza abundante em direção ao Beto Carrero World, próximo a Joinville, em Santa Catarina. Também há roteiros para o Hot Park, em Rio Quente, um dos destaques dos roteiros em direção a Caldas Novas, em Goiás.

 

 

dica anterior
Destinos para viajar com crianças

próxima dica
Conheça o Caribe além de Cancún e Punta Cana