Publicado em 15/12/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Conheça mais sobre Porto de Galinhas e Maragogi e descubra seu próximo destino de férias!

Tanto Maragogi quanto Porto de Galinhas possuem belas e cristalinas piscinas naturais, formadas por recifes de corais (Crédito: Divulgação CVC)

Dois destinos nordestinos com muito em comum, Porto de Galinhas e Maragogi desfrutam de um visual simplesmente espetacular. Abençoados por águas transparentes e recifes de corais que formam piscinas naturais, são locais literalmente de cair o queixo ante tanta beleza. Mas enquanto Porto de Galinhas, situada no município de Ipojuca, em Pernambuco, tem mais fama e é mais badalada, Maragogi, no litoral de Alagoas, desfruta de clima rústico e sereno. Descubra aqui suas semelhanças e diferenças e decida suas próximas férias!

Aproveite a maré baixa para curtir melhor as piscinas naturais de Maragogi (Crédito: Divulgação CVC)

Praias

As praias de Porto de Galinhas estão entre as mais bonitas do Brasil, com águas cristalinas e mornas, cheias de piscinas naturais formadas por recifes de corais e coqueiros na orla. Porto de Galinhas é o nome do distrito e de sua praia principal, também chamada de "Praia da Vila". É a mais concorrida da região, além de ser ponto de partida das jangadas que vão até as piscinas naturais. Outras praias muito conhecidas são Muro Alto, Cupe, Macaraípe e Pontal de Macaraípe. Muro Alto, com resorts, é ideal para crianças, já que está protegida por um longo recife. Cupe se destaca pela ondas fortes, assim como Macaraípe. Pontal do Macaraípe, com acesso mais restrito, é um lugar tranquilo para curtir o sol. 

As praias de Maragogi impressionam pela beleza e pela transparência de suas águas. Os corais formam muitas piscinas naturais - também chamadas de galés. As principais galés são Taocas e Barra Grande, que também podem ser conhecidas caminhando no período de maré bem baixa. A praia principal, que tem o nome da cidade, é a mais movimentada, com vários bares e restaurantes ao longo da orla. A praia Peroba, já na divisa com Pernambuco, é outro destaque, com mar sereno. Em Xaréu, durante a maré baixa, você poderá andar vários metros mar adentro e aproveitar um visual impressionante. Ponta de Mangue e Barra Grande também não podem ficar de fora da sua lista.

Porto de Galinhas é muito badalada e atrai milhares de turistas no verão (Crédito: Divulgação CVC)

Quando ir

Não é surpresa para ninguém que no verão estão as melhores condições para conhecer os dois destinos, embora isso signifique mais turistas e a inevitável muvuca, além de preços mais salgados. O sol e o calor, porém, nunca deixam o litoral nordestino por muito tempo e isso garante temperaturas agradáveis o ano inteiro tanto em Maragogi quanto em Porto de Galinhas.

Se você for a Maragogi, a recomendação é viajar na época mais seca do ano, entre os meses de outubro e janeiro, e optar por uma semana de maré baixa, que ocorre na lua cheia e na lua nova. Isso significa que você poderá curtir os melhores passeios às galés. A dica vale também para Porto de Galinhas. Mas se é agito o que procura, saiba que Porto fervilha de turistas entre dezembro e o Carnaval.

A partir de Maragogi é possível conhecer a capital de Alagoas, Maceió (Crédito: Divulgação CVC)

Dois destinos em um

A boa notícia é que, independentemente da sua escolha, é possível conhecer os dois destinos em uma mesma viagem. Isso mesmo! Você poderá ir de Porto de Galinhas a Maragogi ou vice e versa e aproveitar as belezas naturais. A distância entre as duas cidades é de 100 quilômetros e o trajeto leva pelo menos uma hora e meia em cada direção. Mas só vale a pena se você chegar entre uma a duas horas antes do nível mínimo da maré baixa. Esse é o melhor período para visitar as piscinas naturais. Depois disso a água aumenta muito e fica mais turva.

Passeios

A partir de Porto de Galinhas também é possível conhecer as capitais de Pernambuco e da Paraíba – Recife e João Pessoa –, além de Cabo de Santo Agostinho, um verdadeiro paraíso na costa pernambucana, a apenas 51 quilômetros de Porto de Galinhas. De Maragogi você poderá dar uma esticadinha para Maceió, capital de Alagoas, distante 124 quilômetros. Se procura por um passeio mais perto e tranquilo, conheça a cidade vizinha de Japaratinga, com praias cristalinas.

Se você está em Porto de Galinhas, aproveite e visite a bela Recife (Crédito: Divulgação CVC)

Onde ficar

Em Maragogi você encontra camping, pousadas, hotéis e grandes resorts. Embora seja uma cidade simples, o turista encontra ampla variedade de acomodações e preços para diferentes bolsos. As pousadas e hotéis costumam ficar próximos ao mar. Mas quem preferir ficar no centro, onde está a maior parte do comércio da cidade, provavelmente precisará de um veículo para se deslocar. Confira aqui os hotéis em Maragogi.

Em Porto de Galinhas existem praticamente duas formas de se hospedar: em resorts luxuosos ou em pousadas. Quem opta pela primeira opção viverá uma experiência cheia de mimos, com grande infraestrutura à beira-mar e com ótimos restaurantes dentro dos resorts. Eles geralmente ficam longe do centrinho e são voltados ao público que quer sossego. Nas pousadas você paga menos e são indicadas para quem gosta de conhecer os lugares a pé, quer estar perto do comércio e ter mais liberdade para passear pela região.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre os dois destinos, compre seu pacote para Maragogi ou reserve sua viagem a Porto de Galinhas e divirta-se muito!

 

dica anterior
Os maiores rios e lagos rendem roteiros cênicos de tirar o fôlego!

próxima dica
Como levar dinheiro em viagens internacionais