Publicado em 15/12/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Cheia de atrações, Porto Alegre tem muita tradição, churrasco e chimarrão!

O pôr do sol no rio Guaíba é uma das principais atrações da capital do Rio Grande do Sul (Crédito: Thinkstock)

Na Praça Marechal Deodoro ficam prédios históricos, como a sede da prefeitura (Crédito: Thinkstock)

Com muita tradição e a simpatia do povo gaúcho, Porto Alegre surpreende seus visitantes com paisagens naturais emolduradas pelo rio Guaíba e o centro histórico cheio de atrações. A cidade possui diversos espaços culturais, museus, restaurantes com o autêntico churrasco do sul do país, além de bares badalados e vida noturna animada.

Apesar de ser conhecida pelas baixas temperaturas – o inverno por lá costuma ser bem rigoroso – Porto Alegre é bastante agradável para caminhadas. Aliás, suas principais atrações ficam bem pertinho uma das outras, sendo fácil conhecer tudo a pé. Passe pela Praça da Alfândega, com paisagismo de inspiração francesa, pela Praça Marechal Deodoro (mais conhecida como Praça da Matriz), com prédios históricos, e dali siga para a orla do rio Guaíba.

A Usina do Gasômetro é um importante centro cultural (Crédito: Thinkstock)

Usina do Gasômetro

O rio Guaíba irá render algumas das fotos mais incríveis que você irá tirar de Porto Alegre. Lá fica a antiga Usina do Gasômetro com chaminé de 117 metros de altura. Foi inaugurada em 1928 e desativada nos anos 70, sendo transformada posteriormente em centro cultural. Recebe feiras e exposições temporárias de artes visuais, além de ter salas de cinema e teatro. Suba ao mirante na hora do pôr do sol para garantir imagens inesquecíveis.

Porto Alegre tem muitas áreas verdes, ideais para caminhadas (Crédito: Thinkstock)

Parques

Outra grande vantagem da capital gaúcha são suas áreas verdes. O Parque Moinhos de Ventos e o Parque da Harmonia são ótimos para caminhadas, piqueniques e prática de esportes. O Parque Farroupilha, com 40 hectares, tem pedalinhos, orquidário, recanto oriental, chafarizes e extenso espelho-d'água. Aos domingos, em frente ao parque, acontece a tradicional feira de arte e artesanato Brique da Redenção. Imperdível!

Apesar dos invernos rigorosos, é possível conhecer a cidade o ano inteiro (Crédito: Thinkstock)

Cultura

Outra característica da cidade é sua vocação cultural, com boas opções para o público que procura por arte. Conheça a Fundação Iberê Camargo, com projeto do arquiteto português Álvaro Siza. A Casa de Cultura Mario Quintana é outra excelente ideia de passeio, com atrações espalhadas por sete andares, entre salas de cinema, teatros, bibliotecas e o Museu do Brinquedo. Para terminar o tour cultural, conheça o Theatro São Pedro, um dos mais antigos do país, inaugurado em 1858.

 

dica anterior
Ilhabela encanta turistas com natureza intocada

próxima dica
Os maiores rios e lagos rendem roteiros cênicos de tirar o fôlego!