Publicado em 15/12/2015
 
 
Compartilhe:
Confira outras dicas

Os maiores rios e lagos rendem roteiros cênicos de tirar o fôlego!

O lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru, é o maior da América do Sul e o mais alto do mundo, a 3 mil metros acima do nível do mar (Crédito: Thinkstock)

Em todos os cantos do planeta há rios e lagos que surpreendem pela grandiosidade e beleza. Saiba mais sobre esses pontos turísticos naturais que inspiram viajantes por todo o mundo, como os rios Reno e Danúbio, na Europa, o rio Nilo, na África, e o rio Sac Actun, o maior rio subterrâneo do mundo, no México. Confira já as dicas para aproveitar passeios por águas que margeiam cidades, florestas e até atravessam países e continentes e boa viagem!

Lago Titicaca

Considerado o lago mais alto do mundo, o lago Titicaca fica na fronteira do Peru com Bolívia e está a mais de três mil metros acima do nível do mar. O Titicaca é conhecido como o lago sagrado dos incas e está cercado pelas belezas dos Andes. Uma das maneiras mais práticas de viajar pela região é com os pacotes para o Peru, assim você garante em uma mesma viagem aventuras por La Paz, na Bolívia, e em Cuzco e Machu Picchu, no Peru.  Outro passeio bem conhecido nessa região é ir até a Isla del Sol, que pertence à Bolívia, uma ilha em pleno lago Titicaca!

Uma das atrações mais famosas à beira do lago Michigan, em Chicago, é o Navy Pier, com sua roda-gigante e restaurantes (Crédito: Thinkstock)

Lago Michigan

Quem olha para o lago Michigan, aos pés de Chicago, nos Estados Unidos, pode até pensar que está olhando para o mar, mas trata-se das águas doces desse imenso lago, que ocupa uma área de aproximadamente 56 mil quilômetros quadrados. O lago é bem integrado ao dia a dia da região, tornando o destino perfeito para se divertir em várias épocas do ano. Nos dias quentes de Chicago, o Navy Pier fica lotado de visitantes nas lojas, nos restaurantes e na roda-gigante. Já no inverno, o lago pode até ficar congelado – o visual é incrível! Outras pequenas cidades ficam à beira do lago, como Holland e Grand Haven.

Rio Danúbio

Budapeste (Hungria), Viena (Áustria) e Bratislava (Eslováquia) estão entre as cidades situadas nas redondezas do rio Danúbio, o segundo rio mais longo da Europa e um dos principais pontos turísticos do Leste Europeu. Em Viena, você pode até caminhar por bares às margens do rio e curtir o clima descontraído ao ar livre nos chamados beach clubs ou até agendar passeios de barco. Já na Alemanha, há até uma ciclovia que acompanha as águas do Danúbio e passa por colinas e cidades medievais, como Passau. Nessa região também há várias opções de cruzeiros pelo rio, com parada em diversos pontos. 

O rio Negro é um dos maiores afluentes do Rio Amazonas e margeia a cidade de Manaus, perto da Floresta Amazônica (Crédito: Thinkstock)

Amazonas

O rio mais extenso e com maior volume de água do mundo está na América do Sul. O rio Amazonas intriga estudiosos, aventureiros e turistas há anos, dá vida a mais de mil afluentes e é endereço de vários hotéis isolados na água e entre árvores, perfeitos para você ficar imerso no verde. Conheça também Manaus, porta de entrada para a Floresta Amazônica! A região do rio no Brasil também recebe cruzeiros e é famosa pelo encontro dos rios Negro e Solimões. O Amazonas também chega ao Peru, onde o ponto mais comum para explorar animais e comunidades indígenas é a cidade de Iquitos.

Rio Reno

O Reno é o rio mais importante da Europa. São mais de 1.300 quilômetros de extensão
que nascem em terras suíças e acabam na Holanda. Navegando ao longo de seu curso é possível conhecer cidades da Suíça, Áustria, Alemanha, França e Holanda. O rio é um exemplo de sustentabilidade, já que passou pelo processo de limpeza de suas águas após 20 anos de acúmulo de detritos. Para curtir o visual que margeia castelos e áreas históricas, a melhor maneira é escolher um pacote pelo rio Reno. A maior parte deles inclui cruzeiros combinados com passeios terrestres.

Área do rio Mississipi, considerado um dos maiores dos Estados Unidos, com pouco mais de 3700 quilômetros de extensão (Crédito: Thinkstock)

Rio Mississipi

Segundo rio mais longo dos Estados Unidos, o Mississipi tem pouco mais de seis mil quilômetros de extensão. Ele nasce com o nome de rio Missouri, no estado de Montana, no norte dos Estados Unidos, e segue até o Golfo do México, em Luisiana. Para curtir a região, aposte em hospedagens em cidades próximas, como Memphis e Nova Orleans, que fazem parte da “Rota do Blues”. Você também pode alugar um carro para percorrer estradas interestaduais, como a 90 ou a 40, ambas margeadas pelo rio e perfeitas para curtir a paisagem.

Rio Sac Actun

Quem visita Cancún, no México, pode curtir os incríveis cenotes (poços de águas cristalinas cercados por cavernas, ideais para mergulho) e conhecer o maior rio subterrâneo do mundo, o Sac Actun. Trata-se de um conjunto de rios que percorre cerca de 150 quilômetros em baixo da terra. O local está na Península de Yucatan e tem muita história para contar, já que as águas recebiam oferendas das comunidades maias.

Vista do Lago Lucerna, na Suíça, direto do teleférico da região de Weggis, próximo ao monte Rigi (Crédito: Thinkstock)

Lago Lucerna

Conheça incríveis paisagens da Suíça no lago Lucerna, também conhecido como lago dos Quatro Cantões. Ele tem aproximadamente 38 quilômetros de extensão e a beleza da região é marcada por fiordes (montanhas entres águas). Entre as principais cidades da região está Lucerna, também utilizada como base para viagens de barco. Em tours a pé, não deixe de caminhar tranquilamente pelas pontes, perfeitas para curtir o centro histórico e fotografar o visual da água no horizonte. A partir de Lucerna também dá para curtir passeios de teleférico e trem, além de explorar outras belezas naturais, como as montanhas Titlis e Rigi.

Rio Nilo

Principal rio da África e o segundo maior rio do mundo em extensão, o Nilo é cercado por países que tem muita história para contar. Suas águas margeiam desertos e regiões que concentram pontos turísticos de grande importância cultural para a humanidade, como Egito e Sudão. São pouco mais sete mil quilômetros que alimentam plantações há milhares de anos e que também são percorridos por cruzeiros que levam turistas a templos e monumentos erguidos na época dos faraós. Confira as opções de tours pelo Egito e boa viagem!

 

dica anterior
Terra do churrasco e do chimarrão, Porto Alegre é cheia de encantos

próxima dica
Escolha entre Porto de Galinhas e Maragogi!